50 anos de aventura

Neste mês estamos de festa! A Audácia cumpre 50 anos de vida e de aventura missionária. Um longo caminho realizado na companhia dos seus fiéis leitores, partilhando histórias, experiências e ideais. E como dizem que recordar é viver, tenho diante de mim a revista n.o 1, publicada em novembro de 1966. Explica que a revista…

Cultura contra a pobreza

A Biblioteca Solidária Missionária (BSM), da cidade de Valência, Espanha, enviou 5000 livros para as crianças-soldados da Colômbia. Tendo como destino os centros educativos de Quibdó e Bellavista, vão apoiar a escolarização de crianças que foram afetadas pela guerra entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), conflito que dura há 52…

Recorde no caminho de Santiago

Mais de 200 mil peregrinos fizeram o Caminho de Santiago, nos primeiros dez meses de 2016. O Ano Santo da Misericórdia contribuiu para este recorde de participação, uma vez que convida a fazer um caminho de renovação pessoal, que é próprio do espírito da peregrinação. A famosa rota europeia, que tem como meta o túmulo…

O povo mais ecológico

O Butão é o país mais ecológico do mundo e com menos emissão de carbono. A sua Constituição estipula que pelo menos 60 % da terra deve ser sempre coberta de árvores. Em 2013, esta pequena nação do sul da Ásia tornou-se a primeira a adotar uma agricultura totalmente orgânica, ao proibir o uso de…

Curiosidades sobre os alimentos

Um limão contém a dose diária de vitamina C necessária. Em virtude dos seus antioxidantes, é uma das frutas mais saudáveis do mundo. O queijo contém tantas proteínas quanto a carne de peru e o peixe. O pão fresco é a comida mais comprada em todo o mundo. Alguns vegetais são mais saudáveis cozidos do…

Sabias que…?

  Ao longo do dia, o coração humano bate cerca de 100 mil vezes e bombeia o equivalente a 7,5 mil litros de sangue para todas as áreas do corpo. Esse sangue é distribuído com a ajuda de veias, artérias e capilares. Se esticássemos todos os vasos do corpo de uma pessoa adulta, teríamos uma…

Os maiores meteoritos

Um corpo celeste que pesa 37 toneladas foi localizado e está exposto na reserva natural de Campo del Cielo, na província de Chaco, Argentina, onde há quatro mil anos terá ocorrido uma chuva de meteoritos. Com esta descoberta, a Argentina passou a ter o segundo e o terceiro maiores meteoritos descobertos na Terra. O terceiro…

Quem terá mais cabelos?

Quem tem mais cabelos: uma pessoa ou um chimpanzé? Os seres humanos somos tão peludos quanto os chimpanzés. A diferença é que a maioria dos nossos pelos são inúteis e, portanto, quase invisíveis.

Gaio, o hospitaleiro

No Novo Testamento da Bíblia encontramos quatro cristãos chamados Gaio. Um deles é companheiro de São Paulo na Macedónia, na sua terceira viagem missionária (Act 19, 29). Outro é Gaio de Derbe, também companheiro de viagem de Paulo em Tróade (Act 20). O terceiro vive em Corinto e foi batizado por Paulo (1Cor 1, 14)….

O bispo criativo

A agenda escolar Audácia deste ano é dedicada à Oceânia. Este mês, conheceremos um invencível que faz com que, nas ilhas Salomão, o Jubileu da Misericórdia seja tempo de festa do perdão.   Para muitos, as ilhas Salomão são apenas um exótico destino de férias. Para os seus habitantes, apesar das águas cristalinas, das inúmeras…

Voluntariado contra o cancro

A Mariana tem 22 anos, estuda Agronomia e vive em Lisboa. Há muito tempo que colabora com a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) como voluntária comunitária. Nos dias 1 e 2 de novembro será uma dos milhares de voluntários que ajudam a Liga por altura do peditório nacional. Nesse fim de semana, põe o…

O Ano Novo

Para mim, o ano começa sempre entre outubro e novembro. Sempre. Tudo porque no tempo em que eu andava na escola (liceu, faculdade, etc.) as aulas começavam em outubro. Às vezes até já pelo meio de outubro – o que fazia dos primeiros dias de novembro o seu perfeito seguimento. Passávamos quatro gloriosos meses de…

Ideias audazes

Ajudar a melhorar o ambiente cabe-nos a todos. Os três exemplos de inventos jovens apresentados nesta página podem inspirar-te. Venham daí as tuas ideias!   Um molho de algas no tubo de escape, bosta de vaca fermentada e um carregador (quase) instantâneo para o telemóvel, eis algumas ideias luminosas – e simples – que ajudam…

Parabéns, Audácia!

