Missionários da misericórdia

No domingo, 23 de outubro, celebramos o Dia Mundial das Missões. Este ano, o Papa Francisco – missionário universal, como nos recorda a capa deste número – diz-nos na sua mensagem (lê «Invencíveis», pp. 10 e 11) que todos os discípulos de Jesus estamos chamados a testemunhar e apresentar a sua mensagem a quem não…

Viver sem beber água

As gazela-girafa têm duas características únicas no mundo animal: além do seu pescoço longo e fino que lembra as girafas e do formato das orelhas, que as distingue dos restantes antílopes, podem viver sem beber água. Esta espécie vive em regiões áridas da África e, de acordo com os cientistas, na sua adaptação ao ambiente,…

Será o maior hotel do mundo

Na Arábia Saudita, a poucos quilómetros de Meca, local sagrado do Islão, está a nascer o majestoso Hotel Abraj Kudai. A inauguração está prevista para 2017. Em 12 torres, com 45 pisos cada, haverá dez mil quartos, 70 restaurantes e quatro heliportos. Cinco dos pisos serão reservados exclusivamente para a família real saudita. A construção…

Ajuda a plantar árvores em áreas ardidas

A organização ambiental portuguesa Quercus e os CTT – Correios de Portugal uniram-se numa campanha de reflorestamento em território nacional. A campanha decorre até dia 30 de novembro e o valor conseguido será utilizado para limpar e plantar árvores em zonas afetadas por incêndios. Chamada «Uma árvore pela floresta», a iniciativa pretende recuperar matas nacionais…

Itália apoia acesso à cultura

O Governo da Itália criou o chamado «bónus da cultura», que consiste numa contribuição de 500 euros para ser gasta em atividades e produtos culturais. Este subsídio será distribuído pelos jovens italianos e estrangeiros com autorização de residência no país, que completem 18 anos em 2016. O «bónus» garante entradas em museus, sítios arqueológicos, teatros,…

Nórdicos livram-se do dinheiro

Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia são países onde se realizam cada vez menos compras com moedas e notas. A intenção das autoridades destes países é mesmo acabar com este tipo de dinheiro. O DND, o maior banco da Noruega, propôs este ano que se usem apenas transações por meio de cartão ou eletrónicas. De acordo…

Primeiro padre da Mongólia

A Igreja Católica na Mongólia tem o seu primeiro sacerdote do país. Joseph Enkh-Baatar foi ordenado a 28 de agosto passado. No dia seguinte, celebrou a sua primeira missa. Mais de 1500 pessoas participaram na celebração. José Enkh preparou-se para ser padre na Coreia do Sul. Frequentou o seminário da diocese de Daejeon. Voltou para…

O planeta mais jovem

Batizado V830 Tau B, é o planeta mais jovem descoberto. Em termos cósmicos, é um recém-nascido, pois tem apenas dois milhões de anos. Está em órbita em torno da V830 Tauri, uma estrela também muito jovem que fica a 430 anos-luz da Terra, na constelação de Touro.

Constança é uma menina especial

Estávamos à porta da sala de catequese à espera que chegassem os que faltavam e que a sessão anterior à nossa terminasse. A Constança chega, sorridente como sempre. Agora já não vem pela mão da mãe ou do pai. Já consegue vir sozinha. Dá-me um abraço e um beijinho. Ainda antes, cumprimenta todos os colegas…

Igreja missionária e misericordiosa

O Jubileu da Misericórdia, que a Igreja está a viver, marca também o Dia Mundial das Missões de 2016: convida-nos a olhar a missão como uma imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material.   O Papa Francisco escreveu, como é já habitual, uma mensagem para o Dia Mundial das Missões, que este ano se…

Cancro de pele

A época balnear já é passado. A maioria das pessoas voltou à rotina do trabalho. Os adolescentes voltaram à escola. E há temas que parecem sair da atualidade. Por isso, voltamos a chamar a atenção de todos para o aumento de casos de cancro de pele, muitos deles associados a comportamentos errados quando nos expomos…

Portugal para turistas

Taís tem 23 anos, nasceu em Brasília, onde vive com um namorado português, mais velho, meu amigo de há vários anos, que lhe prometeu mostrar a pátria assim que pudesse. Caíram-me há dias no colo. Traziam no corpo mais de dois mil quilómetros em estradas portuguesas – mas agora ela queria conhecer Lisboa. “Tenho um…

Máquina limpará oceanos

Já vos falei aqui de algumas ideias que mudam o mundo, quase todas imaginadas por jovens como vocês. Jovens, como João Boto Caeiro, que se lembrou de usar materiais de construção tradicionais e amigos do ambiente, como adobe, madeiras e bambu, para fazer casas mais eficientes do ponto de vista energético (ver Audácia de janeiro…

Gostas de leguminosas?

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro. Este ano, são protagonistas a fava, o grão, o feijão, a ervilha, o chícharo, a soja, o tremoço e o amendoim.   É tradição das Nações Unidas dar um tema a cada ano para ser refletido a nível mundial. No século xxi, dos seus 16…

Vida silvestre no outono

Já nos encontramos no último terço do ano. O ano de 2016 passou tão depressa! Para metade do mundo – onde se inclui Portugal –, já é outono.   No hemisfério norte do planeta Terra, o outono, designado outono boreal, é a estação que decorre do dia 22 ou 23 de setembro até ao dia…

É preciso ter corpo de atleta?

