Não à indiferença

Quando estamos bem, parece que não sentimos tanto os problemas alheios, até nos esquecemos dos outros. A isto chamamos indiferença. Pelo contrário, se estamos a passar por um mau momento, a dor e o sofrimento das outras pessoas tocam-nos mais profundamente. Isto acontece na vida real com pessoas que, passando por situações difíceis, decidem dedicar-se…

Artistas filantropos premiados

O tenor italiano Andrea Bocelli, o arquiteto japonês Shigeru Ban e a cantora, bailarina e atriz do Benim Angélique Kidjo foram distinguidos pelo Fórum Económico Mundial pelo seu trabalho humanitário. A Fundação Andrea Bocelli ajuda pessoas necessitadas por causa de doenças, pobreza e exclusão social. Shigeru Ban projetou refúgios de baixo custo para vítimas de…

Segundo país nuclear em África

O Gana, país da África Ocidental, será o segundo país do continente a produzir energia nuclear. Junta-se à África do Sul. Esta aspiração remonta já à década de 1960. A primeira central nuclear será construída até 2020 e prevê-se que esteja em funcionamento em 2025.

Estamos no Ano da Vida Consagrada

Por decisão do Papa Francisco, estamos a viver o Ano da Vida Consagrada desde 30 de novembro passado até 2 de fevereiro de 2016. Vida consagrada é a vida daqueles homens e daquelas mulheres que consagram a sua existência a Jesus Cristo pelos votos de castidade, pobreza e obediência. Deste modo seguem exclusivamente o Senhor…

Descontaminar

  Aos 29 anos, a jovem cientista Vânia Calisto, da Universidade de Aveiro, já tem algumas histórias para contar, uma descoberta no currículo e uns quantos prémios que atestam o seu valor. O mais recente foi a Medalha de Honra L’Oréal para Mulheres na Ciência, que lhe valeu também 20 mil euros, e que ela,…

O Joãozinho voltou

Respiro de alívio: o Joãozinho voltou para casa. Isto dito assim até parece coisa banal – mas garanto que não é. Assim que o deixo em lugar seguro pego logo no telemóvel e ligo para toda a gente a dar a notícia. Quando digo «toda a gente» quero dizer a minha filha e a minha…

Adolescente do século xxi: Individualista e dependente

O adolescente do século XXI parece estar mais acomodado e menos curioso, mais interessado no seu bem pessoal (mais individualista), porém, menos autónomo (menos independente). Todavia, não deixou de ser criativo e de ter interesse pela transformação da sociedade   As ciências sociais que estudam a personalidade e o estilo de vida das pessoas têm…

Caridade só porque sim

Ouve-se dizer muitas vezes: «Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti», e menos: «Faz aos outros o que gostarias que te fizessem». Contudo, é nisto que se baseia a caridade.   Aproveitando o tempo da Quaresma, Matilde propõe-se tratar o tema da caridade com os seus alunos da catequese….

O valor da tolerância

Os atos terroristas em França, na Nigéria, no Médio Oriente… por fundamentalistas islâmicos foram de uma barbaridade extrema e deixaram-nos em estado de choque. Assistimos a um crescendo da intolerância.   A intolerância é um mal que se torna terreno fértil para a violência, o terrorismo, a xenofobia, a homofobia, o fundamentalismo religioso, entre outros……

Viver num corpo robusto

Carla de Sousa, mais conhecida por Kaluxa, nasceu a 19 de maio de 1971, em Lisboa. Sócia gerente numa empresa na área de saúde há dezanove anos, é autora de duas obras literárias: Os Três Eus e Diário de Uma Gorda, que irão ter uma nova edição pela Chiado Editora brevemente. Ela não tem uma…

Teatro: A verdadeira Páscoa

O teatro é uma arte mágica: os atores dão vida a ideias que querem transmitir. A Quaresma e a Páscoa são etapas da vida da Igreja ricas em mensagens. E como a fé cristã é uma mensagem que se transmite de geração em geração, é muito oportuno organizar um teatro na paróquia, levado à cena…

Aipo

Origem Conhecido também pelos nomes salsa-do-monte, aipo-dos-charcos, aipo-inculto, aipo-rábano e aipo-silvestre, é originário do Sul da Europa. Há quatro variedades: verde (as mais fáceis de cultivar); amarela; branca e violeta.   Curiosidades Esta planta de sabor picante e ligeiramente ácido já era conhecida na Antiguidade pelos egípcios – usavam-no no culto dos mortos – e…

