Animais que fazem fotossíntese

Em dezembro de 2008, uma equipa de cientistas descobriu, no oceano Atlântico, o primeiro animal que realiza a fotossíntese. Trata-se da Elysian clorotica, uma lesma marinha com cerca de três centímetros de comprimento. Em 2012, outra equipa descobriu que certos pulgões também têm essa aptidão.

A maior base militar da ONU

A base da Minustah, em Porto Príncipe, no Haiti, abriga 1200 militares do Batalhão de Infantaria de Força de Paz das Nações Unidas. A área da base totaliza 513 500 metros quadrados (equivalente a cerca de 513 campos de futebol). Além dos alojamentos, dispõe de uma pista de corrida, campo de futebol, campo de ténis,…

Família saudável

Olá, amigos e leitores da Audácia. Cá estamos de volta depois das férias. O interregno foi preenchido pela Agenda Escolar 2014-2015, que certamente já terás recebido em tua casa. Esperamos que esta agenda te seja útil na programação da tua vida pessoal e dos teus estudos. O êxito em qualquer tarefa depende da preparação e…

A importância da Amazónia

Os nove países da América do Sul com floresta amazónica reuniram-se em Lima, capital do Peru. No comunicado final, apelaram para todos os países do mundo reconhecerem a importância deste bioma na regulação do clima da Terra e agirem de forma que interrompam o desmatamento. A Amazónia mantém o ar húmido da América do Sul,…

Banda Missio lançou primeiro CD

A Banda MISSIO é uma banda pop/rock de inspiração cristã, formada em 2009 por impulso do missionário comboniano padre Leonel Claro. Tem como objetivo aproveitar os talentos musicais e vocais de muitos jovens ligados à Família Comboniana, com o intuito de evangelizar através da música. São muitos os locais e eventos onde tem atuado –…

As plantas são seres inteligentes

Uma equipa de cientistas que estuda as plantas, vendo-as em câmara rápida, percebeu que elas se comportam como se tivessem cérebro: comunicam entre si mediante sinais químicos, tomam decisões, são altruístas ou manipuladoras. Por exemplo, elas reconhecem os seus parentes e distinguem os estranhos. Se forem parentes, não competem, mas espalham as raízes dividindo o…

Destreza nas mãos e pés lentos

Os médicos têm verificado nos últimos tempos uma mudança nas atitudes e competências das pessoas: antes eram rápidas no uso dos pés, agora há maior destreza no uso das mãos… Dois fatores poderão explicar isto: o uso de transportes, em vez de andar a pé, e as tecnologias de toque.

Assento de retrete de madeira

Arqueólogos britânicos encontraram, em Northumberland, no norte de Inglaterra, um assento de uma retrete feito em madeira, preservado por quase dois mil anos. «É maravilhoso encontrar algo que nunca tinha sido visto até agora, é uma descoberta assombrosa», disse Andrew Birley, diretor das escavações, à BBC, no forte militar de Vindolanda, junto à Muralha de…

CAMPANHA NOVOS ASSINANTES 2014

ATENÇÃO   Leitores e assinantes da Audácia, estão convocados para uma prova de ousadia:   ANGARIAR NOVOS ASSINANTES RECOMPENSA   Cada lista de novos assinantes com o respetivo pagamento vale um cupão para quatro sorteios. Sorteio mensal: Três CD «ConTigo» da Banda Missio. Sorteio final (2 fevereiro 2015): Um SKATE.   A vossa missão é:…

Jovens de Flandres: «De que é que tem medo?»

O Papa Francisco abriu o coração a 12 jovens. Concluímos neste número a entrevista que foi tornada pública no sítio da Sala de Imprensa da Santa Sé. A primeira parte foi publicada na Audácia de julho/agosto passado. Doze jovens de Flandres, no norte da Bélgica, foram ao Vaticano com o seu bispo e pediram para…

Desperta prà Vida

Toda a vida de Jesus foi um testemunho vivo, claro e inequívoco do amor de Deus àhumanidade. Assim também a vida do cristão deve ser pautada por um compromisso livre, responsável e alegre em transmitir a Palavra libertadora de Deus a todos sem exceção, em todos os tempos e lugares. Com a eleição do Papa…

A mão artificial de Shiva Nathan

Ele ouviu falar de um familiar na Índia que perdera os braços num acidente e, então, achou que podia ajudar. Quando o tio de Shiva Nathan, um rapaz, hoje com 15 anos, da cidade de Westford, nos Estados Unidos, lhe ofereceu um pequeno equipamento capaz de ler as ondas cerebrais e transmiti-las a um computador…

Astérix faz anos

Para fugir um pouco a tantas coisas desagradáveis, crises, mortes, guerras por toda a parte, etc., abri a minha mala para ver se podia encontrar alguma coisa que, no meio disso tudo, nos conseguisse fazer – ao menos – sorrir. Os que me conhecem sabem que a minha mala é um poço sem fundo… Blocos…

A família vai estar em análise

De 5 a 19 de outubro, bispos de todo o mundo reúnem-se no Vaticano para refletir sobre a família no mundo atual. Que poderão eles dizer às gerações mais novas que aspiram casar? Terá o conceito «família cristã» valor para vencer a crise das famílias?

