Efeitos da fome no rosto

Com o tema «A vida passa por todos, mas não passa por todos igual», a ONG católica espanhola Manos Unidas (Mãos Unidas) criou a campanha «Efeitos da pobreza». O objetivo é mostrar o envelhecimento precoce e a deterioração sentidos na pele por mais de 842 milhões de pessoas do mundo inteiro, que enfrentam, diariamente, fome,…

Festival de esculturas em areia

Até abril, o Kuwait acolhe um festival de esculturas em areia cujo tema é «Mil e uma noites». Para montar a Vila de Areia foram necessárias 28 mil toneladas de areia para que os 80 escultores, naturais de 25 países, esculpissem a sua arte.

Caminhar nos céus dos Alpes

Aos 3842 metros de altitude, no ponto mais elevado de Aiguille du Midi, sobre Chamonix e de frente para o monte Branco, nos Alpes Franceses, foi montada uma caixa de vidro que permite aos turistas ter a sensação de andar no ar. Esta varanda-janela recebeu o nome «Um passo no vazio». A impressão é a…

Música ao gosto de cada um

O Spotify é uma aplicação que permite ouvir músicas, em qualquer suporte digital, sem as descarregar. Com a ajuda de sensores que recolhem informações acerca do movimento do corpo dos utilizadores, do ritmo cardíaco e até dos ciclos de sono, colocados nos aparelhos, vai sugerir músicas de acordo com o estado da pessoa: mais calmas…

Jejum ocasional é melhor

Fazer jejum de forma ocasional pode ser mais eficiente do que submeter-se a uma dieta regular, concluiu um estudo da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América. Esse jejum pode consistir em ingerir metade das calorias de uma dieta normal cinco dias por mês. Os resultados são emagrecimento entre dois e quatro…

Segundo canal rasga América

A Nicarágua poderá ser cortada ao meio para a construção de um canal que unirá os oceanos Pacífico e Atlântico, e que rivalizará com o canal do Pananá nas rotas mundiais do comércio marítimo. O projeto foi entregue ao grupo chinês HNKD. O estreito terá perto de 286 quilómetros de extensão. As obras terão um…

Vulcão eternizou ecossistema

Há 130 ou 120 milhões de anos, dinossauros, mamíferos, aves primitivas e lagartos partilhavam uma paisagem de lagos e florestas de coníferas, rodeada de vulcões, em Yixian e Jiufotang, na província de Liaoning, no nordeste da China. Um vulcão surpreendeu-os e transformou a zona numa mina abundante de fósseis excecionalmente bem conservados, é a tese…

Geração perdida na Síria

Corre nas redes sociais, desde 2012, um videoclipe com crianças sírias a cantarem uma canção em árabe, com uma das intérpretes a verter lágrimas e a perguntar que mal fizeram para estarem a sofrer tanto. É uma cena comovente. As crianças cantoras pedem ajuda e denunciam o esquecimento de que foram objeto por parte de…

Visita ao palácio imperial

O palácio imperial do Japão vai ser aberto ao público, pela primeira vez, em maio próximo. Todavia, a visita será limitada a 50 pessoas. As portas abrirão de novo em outubro. Atualmente, só a família imperial e um número muito limitado de funcionários têm acesso ao interior do palácio.

Inseto mata palmeiras

O escaravelho-vermelho mede pouco mais de três centímetros, tem pintinhas e um apetite devorador. Chegou a Portugal (ao Algarve) vindo da Polinésia, passando pelo norte de África. Desde 2007, e só em Lisboa, já matou mais de 500 palmeiras. Ele alimenta-se dos tecidos tenros da árvore. Quando afeta os tecidos que produzem as folhas, estes…

Novos assinantes

Entre 1 de outubro de 2013 e 31 de janeiro de 2014, a Audácia promoveu a campanha anual de angariação de novos assinantes. Pedia-se aos leitores que enviassem o nome e morada completa de colegas e amigos interessados em receber a revista. Foram apresentados 15 interessados. Estes receberam um exemplar grátis da Audácia. E quem…

Muitos, gordos e problemáticos

A vida é cada vez mais difícil para os elefantes da Índia. Segundo o ministro do Ambiente indiano, existem cerca de 26 mil elefantes em estado selvagem no seu país e vários milhares partilham o espaço das cidades com as populações. Estas, porém, queixam-se de que os paquidermes lhes causam incómodos: destroem campos de cultivo…

Cão escalou o Monte Evereste

Rupee, um cão rafeiro da Índia, foi resgatado de uma lixeira por Joanne Lefson, alpinista natural da África do Sul. Tinha oito meses na altura. Ela tinha planeado subir o monte Evereste com o seu cão Óscar, com o qual viajava pelo mundo. Como este morreu em janeiro de 2013, levou consigo Ruppe, que, assim,…

Avisos da Administração

Estimados assinantes e amigos A colaboração entre a administração e os assinantes é indispensável para facilitar o nosso trabalho e evitar eventuais mal-entendidos por falta de uma correta informação. Eis algumas indicações úteis. * Sempre que nos escreve indique a sua identificação: número de assinante ou nome e endereço completos. * Pagamentos por vale postal:…