Esboço do Paraíso

Três amigos concluem os seus estudos e decidem percorrer o mundo à procura daquilo que existe de mais belo. Passado um ano, encontraram-se de novo. O primeiro diz: – Atravessei mares e desertos, visitei grandes cidades. Vi muitas coisas belas, mas a melhor de todas, que trouxe, foi esta pedra preciosa, de valor inestimável. É…

Net@udacia

www.timeanddate.com Tema: Saber do tempo Se precisa de saber quantos dias falta para uma data específica ou há quanto aconteceu algo em qualquer ponto do passado, podes fazer aqui os cálculos. Vê, também, a hora exata pelo mundo, o tempo, as fases da Lua, calendário, datas de eclipses.     http://copypastecharacter.com Tema: Caracteres especiais Este…

Cassetes e peras

Jogos linguísticos «Inclinou-se e escolheu uma K7: — Gostas de Joni Mitchell?» (Luís T. Rodrigues. Lisboa: Editorial Caminho, Coleção «O Campo da Palavra», 1989, p. 133). Nota: Houve uma altura — aí por volta das décadas de 1970 e 1980 — em que esta forma de escrever a palavra «cassete» era comum. E sabem que nome…

Acelerar sobre duas rodas

  Ainda sem resultados tão espetaculares, as motos de velocidade procuram campeões em Portugal com o apoio e incentivo do melhor piloto nacional, um jovem que completou 20 anos a 4 de janeiro. Miguel Oliveira, profissional que compete ao mais alto nível no Campeonato do Mundo de MotoGP, na classe Moto3, é o patrono da…

Islândia

Liguem-se pelo YouTube ou ponham um CD. Ao som da islandesa Björk, venham comigo até este país fascinante.   Deito-me na cama e ponho um CD da islandesa Björk, uma das minhas intérpretes favoritas, a tocar na aparelhagem. Fecho os olhos e aprecio as melodias inigualáveis da sua autoria. Quando as oiço, viajo mentalmente até…

Gestos que curam feridas

Angélique  é pequena de estatura, mas possui um sorriso que não lhe cabe no rosto e também um coração e uma fé do tamanho do mundo.   A irmã Angélique Namaika, de 46 anos, escuta uma jovem deslocada. É uma das mais de 2000 mulheres vítimas dos horrores da guerra que aflige a República Democrática…

Mudança e tempo

O mês de março é o mais ecológico do ano. Contém o Dia da Árvore e marca o início da primavera. O tempo melhora, de modo que nos sentimos convidados a sair, fazer piqueniques, passear ao ar livre, num parque, num jardim, até mesmo, quem sabe, na praia. Simultaneamente, a Natureza parece embelezar-se para receber…

Leituras para o mês de Março

O AMIGO QUE PROCURAS E se Jesus Cristo te contasse a Sua vida na primeira pessoa, desde o nascimento até à ressurreição? Essa é a intenção da autora, que, desta forma, quer levar os leitores a encontrar em Jesus um grande amigo, ou seja, o amigo que todas as crianças procuram.   Autor: Maria Stella…

Caça ao tesouro na Bíblia: Paixão de Cristo

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas, ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas. No fim, participa no concurso.   1 – Mt 21, 1-10: No Domingo de Ramos, para que cidade se dirigiu Jesus? a) Jericó b) Jerusalém c) Emaús   2 – Mt 21, 1-10: Quantas pessoas…

Para rir

Beijo mortal O professor explica aos alunos que as doenças podem ser transmitidas por animais e aconselha a não beijarem os bichos, principalmente os gatos. – Quem aqui pode dar um exemplo? – A minha vizinha beijava o cachorrinho dela – diz um menino. – E na boca! – E que lhe aconteceu? – A…

Aeroportos curiosos

Assinala a resposta correta entre as três sugestões apresentadas acerca de uma curiosidade destes aeroportos.   1 – Aeroporto Princesa Juliana a) Pista é na areia da praia b) Pista cruza avenida c) Aviões a 10 metros das cabeças   2 – Aeroporto de Gibraltar a) Pista cruza avenida b) Metade espanhol, metade inglês c)…