Uns estudantes quiseram conhecer melhor a revista Audácia. Dando-lhe os parabéns por estar a celebrar 50 anos de existência, fizeram-lhe algumas perguntas.   Como surgiu a ideia de criar a revista? A Audácia é a única revista missionária para gente nova editada em Portugal. Destina-se às crianças e aos pré-adolescentes, com idades entre os 8…

«Desligar» o motor e pedalar com as mãos

Os atletas paraolímpicos merecem a consagração que só a grandeza de uns Jogos Paraolímpicos lhes pode dar.   Exatamente 15 anos depois de ter perdido as pernas num acidente a mais de 300 km/h, numa prova de Fórmula Indy, na Alemanha, o italiano Alex Zanardi vibrava com a conquista de uma medalha de prata na…

Rezar por e rezar com…

Crianças, jovens e sobretudo adolescentes acham a oração demasiado transcendente, ou consideram-na aborrecida, ou, ainda, não lhe encontram grande sentido. Partindo do facto de a Igreja sugerir a intensificação da oração neste mês de novembro, recordando de modo especial os que já morreram, a catequista Matilde aproveita para introduzir a obra de misericórdia espiritual «rezar…

Francisco e a irmã chuva

Teatro ecológico FRANCISCO: Paz e bem, irmãs e irmãos! (Abro aqui um parêntesis. Quero dar os parabéns à irmã Audácia. Faz 50 anos. É uma felicidade! Apetece-me comparar a Audácia à chuva. Assim como a chuva se espalha sobre a terra e vai ajudar o desenvolvimento das sementes e das plantas, assim a revista, com…

Gosto muito de ti

Era uma vez um menino e uma menina que viviam em duas partes do mundo sem se conhecerem. Ele era o primeiro em tudo: melhor atleta, melhor aluno… Mas nunca soube se era bom filho, bom companheiro, bom amigo. Ela também era a primeira em tudo: melhor atleta, melhor aluna. Mas o que nunca soube…

Senegal

No mês passado, desfrutámos do sol no belíssimo mar das Caraíbas, quando fomos à descoberta de Cuba. Este mês, visitamos um país africano que está bem defronte de Cuba, separado apenas por seis mil quilómetros de oceano: o Senegal. Nestas páginas revelam-se alguns dos tesouros com que o Senegal enriquece toda a humanidade!   Geografia…

O fabuloso mundo da etimologia

Sobre o camarlengo «“As ordens de sua eminência, que na ausência de sua santidade assume as funções de camarlengo e autoridade máxima na Santa Sé, vão no sentido de darmos total colaboração à Giudiziaria neste processo”, disse o gendarme» (Vaticanum, José Rodrigues dos Santos. Lisboa: Gradiva, 2016, p. 6). Não se sabe se é o…

Ensinar os ignorantes

Ensinar é acender uma chama, ajudar o outro a procurar a luz da verdade e a deixar-se iluminar por ela.   Nos dias de hoje, a expressão “ensinar os ignorantes” é mal compreendida e desprezada. Primeiro, ninguém gosta de ser chamado ou considerado ignorante e, segundo, ensinar é uma tarefa cada vez mais desconsiderada, pois…

Aashpordha (Audácia)

Quando somos jovens, em especial na fase da adolescência, adquirimos ou manifestamos certas qualidades que, se, por um lado, incomodam quem lida connosco, por outro, deveríamos manter, na medida certa, toda a vida: Coragem: no sentido de que lidamos bem com o risco, com a hipótese de as coisas correrem mal. Isso nem sempre é…

Chícharo

  Origem O chícharo – também conhecido por xíxara – é uma planta leguminosa que surgiu no Mediterrâneo Oriental: Grécia, Turquia e Síria. Dali foi para os cinco continentes. Em Portugal, entrou pelo Sul, onde se encontra a maior zona de cultivo. A planta desenvolve vagens grossas em cujo interior nascem três ou quatro sementes…

Superpoderes da coruja

Como a nossa revista favorita comemora o seu 50.º aniversário, dar-vos-ei a conhecer um animal audacioso, com superpoderes espectaculares: a coruja!   Popular desde a Antiguidade, a coruja foi associada à deusa grega Atena e considerada um símbolo da sabedoria. Hoje em dia, ainda que seja uma das aves mais acarinhadas pelas pessoas, raramente se…

Caça ao tesouro na Bíblia: Mãos

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1- Gn 8: Quem é que estendeu a mão, apanhou uma pomba e a recolheu na arca? a) Abraão b) Noé c) S. Pedro   2- Gn 27: Quem cobriu as mãos e o…

Anedotas

No restaurante Três amigos vão a um restaurante especializado em frutos do mar. – Nós queremos ostras! A minha, quero-a com sal! – pede o primeiro. – A minha com limão! – pede o segundo. – A minha, quero-a com pérola! – pede a amiga.     O seu a seu dono Uma senhora de…

Países que mais escravizam

Perto de 45 milhões de pessoas são escravizadas no mundo, diz a Walk Free Foundation (www.walkfreefoundation.org). Dez países contribuem para 70% deste total.    Índia – No segundo país mais populoso do mundo, há 18 milhões de escravos. São vítimas de uma economia baseada na mão de obra barata e não qualificada.   China –…

Leituras para o mês de novembro

FESTAS COM MARIA Portugal começa as comemorações dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora a três crianças, em Fátima. A pensar nas crianças de hoje, o autor lembrou-se de associar a mensagem de Fátima às festas da catequese. O livro oferece guiões para temas, celebrações e jograis.   Autor: Orlando Carvalho Editor: Edições Salesianas…

Recolhe rolhas, planta árvores

  A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza existe há 31 anos e tem tido um papel fundamental na defesa do ambiente e difusão da sensibilização ambiental. Tem núcleos de norte a sul de Portugal e vários projetos concretizados. O projeto Green Cork é um deles. Além de estar direcionado para o público…