Sugestão: Amealhar bons momentos

A ideia é simples: arranjar um frasco vazio. Escrever, diariamente, pepelinhos com pequenas notas do bom que vamos vivendo. Na última noite do ano, esvaziar o frasco e relembrar a quantidade de coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Quem já fez a experiência ou vai fazê-la, pode partilhar através do endereço de correio…

Sois o meu povo

Antes de mais nada, o missionário é uma pessoa que, em liberdade, descobre o amor que Deus tem a ele e a toda a humanidade. Esta experiência alegre e libertadora ajuda-o a compreender que falar de Jesus é, antes de tudo, ir onde o povo está e caminhar com ele para compreender as dúvidas, inquietações,…

O inventor do «espanta-leões»

Com pedaços de lixo e muito engenho, Richard Turere mudou a vida da sua comunidade.

Ação Caritas: Alimento para todos

Há na Terra condições para alimentar toda a sua população. Todavia, cerca de 850 milhões de pessoas padecem o flagelo da fome. É um escândalo – como o classifica o Papa Francisco – que não podemos continuar a fingir não ver.

A felicidade vem de dentro

Ser feliz é o desejo mais profundo do coração humano. Vivemos numa sociedade que busca e valoriza desenfreadamente a felicidade. Mas o que é a felicidade? O que é realmente ser feliz? Onde é que o ser humano está a procurar a felicidade?

Sono: um amigo para a noite

A quantidade e a qualidade do sono são questões às quais se vai prestando menos atenção depois da infância. No entanto, quando insuficientes podem acarretar consequências mais ou menos gravosas.

Pai e profeta

Aos 26 anos, pouco depois de ser ordenado padre, Daniel Comboni parte para a sua primeira viagem a África. Depois, bastaram-lhe poucos anos em terras africanas para se tornar uma das personalidades mais marcantes e originais do seu tempo.

Bolota

O sobreiro – que dá bolotas – foi declarado árvore nacional de Portugal a 22 de dezembro de 2012.

O cavalo animado

Cavalo animado

Botânica

Por ocasião do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, confere os teus conhecimentos.  1 – O 1.o Dia da Árvore foi a: a) 10 de abril de 1872 b) 21 de setembro c) 21 de março de 1970   2 – O mentor deste dia foi: a) Greenpeace b) Julius Sterling Morton c) Fundo…

Tirar o gato morto do caminho

Certo dia, durante o Caminho de Santiago, fui dar com um espetáculo repugnante: um gato atropelado jazia, com os seus restos mortais, exatamente no sítio em que os peregrinos deviam passar. Tratava-se de uma passagem estreita. Não dava para desviar, evitar, contornar. Chegou a minha vez. Enchi-me de coragem e lá passei a perna por…

Netaudácia

www.europeanbestdestinations.org Tema: Melhor destino europeu Todos os anos, a European Best Destination organiza uma votação na Internet para eleger os melhores destinos turísticos na Europa. São selecionadas 20 cidades e uma será premiada como a primeira escolha.   https://lastpass.com Tema: Gestor de palavra-passe Este aplicativo torna a navegação na Internet mais fácil e segura. É…

Só hífen: Não o puseram e era necessário!

«Foram-lhe transmitidas pelo braço direito de Perot, Merv Stauffer, que assumia as funções de intermediário entre Simons e a equipa de resgate, agora dispersa» (O Voo das Águias, Ken Follett. Tradução de Isabel Nunes e Helena Sobral. Queluz de Baixo: Editorial Presença, 2013, 3.a ed., p. 269). Regra: À pessoa que se dedica ao serviço…

Atletas de Cristo dão o exemplo

Os catletas são atletas ao serviço dos outros através do seu exemplo.

Fóssil Vivo

A comemoração do Dia da Árvore e da Floresta oferece-me a ocasião de lhes apresentar uma senhora muito respeitada no Reino Vegetal: a Ginkgo biloba, um autêntico fóssil vivo.

Uma creche especial

Na Terra Santa, há uma creche onde convivem crianças palestinas e israelitas. O missionário comboniano Ismael Pinon conta o que viu quando visitou o lugar.

O mordomo

Alguns europeus são muito críticos relativamente aos Estados Unidos da América. Trata-se de algo eventualmente inevitável, para um país que se tornou a grande potência do século passado e, nessa qualidade, vestindo-se de guardião da liberdade, encetou vários conflitos pelo mundo. É verdade que a política internacional norte-americana nem sempre visa os fins que constam…

Leituras

APRENDER A VIVER A SEXUALIDADE Dirigido aos jovens dos 15 aos 25 anos, expõe a mensagem da Igreja Católica em matéria de sexualidade. Como metodologia sugere aos educadores: «Deem um ou dois capítulos a ler aos adolescentes, depois conversem com eles acerca dos mesmos.»  Autor: Eric de Beukelaer Editor: Paulinas Rua Francisco Salgado Zenha, 11…

Guerra na Síria: Sofrimentos indescritíveis

A guerra na Síria dura há três anos. Já matou mais de cem mil pessoas. Dos 22 milhões de sírios, quase sete milhões são deslocados internos, fugitivos das cidades e localidades sob bombardeamentos e disparos.