Comida para todos

Uma das grandes injustiças do mundo atual é a fome de que padecem 840 milhões de pessoas. Os especialistas dizem existir suficientes alimentos para os sete mil milhões de habitantes do nosso planeta. Basta uma observação simples de um facto com o qual todos nós convivemos: a abundância de comida em festas, restaurantes e outros…

Expo Milão 2015: Alimentar o planeta, energia para a vida

Começou a 1 de maio e decorre até 31 de outubro. O presente e o futuro da alimentação são apresentados pelos pavilhões dos 144 países dos cinco continentes ali presentes. Portugal não se faz representar. O tema da Expo Milão 2015 é «Nutrir o Planeta, Energia para a Vida». Tradição, criatividade e inovação são as…

Escolas no deserto

Este ano, 2015, cumprem-se 40 anos da ocupação do território do Sara Ocidental por parte de Marrocos. Desde então, cerca de 180 mil saráuis vivem como refugiados. Em Dajla, também conhecida como Villa Cisneros, uma cidade com 85 mil habitantes, há um acampamento (em árabe diz-se wilaya) de saráuis. Pensando nestas pessoas e, em especial,…

Net@udácia

www.meloteca.com Tema: Mundo da música Meloteca é a junção da palavra «melodia» e a palavra «biblioteca». Mas é muito mais do que isso o que se pode encontrar neste sítio. Entre as 16 entradas, apresenta, por exemplo, o Campo da Música, em Avintes, um jardim onde se convive com os instrumentos.   http://wordmap.co/ Tema: Mapa…

Tato: Paz às tuas unhas

O vício ou mania de roer as unhas chama-se onicofagia. No fundo, é uma forma de libertar a ansiedade. E não são apenas as unhas das mãos as contempladas; há quem “ataque” também as dos pés… Trata-se de um tique muito comum e um dos hábitos mais difíceis de abandonar. Afeta tanto homens como mulheres,…

O que fica por dizer

Todos nós sabemos como, às vezes, é difícil dizer em voz alta coisas que até tínhamos vontade de contar aos outros.   Falar, de olhos nos olhos, custa. Nem sempre as palavras saem ou, quando saem, parecem-nos estranhas, como se não tivéssemos sido nós a pronunciá-las. E há assim uma espécie de vergonha por termos…

Salvo pela gentileza

João trabalhava numa fábrica de distribuição de carne. Um dia, quando terminou o seu horário de trabalho, foi a um dos frigoríficos para inspecionar algo, mas num momento de azar a porta fechou-se e ele ficou trancado lá dentro. Ainda que tenha gritado e batido na porta com todas as suas forças, jamais poderiam ouvi-lo….

Evitar testes em animais

Três investigadores portugueses estudam modos de acabar com a experimentação em animais para a indústria cosmética.   Durante seis anos, Teresa Cruz Rosete, Bruno Neves e Susana Rosa andaram às voltas com a ideia de criar um teste que fosse fácil, rápido e barato para avaliar a possibilidade de produtos para a cosmética causarem alergias…

Quantos mais golos, melhor

O Papa Francisco vai ter a satisfação de ver o futebol (uma das suas paixões) contribuir para o projeto Scholas Occurrentes, nascido de iniciativas semelhantes no Arcebispado de Buenos Aires quando ele ainda era o cardeal Bergoglio. A partir do dia 11 deste mês, o papa será um dos adeptos que mais vibrará com os…

Insetos Fotossintéticos

Olá, leitores curiosos! Já ouviram falar de mim, o afídeo, também conhecido como piolho-da-planta?   Deixem-me que vos conte um pouco mais sobre a minha biologia, que – modéstia à parte – irá revolucionar brevemente os manuais escolares! Faço parte de um grupo de pequenos insetos sugadores de xilema (seiva das plantas constituída por água…

Os finalistas

A contagem decrescente começou. Junho emprestou alguns dos seus dias para o encerramento de mais um ano escolar.   Se para alguns o fim das aulas abre a porta para as tão merecidas férias de verão, outros terão de esperar mais um bocadinho, pois serão os exames a ditar o fim do ano letivo. Seja…

Onde está Jesus?

Em junho, celebra-se o Corpo de Deus. Esta festa móvel nem sempre é bem compreendida nem interiorizado o seu valor. Com o intuito de clarificar os catequizandos, Matilde decide “prolongar” a Páscoa da Ressurreição…   Na catequese do primeiro domingo do mês, propõe a leitura do Evangelho de São João 20, 1-10: «No primeiro dia…

O valor da prevenção

É muito conhecido o ditado que diz mais vale prevenir do que remediar. Certamente até já foi utilizado por alguns de nós. Apesar de muitos o conhecermos, poucos o pomos em prática.   O mais comum entre nós é pormos em prática um ditado que diz depois da casa arrombada trancas à porta. Na prática,…

Dar com critério

O tema deste mês ainda não deu, que eu saiba, um filme. Mas bem podia dar. Quem sabe um documentário ou até um livro. Trata-se de uma questão prática muito interessante e com a qual se confrontam, frequentemente, muitas pessoas. Apresenta-se-nos quando queremos fazer bem a alguém através de outras pessoas. Pensemos na seguinte hipótese:…