A cura da cegueira

Depois de visitarem o Templo de Jerusalém, Cristina, Joel, Inês e Filipe foram com a catequista Matilde e o resto do grupo à parte velha da cidade, também povoada de muitas estórias e História, sobretudo evangélica.

O dinheiro como Deus

Acreditar em Deus é confiar Nele, mas nós temos substituído a confiança em Deus pela confiança no dinheiro.

Nutrição: Erros nada saudáveis

Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos cometem, diariamente, muitos erros alimentares que podem, a mais curto ou longo prazo, lesar a sua saúde

Sou migrante e acolhes-me

A Igreja torna-se oásis na migração infernal das crianças da América Central. As Igrejas cristãs dos Estados Unidos estão muito preocupadas com os milhares de crianças da América Central que são imigrantes vulneráveis naquele país. Mais de 60 mil crianças e adolescentes da Guatemala, de El Salvador, das Honduras e do México cruzaram de forma…

Cogumelos

Origem A maior parte dos cogumelos assemelha-se a um guarda-chuva, mas o seu nome tem origem no latim cucumellum, que é o diminutivo de cucuma (identificava um caldeirão ou banheira pequena para uso privado). Trata-se de um fungo, do qual se estima existirem perto de duzentas mil espécies. Cresce sobre restos de vegetais e animais,…

As duas pontes

Um grande penhasco tinha duas grandes pontes. Uma era de ouro e a outra de madeira. Um homem rico resolveu atravessar o penhasco pela ponte de ouro. Mas reparou numa tabuleta que dizia: «Por mim não passes, pois transformar-te-ás em luz.» Caminhou até à outra ponte e nessa dizia: «Se por mim atravessares, o mundo…

Net@audacia

www.diadosirmaos.org Tema: Dia dos Irmãos A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (AFNP), organismo representante da Confederação Europeia de Famílias Numerosas (Elfac), quer instituir o Dia dos Irmãos, a ser celebrado mundialmente no dia 31 de maio. Podes apoiar a iniciativa.   www.caseiro.pt Tema: Produtos tradicionais Os artesãos ou produtores portugueses encontram aqui uma plataforma onde…

O Dia dos Professores

O frenesim característico do início do ano letivo já acalmou, embora ainda paire no ar aquele cheirinho a novo…, acabado de estrear.

Espírito olímpico começa cedo

A competição não está entre os objetivos principais dos Jogos Olímpicos da Juventude.  Maria Miguéis Teixeira ainda não tinha 15 anos quando subiu ao degrau mais alto do pódio olímpico juvenil, em Nanjing (China), a 26 de agosto. Maria regressou a Vila Real a tempo de festejar o seu aniversário (a 2 de setembro) de…

Dia Mundial dos Animais

Os animais são nossos amigos e merecerão sempre o nosso carinho e respeito, seja neste dia, seja no resto do ano!

Os anjos de Rumbek

As Irmãs Missionárias da Caridade, de sari azul, estão presentes no Sudão do Sul junto dos mais necessitados: os órfãos, os idosos e os mais pequeninos.

«Princesa» Nonô: Enfrentou o cancro com um sorriso

Tinha 5 anos. Foi vítima de um cancro nos rins. O seu sorriso contagiou milhares de pessoas que a acompanharam no Facebook.

Não estou à venda

Depois do século XVIII, desenvolveu-se um movimento político chamado abolicionismo, cujo objetivo era pôr fim à escravatura. Como sabemos, esta prática consiste, grosso modo, em um ser humano tornar-se proprietário de outro, dispondo deste, designadamente obrigando-o a trabalhar com proveito para o dono. O abolicionismo levou algum tempo a ser bem-sucedido, mas a verdade é…

Leituras para o mês de Outubro

A ENFERMEIRA SATURADA No mundo da enfermeira Saturnina o trabalho mistura-se com o humor, às vezes negro, mas sempre muito refinado. O livro narra as suas aventuras e desventuras num hospital. São 126 páginas de histórias e comentários hilariantes. Autor: Saturnina Galhardo Editor: Guerra & Paz Rua Conde de Redondo, 8-5.o Esq. 1150-105 LISBOA www.guerraepaz.net…

Caça ao tesouro na Bíblia – O pai de Tobias

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas, ou pesquisa na tua Bíblia. E assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Tb 1, 1-10: Quem foi Tobite? a) Foi o sogro de Jacob b) Foi o pai de Tobias c) Foi um familiar de Jonas   2 – Tb 1, 1-10: De…

Para rir

Observador O senhor padre estava a fixar com pregos a cerca de madeira, para segurar uma trepadeira. Nisto reparou num garoto que o observava atentamente. – Queres aprender a ser jardineiro? – Não, senhor… – Então estás admirado de me veres trabalhar assim? – Não, senhor; era para ouvir o que o senhor dizia quando…

Houve muito desporto

Assinala a resposta correta entre as três sugestões apresentadas, para dizer o que aconteceu nessa localidade e nesse período.   1 – Em Glasgow, de 23/07 a 3/08 a) Volta à Escócia em bicicleta b) Jogos da Commonwealth c) Mundial de Rugby   2 – Em Nanjing, de 16 a 28/08: a) Mundiais de Judo…