O humor de Deus

Há alguns anos, uma pessoa amiga ofereceu-me um desenho de Jesus Cristo exibindo um sorriso aberto, de orelha a orelha. Numa primeira reacção, achei a imagem pouco habitual; estava acostumado a ver o rosto de Cristo com um semblante sério. Contudo, pela sua originalidade, decidi colocá-la na estante da sala de estar em casa dos…

Extinção em massa

Mais da metade dos animais selvagens que existiam na Terra há quarenta anos desapareceu. A maioria destas perdas ocorreu na área tropical da América Latina. Com o título «Espécies e Espaços, Pessoas e Lugares», o relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) assinala o que aconteceu a dez mil espécies de vertebrados entre 1970…

Torre gigante vigiará a Amazónia

Está a ser erguida no coração da selva amazónica uma torre de 330 metros de altura. Nos próximos vinte anos, os seus instrumentos científicos de alta tecnologia medirão as correntes de calor, de água e de gás carbónico, e aclarará os padrões dos ventos, da humidade, da absorção de carbono, da formação de nuvens e…

DiCaprio é mensageiro da paz

A Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou Leonardo DiCaprio seu embaixador nas causas da paz. Este ator norte-americano é reconhecido pela defesa das causas ambientais. Outro ator norte-americano, George Clooney, foi premiado pelo seu trabalho humanitário, com o prémio Cecil B. DeMille. Este galardão, atribuído pela associação da imprensa estrangeira de Hollywood, distingue uma personalidade…

Torre recolhe água do ar

Os arquitetos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler conceberam uma estrutura que é capaz de obter do ar até 100 litros de água potável por dia nas regiões montanhosas da Etiópia. O Warka Water – vê aqui: http://youtu.be/RjGVRuN9akM – tem 12 metros de altura, absorve a humidade do ar e converte-a em água através da…

Água salgada é combustível

O Quant e-Sportlimousine é um dos carros mais rápidos do mundo a produzir zero emissões de dióxido de carbono. Mas a sua grande novidade é o seu combustível inovador: água salgada.

Recorde do mundo da maratona

O atleta Dennis Kimetto, do Quénia, é o detentor do novo recorde mundial da maratona. Na prova que venceu em Berlim, Alemanha, fez 2 horas, 2 minutos e 57 segundos, e retirou 26 segundos ao anterior recorde, do também queniano Wilson Kipsang. Ele tornou-se o primeiro atleta a completar a distância de 42 195 metros…

Cresceram mais que o normal

O passado verão foi quente e, segundo os investigadores, isso permitiu que as aranhas se alimentassem abundantemente e crescessem mais do que o normal. Por sua vez, como os invernos se têm caracterizado por temperaturas menos severas, há mais crias de aranha a sobreviver. Em consequência, é possível que as nossas casas sejam invadidas por…

Retratar uma cultura

Em maio deste ano, a Audácia organizou o concurso «Jovens interculturais». Dirigido aos alunos naturais de 120 países nas escolas portuguesas, pretendia-se divulgar, através da criatividade dos jovens, a riqueza cultural que isso significa.   A professora Aida Calaim Cerqueira, da escola EB 2+3 da Terrugem, Alto dos Moinhos, foi uma das vencedoras com o…

O Senhor da dança

Um olhar mais atento e criativo é capaz de se aperceber do rico e profundo sentido de humor do nosso Deus. Ele alegra-nos e renova-nos com a sua proximidade e beleza. Deus sofre com a indiferença humana, porque nos criou para viver em comunhão. Este sonho de Deus permite-nos compreender o porquê de Ele não…

Inventivos, generosos e muito jovens

O Google Science Fair 2014 é um concurso internacional de projetos científicos para estudantes entre os 14 e os 18 anos, com boas ideias para ajudar a melhorar o mundo. Arsh Dilbaghi tem 16 anos e é um adolescente como tantos outros, que anda no liceu da sua cidade, Panipat, na Índia. Também Ciara Judge,…

Violência doméstica: Filhos agressores ou testemunhas

A 25 de novembro comemora-se o Dia para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Elas são as maiores vítimas de violência doméstica. Diz o ditado médico que «quem bate na mãe bate nos filhos». És vítima? És testemunha? Que podes fazer?

Amizade que dá vida

No último dia que passavam na pátria de Jesus (e, por assim dizer, da Bíblia_app ao vivo), Matilde e os seus pupilos Filipe, Cristina, Inês e Joel vão a Betânia, uma aldeia muito perto de Jerusalém, no caminho do deserto, em direção a Jericó.

O valor da segurança

A violência e a consequente insegurança assumiram proporções inimagináveis em todos os cantos do nosso planeta.

