Direitos das crianças

  Durante os anos que vivi na América Latina, conheci muitas crianças que, apesar de terem idade para estudar e brincar, tinham de trabalhar durante muitas horas. No centro histórico de Quito, Equador, encontrei meninos e meninas pobres que vendiam fruta, gelados ou recordações aos turistas. Outros engraxavam sapatos aos transeuntes. No Peru, encontrei crianças…

Lentes de contacto

  Estudos, apresentados na Sociedade Americana de Química, detetaram que 19 em cada 100 pessoas que usam lentes de contacto descartam-nas pela sanita ou pelo lavatório, em vez de as deitar no caixote do lixo. Ora, se manter as lentes de contacto por muito tempo nos olhos pode causar problemas oculares, como infeções, úlceras e…

Estádio de Surf

  Kelly Slater, nascido na Florida (Estados Unidos), é o melhor surfista de sempre – onze vezes campeão do mundo. Ele inaugurou uma piscina de ondas artificiais perfeitas em Lemoore, em pleno deserto da Califórnia. A Surf Ranch permite manobras aéreas e longos tubos. Os atletas masculinos e femininos competem em condição de igualdade. O…

Deputada indígena

  Joênia Wapichana é a primeira mulher indígena deputada federal no Brasil. Foi eleita no Estado de Roraima. Formada em Direito,  é uma referência no seu país e no mundo pela defesa dos direitos dos povos indígenas. «Pedi muito aos nossos antepassados que os índios roraimenses tivessem espaço na Câmara dos Deputados», disse ao celebrar…

Leopardos regressam

  O leopardo-caucasiano (ou leopardo-da-pérsia) estava extinto no Cáucaso – região da Europa Oriental e da Ásia Ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio. Todavia, o Jardim Zoológico de Lisboa enviou, em 2012, para Sochi, na Rússia, um casal desta espécie. O acasalamento acontece uma vez por ano e, entretanto, houve já três…

Autorretratos privados

  Em seis anos, morreram 259 pessoas a fazerem selfies em espaços ou contextos perigosos. Afogamento, colisão com comboios, queda de uma grande altura ou ataques por animais foram as principais causas das mortes. Oito em cada dez vítimas tinha entre 10 e 30 anos. Os dados são do All India Institute of Medical Science,…

Cemitério igualitário

  O cemitério mais antigo e colossal da África Oriental foi descoberto por uma equipa de arqueólogos no Quénia. O local, designado sítio arqueológico Pilar Norte de Lothagam, foi construído pelos primeiros pastores que viveram em torno do lago Turkana, há cerca de 5000 anos. Homens, mulheres e crianças, de bebés a idosos, foram sepultados…

Menina corajosa

  Harper Nielsen, de 9 anos, recusou-se a cantar e a manter-se de pé enquanto era entoado o hino nacional da Austrália na sua escola. Ela explicou a atitude, dizendo que a letra do hino não respeita a história da colonização do país nem a cultura indígena. «A frase “nós somos novos e livres” ignora…

Querer o melhor para os outros

  Ciswal Santos, brasileiro, tem origens humildes. Venceu a fome, agarrou as oportunidades e apostou nos estudos para mudar a vida de milhares de pessoas.   Ciswal Santos, hoje, com 32 anos, é professor de Ciências da Computação. Todavia, teve de lutar para o conseguir. A entusiasmá-lo esteve sempre o seu lema: «Não uses a…

É tudo uma questão de likes

  Estamos rodeados de tecnologia e já nem saberíamos viver sem ela. E ainda bem que tudo está facilitado e que este mundo nos põe outros mundos nas mãos à distância de um clique. Quando era nova e estava a começar a trabalhar no jornalismo, o que nós transpirávamos para saber notícias… Corríamos de um…

Tecnologia com segurança

  A segurança é um valor que todos devemos promover e salvaguardar. No mundo em que vivemos, são inúmeros os problemas causados pela falta de proteção. A tecnologia e o mundo virtual que ela proporciona são, também e cada vez mais, uma verdadeira ameaça à nossa segurança e integridade. Comprovam isso os inúmeros casos de…

Eu (des)confio

  A desconfiança é um sentimento, à partida, malvisto. Contudo, os sentimentos não são bons nem maus, eles limitam-se a ser indicadores de algo. Neste caso, a desconfiança indica que não acreditamos nas boas intenções da outra pessoa.   Se é certo que não se pode andar pelo mundo a acreditar ingenuamente em tudo e…

