Fixos no poder

O presidente do Uganda, Yoweri Museveni, entrou para um clube restrito em África: é um dos cinco chefes de Estado africanos no poder há mais de trinta anos. Os outros quatro são os presidentes José Eduardo dos Santos, de Angola, Robert Mugabe, no Zimbabué, Theodoro Obiang, da Guiné Equatorial, e Paul Biya, dos Camarões, e…

Vida nova

  Neste mês de março, os católicos celebramos a Páscoa, a festa do triunfo da vida. Uma celebração que nos recorda o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele, o filho de Deus, veio ao mundo para nos ensinar e mostrar o amor e a misericórdia de Deus. Alguns homens e mulheres, conterrâneos…

Robôs atendem clientes

  A empresa japonesa de informática e telecomunicações SoftBank faz história este mês. Vai inaugurar uma loja que, pela primeira vez, só terá funcionários robôs a atender o público. A SoftBank criou um robô, a que chamou Pepper, e serão estes robôs que atenderão numa loja de venda de telemóveis e acessórios. O Pepper já…

Minhocas que parecem cobras

  Umas minhocas gigantes – as maiores alguma vez vistas no Reino Unido – foram descobertas na ilha de Rum, ao largo da Escócia. As maiores medem cerca de 40 centímetros e pesam 12 gramas. Os cientistas chamaram-lhes Lumbricus terrestris (minhocas da terra) e dizem que o facto de viverem sem predadores naquela ilha poderá…

Boneco lego em cadeira de rodas

  A empresa Lego criou o seu primeiro boneco em cadeira de rodas. A marca de brinquedos com sede na Dinamarca anuiu às críticas de que lhe faltava representar os portadores de deficiências físicas nos seus produtos, o que «excluía mais de 150 milhões de crianças», reconheceu a cofundadora da Lego, Rebecca Atkinson. E avançou…

Milhões de crianças em risco

  Cerca de 250 milhões de crianças – uma em cada nove das que constituem a população mundial – vivem em zonas de conflito armado, revela a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). São crianças em situação de emergência: estão sujeitas a traumas de guerra, passam fome e sede, não podem frequentar as…

Canadá não quer ser machista

  O Canadá discute, pela décima vez, se deve mudar a letra do hino nacional. Em causa está um verso que, numa tradução literal, fala no «verdadeiro amor patriótico [que] em todos os teus filhos ordena», em homenagem aos combatentes na I Guerra Mundial. Um deputado apresentou ao Parlamento uma projeto-lei para substituir a referência…

«Vou contar a Jesus…»

O grupo da Infância e Adolescência Missionária da paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus organiza uma celebração da reconciliação. A cantar, o sacerdote, as catequistas e as crianças vão em cortejo até ao altar da igreja. Cada criança leva uma vela e acende-a no Círio Pascal. Uma catequista declara: – Esta vela é para…

Aventura na Asia

Depois de nove anos de missão africana no Malauí e de oito em Portugal – onde foi diretor da Audácia –, o P.e António Carlos estava convencido que regressaria a África. Mas Deus trocou-lhe as voltas e foi parar às Filipinas. De lá, conta algumas impressões desta sua primeira experiência na Ásia.   Viajei no…

Conhecer é prevenir

São quatro os principais eixos de intervenção da missão da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC): o apoio ao doente oncológico e família, a prevenção primária do cancro, a prevenção secundária e o apoio à investigação. Liga-te à prevenção Sensibilizar para a prevenção primária é uma prioridade atualmente, não só da Liga, mas de todos…

Não podemos ignorar

É preciso empenharmo-nos todos nesta tarefa: alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e jovens.   «Vemos, ouvimos e lemos/não podemos ignorar» – assim começa um dos poemas mais conhecidos de Sophia de Mello Breyner. E, se todos o seguíssemos, as coisas tornavam-se de certeza bem mais simples. Mas acontece que, muitas…

Prémios do bom ambiente

  Às vezes, as melhores ideias não são aquelas que exigem o investimento de milhares ou de milhões de euros.   Às vezes, as melhores ideias são as mais simples e criativas, que transformam desvantagens em benefícios, ou restos de materiais que pareciam sem préstimo em objetos ou produtos úteis, que ajudam a poupar os…

A alegria de tornar-se pai

Uma das experiências mais significativas para mim é, sem dúvida, o dom de ser pai.   A gravidez da minha esposa abriu uma série de certezas e interrogações tanto individuais como familiares, assim como lançou muitos sonhos sobre como será o nosso filho, o seu sexo, a sua saúde, o seu feitio, a sua fisionomia….