Alimentação: Fome emocional

A fome não é toda igual. Podemos sentir fome fisiológica (ou “barriga a dar horas”), aquela que nos leva a consumir alimentos para repor a energia e assim manter o organismo a funcionar; mas, outras vezes, o que temos é fome emocional (ou psicológica). Esta surge por necessidade de conforto e pode ser provocada por…

Acolher no coração

O Papa Francisco recebeu um grupo de 37 pessoas da Eritreia no Vaticano. Mais de 20 eram sobreviventes do naufrágio ocorrido em outubro de 2013 perto da ilha italiana de Lampedusa. Os restantes eram familiares. Deslocaram-se a Roma desde os países da Europa que os acolheram, principalmente Alemanha, Suécia, Noruega, Holanda e Dinamarca. O papa…

Porquinho-da-índia

Origem O nome deste mamífero roedor relaciona-se com a sua proveniência das chamadas Índias Ocidentais – o continente americano. Alguns povos andinos, como os incas, e ainda atualmente os peruanos, criavam-nos para a sua alimentação em ocasiões e com pessoas especiais. Ali chama-se cuy, por causa dos gritos curtos que emite.   Curiosidades Quando os…

Duas cabras numa ponte

Uma ponte estreita ligava duas montanhas. Em cada uma das montanhas vivia uma cabra. Dias havia em que a cabra da montanha ocidental atravessava a ponte para ir pastar na montanha oriental. Dias havia em que a cabra da montanha oriental atravessava a ponte para ir pastar na montanha ocidental. Mas, um dia, as duas…

Net@udacia

http://melhorcomsaude.com Tema: Saúde A educação para a saúde é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável. Neste sítio são dadas receitas, curiosidades, dicas de remédios naturais, outras de bons hábitos e outras, ainda, de beleza.   http://sabemaiskosteuspais.blogspot.pt Tema: Passatempos Aqui encontram-se muitos passatempos para os mais novos: palavras cruzadas, contos, ilustrações…   http://kids.pplware.sapo.pt/ Tema: Plataforma…

A ficção como desporto

Se os Jogos Olímpicos da Juventude [ver Audácia n.º 522, de outubro passado] constituem uma aposta do Comité Olímpico Internacional no futuro, o Cybathlon é uma autêntica antecipação do futuro, utilizando o progresso da tecnologia para criar uma espécie de jogos olímpicos biónicos. Será precisamente em outubro de 2016, daqui a dois anos, que a…

A propósito de crises…

A minha neta mais velha estuda numa universidade da Escócia. E, ao aproximar-se o final do ano letivo, todos os alunos receberam uma circular da universidade: «Fazer voluntariado não é obrigatório, mas gostávamos que soubessem das vantagens que isso pode ter para a vossa vida.»

Bichos fixes das profundezas

Neste mês, a palavra é dada a nós, equinodermes. «Equino quê? Serão cavalos com pele?», perguntam vocês. Calma, amiguinhos, as vossas dúvidas serão respondidas neste artigo!   Saudações das profundezas, audaciosos! Sabiam que dia 16 de novembro é motivo de festejo para a biodiversidade marinha? Isto porque é celebrado o Dia Nacional do Mar, lar…

Um santo adolescente

Carlo Acutis, aos 15 anos, sabendo que se aproximava a hora da sua morte, ofereceu a sua vida pela Igreja e pelo Papa Francisco.

Sheik Humarr Khan: herói e médico

Era o único especialista em febres hemorrágicas na Serra Leoa. A sua morte, em julho passado, deixou mais vulnerável a África Ocidental, onde o vírus do ébola infeta cinco pessoas a cada hora e mata perto de metade dos contagiados.

Winter, o golfinho

O valor de uma história pode ser resultado de vários aspetos. Ora da sua capacidade de nos entreter, ora das recordações que nos traz. Por vezes, são os sonhos sugeridos, a imaginação despertada, enfim, a descoberta de novos mundos, que nela valorizamos. Mas há histórias que têm um estranho e admirável talento, que é o…

Leituras para o mês de novembro

ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA A minha primeira coleção – Arte Moderna e Contemporânea» éuma coleção de dez livros de arte para crianças. As autoras promovem a descoberta dos principais movimentos da arte moderna e contemporânea pelos mais novos, através de textos acessíveis e reproduções de inúmeras obras de arte.   Autor: Cristina Gameiro e Emília…

Caça ao tesouro na Bíblia: A mãe de Tobias

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas, ou pesquisa na tua Bíblia. E assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Tb 1, 1-10: A que tribo pertencia Ana? a) Judá b) Neftali c) Aser   2 – Tb 1, 1-10: Com quem se casou Ana? a) Tobite b) Tobias c) Aícar…

Anedotas

Pensando em casar – Querida, convidei um amigo para vir jantar connosco. – O quê? Estás louco? A casa está desarrumada, eu não fui às compras, a louça está suja e eu não estou com disposição para cozinhar algo especial. – Eu sei. – Então, porque é que o convidaste? – Porque ele está a…

Ciência que dispõe bem

Assinala a afirmação correta entre as três apresentadas. Manda as respostas e a tua morada completa para audacia@netcabo.pt, ou uma SMS para o número 936 460 239, ou por correio (vê direção na página 4). Se acertares todas, recebes como prémio um calendário de bolso de 2015.   1 – coabitam animais e plantas no:…