Importância da família

Maio é um mês com duas datas relacionadas com a família: logo no primeiro domingo, temos o Dia da Mãe, e depois, a 15, o Dia Internacional da Família. Há agora uma proposta para acrescentar outra comemoração neste mês em relação com a família: a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas quer instituir o Dia Mundial…

Proposta mundial: Que 31 de maio seja Dia dos Irmãos

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) quer instituir o Dia dos Irmãos, a ser celebrado mundialmente a 31 de maio. A criação do Dia dos Irmãos «é importante para chamar a atenção para os vínculos familiares de longa duração, que comportam afetividade, memórias, partilha, tolerância. […] Os irmãos são a relação mais longa da…

Corações sem fronteiras

Clarisse Costa, aluna do 3.o ano do Curso Técnico de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Aveiro, teve uma ideia inspiradora: convidou os escuteiros de Vagos a escrever cartas aos idosos da Santa Casa da Misericórdia da mesma vila. Desde então, aqueles «avós» trocam semanalmente cartas com os seus «netos». A ideia de Clarisse ao…

Net@udacia

http://movimento2020.org Tema: Vinte desafios O Movimento 2020 é um projeto da Associação Portuguesa de Dietistas, com o objetivo de promover e pôr em prática as boas práticas no que respeita à saúde alimentar e hábitos de vida saudável. Sugere 20 desafios a atingir nos próximos cinco anos.   http://mariacapaz.pt Tema: Falar do feminino Maria Capaz…

Quanto mais dás, mais recebes

«O verdadeiro amor não se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem», escreveu Saint-Exupéry. A Irmã Paciencia Melgar, da Guiné Equatorial, velou pelos doentes de ébola na Libéria até pôr em risco a própria vida. A Irmã Paciencia Melgar é enfermeira desde 1996. Depois de se formar no seu país, e após sete anos…

Olfato: Meter o nariz

O olfato é um dos cinco sentidos. As células, situadas no topo da cavidade nasal, formam 400 recetores olfativos. Captam as moléculas aromáticas presentes no ar, que, por sua vez, as estimulam. Podem detetar até um bilião de aromas. As ditas células enviam impulsos nervosos ao cérebro, produzindo-se, então, as sensações olfativas. Quanto maior for…

Maio, querido mês de maio

Maio nunca foi, para mim, um mês igual aos outros. E estas coisas entram em nós muito cedo, e não há nada a fazer. Pensando bem – tirando os meses de junho, julho e agosto, que se juntam naquela palavra maravilhosa e única que é «verão» (na minha infância juntava-se-lhes outra igualmente mágica que era…

O rapaz e o preconceito

A cabine telefónica está temporariamente fora de serviço. Zangado, o rapaz dá um pontapé na porta. Gosta de ouvir o barulho que provoca. Chove a cântaros. Volta a montar na bicicleta e vai à procura da cabine mais próxima. Está alguém lá dentro. Vê que é um imigrante. Dá-lhe mais dois minutos e depois bate…

Um livro, bicharada e não só

Este livro é um guia para conhecer a Natureza. É só folhear e partir à descoberta. Era uma vez duas biólogas e um ilustrador que decidiram pôr em livro o seu amor à observação das plantas, das aves e de outros animais e que acabaram por ganhar, em Itália, um prémio de literatura para crianças….

Cestos dourados em África

Estrelas da NBA atuarão em Joanesburgo. Lucros irão para a caridade. Pela primeira vez na História, a liga profissional de basquetebol norte-americana (NBA) fará um jogo de exibição da pré-temporada em África. Em agosto, Joanesburgo (África do Sul) receberá estrelas da mais importante competição de basquetebol do mundo, uma das mais bem-sucedidas ligas desportivas do…

Beija-flor

Saudações, amantes da Natureza! Daqui fala o beija-flor, colibri ou pássaro-mosca, um pequeno e incansável jardineiro, de características inigualáveis! Sou um pássaro colorido de pequenas dimensões, não muito maior que um besouro, com lindas penas iridescentes, cujas cores mudam consoante a incidência da luz. Ao imaginarem-me, devem-se lembrar imediatamente do meu bico longo e fino,…

Algumas confusões persistentes

Derivado de  Devido a «A enfermeira anunciou-lhe que derivado à esponja esburacada a barriga cresce e ele a esmurrar o tórax, vitorioso — Ainda está lisinha» (Quinto Livro de Crónicas, António Lobo Antunes. Alfragide: Publicações D. Quixote, 2013, p. 195). Está errado. Existe, decerto, mas escrita desta forma: derivado de, isto é, «proveniente de, com…

Gestos de gratidão

Num tempo em que vigora uma exagerada cultura do eu, Matilde decide lançar o tema da gratidão, em jeito de antídoto salvífico deste mal tão aceite como generalizado. As crianças vão crescendo centradas apenas em si próprias, mesmo depois da idade em que o devem fazer; os exemplos dos pais e educadores nem sempre são…

