Mães, ternura de Deus

  Na capa deste mês podes observar três gerações de mulheres africanas: avó, mãe e filha. Caminham juntas e, com carinho e dedicação, apoiam-se mutuamente. Queremos recordar, assim, que maio é um mês especial: mês das mães. Damos graças pela mãe que escolheu para nos gerar, criar, educar, proteger e amar. Ela é o rosto…

Restam três rinocerontes brancos

Mais uma espécie em vias de extinção. Restam três exemplares de rinocerontes-brancos, duas fêmeas e um macho, todos de idade avançada. Vivem vigiados numa reserva ambiental em Ol Pejeta, no Quénia. Subsistiam quatro exemplares, mas um morreu em novembro de 2015. Era uma fêmea, chamada Nola. Tinha 41 anos. Estava num jardim zoológico em San…

O fim dos maiores primatas

O gorila-de-grauer é o maior primata do mundo. Os machos podem atingir os 200 quilos de peso e 1,7 metros de altura. Tem corpo compacto, mãos grandes e focinho curto. Vive no leste da República Democrática do Congo. Em menos de duas décadas, o número de gorilas-de-grauer passou de 17 000 para 3800. Uma das…

Mar pode alimentar o mundo

Há uma zona nos mares, entre os 200 e os mil metros de profundidade (chamada zona mesopelágica), que «pode alimentar o mundo», mas «cuja exploração deve ser cautelosa», refere um estudo publicado na revista Frontiers in Marine Science. «Há 200 vezes mais peixe do que todos os frangos que existem hoje no mundo», diz a…

A primeira marreta afegã

No Afeganistão, a série infantil Rua Sésamo acaba de receber mais uma personagem. Chama-se Zari (significa «reluzente»). É uma menina ativa e curiosa. Tem cabelo colorido, usa véu e quer ser médica. A primeira boneca afegã quer abrir horizontes às crianças deste país da Ásia. Dá ênfase aos direitos das mulheres e ensina o valor…

Anel ajuda invisuais a ler

O FingerReader é um aparelho em forma de anel que se coloca no dedo e ajuda os invisuais a ler. Digitaliza os textos e converte para áudio as palavras escritas. Também faz a tradução do texto e adiciona informações úteis, como a indicação de fim de uma linha e começo da nova. O equipamento foi…

Retratos da beleza feminina

O Atlas of Beauty é um projeto de Mihaela Noroc, uma fotógrafa da Roménia, que, desde 2013, viaja pelo mundo para retratar mulheres de diferentes culturas. Com a sua lente, Mihaela já visitou 45 países dos cinco continentes. O seu plano é mostrar  a diversidade da beleza feminina do nosso planeta. «Já fotografei exemplos de…

Plano climático apoiado

Em dezembro de 2015, os delegados de 195 países chegaram a um acordo, que estabelece a meta de limitar o aquecimento global a dois graus Celsius em relação aos níveis pré-industriais. Atualmente, mais de 120 países já declararam a intenção de assinar o documento, conhecido como Acordo de Paris.

Educadora da paz

A professora Hanan Al Hroub dá aulas na escola de ensino médio Samiha Khalil, na Palestina. Os seus alunos têm entre 6 e 10 anos. Ela dedica a sua vida a protegê-los do círculo vicioso da violência vivida na região e a superarem episódios traumáticos que sofreram ou a que assistiram. O conflito que opõe…

Comer bem dá saúde

Ajudar os mais novos a perceberem a importância da alimentação na sua saúde é o objetivo da campanha Comer bem dá Saúde, que a Liga Portuguesa contra o Cancro leva a cabo pelo terceiro ano consecutivo. «Tal como fumar, a obesidade deve ser considerada um dos maiores indutores de cancro atualmente», avisa a Sociedade Americana…

Reinventar a palavra «vizinho»

É muito tarde, ao certo nem sei bem que horas serão, sei apenas que é muito tarde porque a rua está tranquila e sem barulhos, e os meus dedos estão dormentes de tanto teclarem. Abro a janela e o ar fresco anima-me, vão ser precisas ainda umas horas valentes de trabalho, por isso aproveito estes…

No fim, comem-se as colheres

A receita é simples. Junte-se uma mistura de farinha, feita de grãos de milho-miúdo, de arroz e de trigo, água e sabores – doce ou picante, consoante o resultado pretendido –, e já está. É um bolo? Uma massa rápida para pastéis? Pão? Nada disso. Estes são os talheres comestíveis inventados pelo químico indiano Narayana…

Associação Bué Fixe

A Associação Bué Fixe nasceu em São Tomé e Príncipe, por um grupo de jovens. O seu objetivo é sensibilizar, informar e educar os jovens por meio dos jovens, acerca das IST/VIH/Sida.   A Bué Fixe começou por ser uma revista dirigida aos jovens, com temas do seu interesse, desde notícias sobre futebol, música, entre…