Animais detentores de recordes

Audaciosos, estabeleçam os vossos recordes! Desafiem-se!   Este ano de 2016 está a passar muito depressa, não é verdade, amantes da Natureza? Falando em rapidez, hoje venho conversar convosco acerca dos recordes impressionantes que o reino animal detém e que ocupam orgulhosamente algumas páginas no Livro Guiness dos Recordes: do mais forte ao mais veloz,…

Mulheres vencem discriminação

2016 começou com motivos de esperança para as mulheres ao nível do desporto.   Esta rubrica tem uma designação genérica: «Campeões». Mas, este mês, tinha de ser alterada para «Campeãs»! Para evocar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), aqui vão exemplos de mulheres desportistas que quebraram as barreiras que sempre as tinham impedido…

Escola de perdão

  A culpa é algo que ninguém quer. Quando acontece alguma coisa má e há que apurar responsabilidades, a tendência é sempre tentar livrar-se dela e pô-la aos ombros de alguém. Rejeitam-se o seu peso e as suas consequências.   Hoje, Matilde trata da obra de misericórdia «perdoar as injúrias» com o seu grupo pré-adolescente….

Rumo ao Jubileu dos Jovens

Dia 20 de março, Domingo de Ramos, é Dia Mundial da Juventude. Esta efeméride tem um aliciante: já só faltam quatro meses para o grande encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa Francisco na cidade de Cracóvia, na Polónia. As Jornadas Mundiais da Juventude decorrerão de 20 a 31 de julho. «Felizes…

O papagaio de papel e a flor

Era uma vez um papagaio de papel de cara risonha que ficou enfeitiçado por uma flor maravilhosa. Não conseguindo viver sem ela, deu a sua linha à flor, para que a segurasse. A flor, então, soltou a linha para o papagaio voar muito alto. Mas a flor, cá em baixo, começava a ficar com raiva….

Marrocos

Depois de termos dedicado quatro meses a tesouros da Humanidade na Europa – vê as últimas revistas Audácia de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro – vamos este mês até ao extremo noroeste de África para conhecer Marrocos e o seu património. Este é o país mais a oeste do Magrebe – do árabe Al-Maghrib, que…

Uma direção, um símbolo, uma palavra

Para não perder o norte «A polícia arromba portas do Norte ao Sul do país em busca de radicais. Aproveita as liberdades que lhes dá o estado de emergência. Mas muitos queixam-se de islamofobia e de deriva securitária» («França: depois do terror, a deriva securitária», Félix Ribeiro, Público, 27.11.2015, p. 22). Não está bem. Já…

Misericórdia é vestir os nus

A nudez não é só a falta de roupa, mas é também a situação de pobreza e miséria de muitos que foram expostos à humilhação, à dignidade, à enfermidade, à ausência de defesa e ao perigo.   Vestir os nus é uma obra de misericórdia corporal que visa atender uma necessidade básica do ser humano…

Mediterrânea

  Certo dia, comentava um emigrante luso em terras gaulesas que, quando estava em França, se sentia português, e, quando estava em Portugal, se sentia francês. O paradoxo é apenas aparente. Reparando bem, nada tem de ilógico aquele sentimento: durante a maior parte do ano, é um imigrante, um estrangeiro, com língua, cultura e costumes…

Viver o Ano da Misericórdia em família

  Os pais são o primeiro rosto de Deus para os filhos. Esta família brasileira vive com criatividade o Ano Santo da Misericórdia, para transmitirem uma imagem de Deus misericordioso.   Edson e Rosângela Pieralise são de Londrina, Estado do Paraná (Brasil). Pertencem ao Instituto de Famílias de Schoenstatt. São pais de Gabriel (19 anos),…

Pera

O seu nome é uma alteração do original em latim petra, que significa «pedra».   Origem A pera é o fruto da pereira. Esta árvore é nativa das regiões de clima temperado da Europa e da Ásia. Curiosidades Os romanos difundiram a pera pela Europa e os europeus levaram-na ao resto do mundo. Existem mais…

Caça ao Tesouro na Bíblia: Êxodo Pascal

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas, ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Ex 2: Quem gemia na escravidão e gritava para que Deus os libertasse? a) O povo hebreu (ou filhos de Israel) b) As crianças hebreias c) As mulheres hebreias   2 –…

Anedotas

Homilia na prisão O cardeal vai visitar os presos. Chegado o momento da homilia, começa com estas palavras: – Queridos irmãos, estou muito contente por vê-los aqui e em tão grande número…   Por causa da surdez Ao dar a comunhão a uma velhinha muito surda, o sacerdote diz em voz alta: – Diga «ámen»….

Leituras para o mês de março

ADOLESCENTES A autora descreve o perfil de um adolescente na fase precoce e na fase tardia e explica os fenómenos biológicos que condicionam essas fases. Dedica um capítulo ao cérebro e os outros dez às áreas de interesse nesta fase da vida: estilos de vida, amigos, eletrónica… Autor: Maria do Céu Machado Editor: Fundação Francisco…

Mosquitos perigosos

Os mosquitos São conhecidos pelos seus nomes em latim, atribuídos pelos cientistas. Existem mais de 3500 espécies. Cuidado com estes Há 200 espécies transmissoras de vírus infeciosos. Pertencem ao género Aedes e à família Culicidae. Nesta família, os machos alimentam-se de néctar de flores e de sumo de frutas. As fêmeas nutrem-se também com sangue…