O valor da fidelidade

Os tempos modernos expõem-nos a diversas circunstâncias nas quais é constantemente posta à prova a nossa capacidade de sermos fiéis. Ser fiel nos dias de hoje não é tarefa fácil, sobretudo num mundo sempre em constante mudança que faz com que as nossas escolhas e compromissos também sofram pressão para mudar. Vive-se intensamente o momento…

O padre das prisões

Há cerca de um ano, a Tela Encantada relembrou um grande filme: Dead Man Walking («A última caminhada», na versão portuguesa). Se bem se lembram, trata a história da relação entre um condenado à morte por um duplo homicídio e uma freira que se interessa pelo seu caso e decide ajudá-lo, quer prestando-lhe apoio espiritual,…

A oração produz comunhão

O Irmão Roger nasceu há cem anos, a 12 de maio de 1915. Em 1940, fundou a comunidade de Taizé. Entrevistámos o Irmão David, prior depois da sua morte em 2005. A comunidade de Taizé nasceu do desejo do Ir. Roger de ter um lugar onde acolher como irmão cada pessoa, cada peregrino, cada jovem….

Beringela

Origens Há relatos do século v que referem o cultivo da beringela na China. Para os historiadores, o sudeste da Ásia – concretamente, a Índia – será o local natural deste legume, pela grande variedade de espécies encontradas ali. O seu nome em português poderá ter origem na palavra árabe bâdinjâna, por intermédio do espanhol…

Leituras para o mês de maio

A HISTÓRIA DE CATHERINE A pequena Catherine usa óculos, como o pai, e, tal como a mãe, gostaria de ser bailarina. Todavia, ao contrário do pai, que leva uma vida desleal, ela usa os óculos como metáfora: com eles, vê as coisas como são; sem eles, sonha. E a mãe dela migrou à procura do…

Ciclovia ligará 43 países

Em 2020, a Europa terá uma ciclovia de setenta mil quilómetros que ligará 43 países. A EuroVelo será uma rede formada por 14 rotas. Cada uma destas rotas terá um nome relacionado com a paisagem e as histórias encontradas no trajeto. De Portugal partirá uma ciclovia de 8168 quilómetros – chamada Rota da Costa Atlântica…

O Douro é o sétimo mais bonito

O rio Douro, que nasce na serra de Urbión, no norte de Espanha, atravessa o norte de Portugal e desagua no Porto, é o sétimo rio mais bonito do mundo, diz o jornal britânico The Telegraph. Ele é o único rio português a figurar na lista com os 14 rios mais bonitos do mundo, entre…

As mães mais jovens da história

Há meninas cuja puberdade é precoce, tornando-se capazes de reprodução sexual muito cedo, quando geralmente se inicia aos 10 ou 11 anos. O início da puberdade das meninas chama-se menarca. Lina Medina, uma menina do Peru, na América do Sul, é a mais jovem mãe a dar à luz. Em 1939, tinha ela 5 anos…

Presença feminina no vaticano

No ano 2000, trabalhavam no Estado da Cidade do Vaticano 195 mulheres. Atualmente, as funcionárias são 371. Trabalham na farmácia, no supermercado, na cantina, na Rádio Vaticana e nos organismos da Santa Sé que administram a Igreja. A 1 de fevereiro de 1915, a italiana Anna Pezzoli tornou-se a primeira funcionária no Vaticano, ao serviço…

Cidade ótima para morar

Viena, capital da Áustria, é a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo, diz um estudo da empresa de consultoria britânica Mercer. Foi examinado o ambiente político, as condições médicas e de saúde, o padrão das escolas e da educação, a situação dos serviços básicos e do transporte público, as opções de lazer,…

Hoje é mais caro vacinar

Em 2001, um pacote de vacinas que protegia as crianças contra seis doenças custava 57 cêntimos; atualmente, apesar de protegerem contra 12 doenças, custam cerca de 40 euros, revelam os Médicos Sem Fronteiras, que denunciam a ganância das farmacêuticas.

Caça ao tesouro na Bíblia: Ressurreição de Jesus

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere a citação Mt 27 e Mt 28, ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas. 1 – Quem sepultou Jesus? a) São João b) Os familiares c) José de Arimateia   2 – A quem foi pedido o corpo de Jesus para ser sepultado? a) A…

Para rir

Homilias – Cada vez que na missa escuto o padre na homilia, pratico as três virtudes. – Explica-te melhor. – Nos primeiros 5 minutos, pratico a fé. Depois, a esperança de que ele termine. Passado 10 minutos, pratico a caridade de o ouvir.   Na escola – Toninho, sabes qual é a coisa mais velha…

Museus

1 – O mais visitado do mundo a) MoMA (EUA) b) Museu de Xangai (China) c) Louvre (Paris)   2 – O mais visitado na Europa a) Vaticano b) História Natural (Londres) c) Louvre (Paris)   3 – O mais visitado em África a) Museu do Apartheid (A. do Sul) b) Luxor (Egito) c) Museu…