Aves que nunca voaram

Que características associam às aves? Possivelmente a sua capacidade de voo, o canto inebriante e as asas repletas de penas. Mas fiquem a saber que, entre as dez mil espécies de aves que habitam o nosso planeta, existe um grupo particular que não é capaz de levantar voo, cujas asas têm mais penugem do que…

Refugiados para a vitória

O COI esforça-se para que nenhum atleta seja impedido de competir por razões políticas.   Quando faltam três meses para os Jogos Olímpicos, este megaevento começa a estar na ordem do dia. A primeira edição na América do Sul será acolhida pela brasileira cidade maravilhosa do Rio de Janeiro que, um século depois, vai fazer…

Corrigir(-se)

No contexto das catequeses sobre as Obras de Misericórdia, surge agora uma: corrigir os que erram – que não é muito simples de tratar, pela resistência natural de toda a gente de ser apontada, emendada.   Matilde começa, provocando: – Quando fazem alguma coisa de que os vossos pais não gostam, como reagem eles? –…

Oito gestos quotidianos para semear solidariedade

No Evangelho, Jesus diz: «Brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu» (Mt 5, 16).   1 – Desenvolve o sentimento de que precisamos uns dos outros, e de que temos responsabilidades pelo bem dos próximos e dos que vivem…

Índia

Como uma bola de ténis de mesa que passa de um lado para o outro, assim nós, indagando as maravilhas do mundo, passamos de uma parte à outra da Terra. No mês passado, ficámos encantados com a beleza das ruínas da cidade de Machu Picchu, no Peru. Este mês, vamos até ao Extremo Oriente para…

Encontro com a história e a etimologia

«De encontro a/ao encontro de» Com a baixa do preço do petróleo, o pobre Qatar já não tem dinheiro para construir os hotéis necessários – ou pelo menos pedidos pela FIFA – para o Mundial de 2022, e por isso quer agora instalar milhares de adeptos de futebol em tendas beduínas. A notícia é da…

Assistir os enfermos

Ir ver o doente significa escutá-lo, encontrar-se com ele, reavivar-lhe a confiança.   A doença é própria da condição humana e mostra o nosso lado mais frágil, os nossos limites e incapacidades. A doença, a vida e a morte são conceitos que aparecem unidos e que nos convidam a refletir sobre o passado, o presente…

A que horas ela volta?

Maio é o mês da mãe. O filme «Que horas ela volta?» é um dos melhores que vi nos últimos anos; não poderia vir mais a propósito. Val é a protagonista. A sua condição não lhe permitia – cria ela – outro remédio que não fosse zarpar. De um lado, a pobreza; de outro, um…

Nêspera

  A nespereira é originária do sudeste da China. O seu fruto tem sabor doce e picante.   Curiosidades Na China, só a realeza podia comer nêsperas. No folclore popular, acreditava-se que, ao caírem nos rios, elas davam força ao peixe koi – uma espécie de carpa –, para subir cascatas e transformar-se em dragão….

Caça ao tesouro na Bíblia: O Reino de Deus

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas. No fim, participa no concurso.   1 – Mt 3: Quem pregava «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus»? a) Pedro b) João Baptista c) André   2 – Mt 5: Destas afirmações, qual…

Anedotas

Na loja A vendedora diz à cliente: – Desculpa-me, menina, mas o teu dinheiro está um pouco húmido. – É que o meu irmão chorou quando mo deu.   No hospital Um doente olha com espanto a refeição que lhe servem de acordo com as instruções médicas. Depois de comer três colheres de sopa, três…

Porque nos arrepiamos?

Os arrepios estão ligados a emoções fortes.   Definição O arrepio – também chamado calafrio inexplicável ou pele de galinha – pode manifestar-se como se uma força invisível afetasse o corpo e o faz ter espasmos. Em geral, é uma defesa do corpo a algo considerado perigoso ou nocivo. É uma herança dos antepassados de…

Leituras para o mês de maio

ORA VÊ A ideia começou no Facebook e acabou em livro. Miguel Cardoso, fotógrafo, fez as fotos. O padre Rui Santiago associou-lhe orações espontâneas. Agora, oferecem aos leitores cinquenta e duas orações para as cinquenta e duas semanas do ano. Autor: Rui Santiago e Miguel Cardoso Editor: Ora Vê – Apartado 185 2130-999 BENAVENTE www.orave.eu…

Deus no mundo virtual

As gerações jovens de hoje – que nasceram depois do ano 2000 – crescem num mundo digital. São, até, chamadas Geração da Internet – ou Geração Y. Crescem com a tecnologia e usam-na desde a primeira infância. São as primeiras gerações verdadeiramente globalizadas, graças a essas novas tecnologias. Estão familiarizadas com os dispositivos móveis e…

O coelho e o cachorro

Era uma vez dois vizinhos. Um comprou um coelhinho para os seus filhos. O outro comprou uma cria de pastor-alemão para os dele. – O seu cão vai comer o nosso coelho. – O meu pastor-alemão e o seu coelho vão crescer juntos, serão amigos. E o tempo provou que o dono do cachorro tinha…