Métodos de estudo

  Ao longo do percurso escolar, vais encontrando colegas de turma menos dedicados e comprometidos com o trabalho escolar. Outros companheiros de turma dedicam-se, mas, porventura, uns e outros desconhecem alguns métodos de estudo. Ter métodos de estudo é essencial para facilitar todo o processo de aprendizagem. Eu, Miguel, tenho vindo a realizar Palestras de…

A Bíblia de Tomás

Adaptação para teatro do conto “O Sótão Iluminado”, em “El Puentecito” A Bíblia de Tomás   Personagens: Tomás, Vovozinha, João, missionária   Vovozinha: Tomás, Tomás, és um desgraçado! Nasceste com um problema muito grave e só podes andar com canadianas. Para cúmulo, os teus pais morreram num acidente. Mas mais desgraçada sou eu! Tinha de…

Amor aos animais

  Biólogos portugueses produziram um novo atlas dos répteis e anfíbios de Angola. O seu trabalho é precioso para os cientistas e para a preservação das espécies documentadas.   Mariana Marques, quando acabou a licenciatura em Biologia, na Universidade de Évora, em 2011, sabia que não queria ficar por ali. Estava decidida a tirar o…

A ignorância

  Informar-se. Pesquisar. Uns minutos por dia são suficientes para ter ideia do que acontece no mundo.   Ultimamente, tenho refletido na expressão “o pior cego é o que não quer ver”. Isto porque, há dias, ouvi uma conversa entre colegas que me deixou intrigada. Um deles falava sobre as alterações climáticas nos últimos anos,…

Porque olhamos nos olhos?

  O génio italiano Leonardo da Vinci imortalizou a frase «os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo». É por isso que o contacto visual é tão importante para o relacionamento com os outros e com o mundo em geral – algo que as novas tecnologias não são capazes de concretizar…

Ai daqueles que escandalizam

  O ensinamento e a vida de Jesus Cristo demonstram que é nossa obrigação ser bom exemplo para os outros, que somos responsáveis por inspirar positivamente o nosso próximo. Por outro lado, Ele lembra que com os nossos maus exemplos ou maus ensinamentos levamos os mais fracos a cometer o mal. E que, com esse…

Cacha, ou o mundo oculto das palavras

  «Quando era nova e estava a começar a trabalhar no jornalismo», conta-nos Alice Vieira nesta edição, «o que nós transpirávamos para saber notícias… Corríamos de um lado para o outro, e conseguir uma cacha (notícia em primeira mão) era obra!» A explicação parentética (entre parênteses) serve para afastar equívocos, não fossem os leitores pensar…

Os kooris

  Os kooris são os aborígenes da área de Sidney, capital da Austrália, e de Nova Gales do Sul. A palavra «koori» na língua indígena significa «povo». Em Queensland, são conhecidos como murris, que quer dizer «povo aborígene».   Pertencer é importante Os laços de parentesco, a comunhão com a Natureza e os vínculos culturais…

Palácio da Paz e da Reconciliação

  Este mês, convido-te a visitar um edifício que é símbolo de amizade, união e paz.   O Palácio da Paz e da Reconciliação, também conhecido como Pirâmide da Paz, é um edifício majestoso, localizado em Astana, capital do Cazaquistão. Foi Nursultan Nazarbaev, chefe de Estado deste país da Ásia Central, quem sugeriu a construção…

Viagem ao mundo dos mortos

  De 31 de outubro a 2 de novembro, o México recorda com humor e amabilidade os antepassados falecidos. Nestes dias, segundo a cultura popular, os mortos voltam do outro mundo para visitar os familiares vivos. Os vivos organizam festejos e montam altares com comida, fotos e lembranças prediletas dos mortos. A tradição do Dia…

Tempo de ecrã

  Que relação tens com o teu telemóvel? Quantas horas lhe dedicas por dia? Quanto tempo gastas a navegar nas redes? Como te sentes quando não estás a usar o telemóvel? Sei que tens amigos no Porto, em Braga, no Rio de Janeiro, no Japão, na China, nos Estados Unidos… O que trazia vestido, hoje,…

O sono

  Acede a www.paroquias.org/biblia Insere as referências indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Tb 10: Porque não conseguia dormir Ana? a) Preocupava-se com o filho b) O filho era bebé c) O marido maltratava-a   2 – 1 Mac 6: Que rei, triste e…

Para rir

No manicómio Pergunta um louco a um colega: – Qual é o teu nome? – Já me esqueci… E o teu? – Também esqueci. – Então somos homónimos!   A confiança – Demito-me! – diz a empregada de limpeza ao gerente do banco. – O senhor não confia em mim! – Que diz, Maria?!… A…