Só se chega à glória combinando esforço e dedicação com um físico adequado à modalidade.   Com a barriga cheia de desporto, depois de um verão fantástico, que começou no glorioso triunfo de Ronaldo & C.ª no Europeu de França e terminou com as prestações nos Jogos Paraolímpicos e Olímpicos do Rio de Janeiro, é…

Instruir pelo exemplo

O recomeço das atividades letivas motiva Matilde a propor aos seus educandos a exploração do conteúdo da obra de misericórdia «instruir». Trata-se de um vasto campo de reflexão e análise que encontra neste período do ano um especial enquadramento.   Matilde enceta esta catequese com a leitura de Atos dos Apóstolos 8, 30-31, no trecho…

Francisco e o irmão ar

Teatro ecológico   Teatro: Para ser lido ou representado. Personagens: Francisco de Assis, Ar, Publicitário, João, Maria e Árvore.   FRANCISCO: Olá, amigos! Paz e bem para todos!… Há dias, dei a volta ao mundo, passando pelas capitais de quase todos os países. Vi tantos carros e camiões num emaranhado de ruas e avenidas. Uma…

O menino e os patins

Era uma vez um menino que tinha adoração por patins. Era tudo o que ele queria na vida. Pediu, pediu tanto, que um belo dia os conseguiu. E ficou muito feliz. Não os abandonava nem por um minuto. De dia e de noite, o menino levava consigo os seus patins. Todavia, na primeira queda, o…

Cuba

Mudamos, mais uma vez, de continente. Voltamos à América para mergulharmos no belo mar das Caraíbas, o mar que divide a América do Norte da América do Sul. Vamos conhecer a República Socialista de Cuba, um arquipélago com duas ilhas maiores e mais de 4000 ilhotas situado entre o golfo do México e o oceano…

Hoje prepara-se o futuro

Enquanto estudante que preparas o teu futuro, é importante saberes quais são os desafios que a quarta revolução industrial – em curso – te irá propor.   A escola tem a missão de provocar sorrisos em ti. Ela dá-te ferramentas que te preparam para o futuro que vais construindo aos poucos com as tuas escolhas….

O bom conselho é dado

De janeiro a julho, analisámos as obras de misericórdia corporais. Começamos este mês a refletir sobre as obras de misericórdia espirituais. Dar bons conselhos a quem hesita ou duvida e por isso se sente dividido é a primeira obra de misericórdia espiritual.   A arte de aconselhar Todos nós passámos por momentos em que sentimos…

A baía da vergonha

Esta é, porventura, uma das mais conhecidas frases de Rousseau: «O homem nasceu livre, mas por toda a parte vive acorrentado.» O filósofo suíço utiliza a palavra «acorrentado» num sentido complexo. Todavia, o importante é pensarmos: se o ser humano cria cativeiros para si, o que fará às outras espécies? Nós temos com a Natureza,…

Tremoço

É uma leguminosa, como o grão, o feijão, a ervilha, a fava…   Origem O tremoço é a semente do tremoceiro. As primeiras referências a esta planta surgiram no Egito há cerca de 2000 anos. Terá chegado à Europa no tempo da Rota da Seda, a rota comercial que ligava China e Itália, passando por…

Caça ao tesouro na Bíblia: Olhares

Acede a www.paroquias.org/biblia Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   Gn 1: Que disse Deus depois de olhar para a Criação? a) Que a terra estava vazia b) Que tudo era bom c) Que as águas estavam revoltas     Gn 3: Que viram…

Para rir

Entre amigos – O meu tio é um raio a conduzir… – Conduz muito depressa? – Não. Já rachou três árvores…     Entre irmãos O Pedro diverte-se com Carolina: – Como se chama a neta do Super Mário? – … – Marioneta. E o que são as Diabetes? – … – São as dançarinas…

Tinha de ser inventado

No dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, dá os parabéns ao saxofone. Foi criado há 160 anos.   Em 1846, o belga Adolphe Sax patenteou o saxofone. É um instrumento de sopro feito de metal, em que as diferentes notas se obtêm abrindo e fechando os orifícios. Na gíria musical, porém, considera-se que…

Leituras para o mês de Outubro

  LIBERTA-TE DE PENSAMENTOS TÓXICOS As sete atitudes que a autora apresenta para nos libertarmos dos pensamentos tóxicos e ter uma mente mais sã assentam nas recentes descobertas sobre o cérebro humano e a sua forma de funcionamento. Há uma ligação comprovada entre a mente e a saúde ou as doenças. Autor: Rute Caldeira Editor:…

Desculpas para não servir o próximo

«Ninguém me pediu» É a desculpa daqueles que veem alguém a precisar de algo, mas não lhe estendem a mão, porque tinham de ser “solicitados oficialmente”. A pessoa carenciada teria de pedir pessoalmente, ou alguém em seu nome. Porém, a caridade é voluntária. Oferece-se.   «Não receberei nada em troca» Muitas pessoas ajudam à espera…