Paz é viver juntos

Todos os dias, cerca de 2000 jovens de diferentes etnias, religiões e condição social acorrem ao Centro Juvenil Kamenge, na capital do Burundi, Bujumbura, onde aprendem a conviver em paz.   As histórias macabras costumam produzir uma espécie de fascínio. Desde lugares supostamente enfeitiçados até ao sítio onde morreu alguém famoso, isto atrai. O bairro…

Beterraba

Origens Esta planta teve a sua origem na Europa e no norte da África. Há cinco espécies, diferenciadas pela cor – roxa, encarnada, amarela e branca (sacarina) –, forma e tamanho. O seu nome deriva do francês betterrave, que, por sua vez, tem origem na junção de duas palavras em latim betta («acelga») e rapa…

Leituras para o mês de junho

ORAÇÕES E MENSAGENS PELA PAZ Desde que foi eleito papa em março de 2013, Francisco tem surpreendido o mundo com o seu pensamento fácil de ser compreendido. Por isso mesmo, as suas palavras tornam-se apelos a assumir atitudes de acordo com o Evangelho. Este livro reúne frases inspiradoras.   Autor: Papa Francisco Editor: Bookout Praceta…

Concurso «Pequenos Gigantes»

Conheces adolescentes empenhados em projetos de solidariedade na escola, na paróquia, num grupo ou associação? Dá-os a conhecer através da Audácia! E recebes um prémio.   Destinatários O concurso destina-se a todos os leitores e simpatizantes da Audácia, nacionais e estrangeiros.   Candidaturas Os concorrentes devem entregar os trabalhos nas modalidades que desejarem até 30…

Cremar mortos por ecologia

Na China morrem anualmente dez milhões de pessoas. Uma das principais preocupações do Governo chinês tem sido a de encorajar os cidadãos a cremar os seus mortos ou a enterrar parentes em sepulturas cobertas com árvores recentemente plantadas, porque o país está a ficar, cada vez mais, sem terra para usar como cemitérios. Anualmente, a…

Recorrer a tecnologia milenar

Com nove milhões de habitantes, Lima, capital do Peru, é a segunda metrópole situada numa área de deserto mais populosa do mundo (a maior é o Cairo, no Egito). As fontes de abastecimento de água são os seus três rios principais – o Rimac, o Luri e o Chillón –, que nascem na cordilheira dos…

Melhores cidades para jovens

Nova Iorque é cidade que os jovens preferem nas áreas de música, cinema e moda, diz o Youthful Cities Index: www.youthfulcities.com. Londres foi considerada a melhor em segurança, saúde e viagens. Tóquio é um destino turístico apreciado. A Cidade do México oferece melhores perspetivas de emprego. Teerão é onde é mais barato viver. Dar es…

Igreja de Gelo

Numa montanha remota na Roménia, uma igreja de gelo é abençoada, todos os anos, por padres de várias doutrinas cristãs. A 2000 metros de altitude, católicos, ortodoxos e protestantes ensinam e praticam a tolerância religiosa. A Igreja de Gelo só é acessível por carro e fica a 300 quilómetros a noroeste da capital, Bucareste. A…

Humanos retidos, animais em liberdade

Na Dinamarca está a nascer um jardim zoológico onde os animais passeiam livremente, e os visitantes se escondem para os observar. Vai chamar-se Zootopia e quando abrir ao público em 2019, será o «zoológico mais desenvolvido do mundo», assegura o ateliê dinamarquês BIG que o está a projetar. Num espaço equivalente a 100 campos de…

Hotel de luxo com asas

Um Boeing 757 foi totalmente remodelado para se transformar num hotel de luxo com capacidade para 52 ocupantes. Pertence ao Four Seasons, que quer proporcionar aos seus clientes viagens à volta do mundo, com paragens em vários pontos de interesse… por cerca de 110 mil euros.

Caça ao tesouro na Bíblia: Pastores e ovelhas

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações fornecidas ou pesquisa na tua Bíblia. E assinala a resposta correta entre as três apresentadas. No fim, participa no concurso.   1 – Is 42; Job 42, Ez 42): Em qual destes livros da Bíblia é dito que um homem possuía 14 000 ovelhas? a) Isaías b) Job c)…

Anedotas

Na alfaiataria Pesaroso, o alfaiate comenta com um freguês: – Veja você como os correios deste país estão uma calamidade. Imagine que há uma semana mandei nada menos que 95 faturas a clientes meus e só recebi resposta de dois…   À mesa – Então, Carlitos, porque comes com tanta pressa? Há tantos doces na…

Corpo de Deus

Assinala a resposta correta entre as três sugestões apresentadas.   1 – Corpus Christi («Corpo de Cristo») a) É uma festa católica b) É um ritual satânico c) É uma procissão folclórica   2 – História a) Remonta à Última Ceia b) Começou com o Vaticano II c) Remonta ao século XIII   3 –…

Madre Teresa do Cairo

Maggie Gobran deixou para trás a sua vida como empresária para se dedicar às crianças pobres dos bairros do Cairo, no Egito.   Maggie Gobran nasceu no Egito há 60 anos. Ensina nas periferias da capital, Cairo, há vinte e cinco: «Amem os vossos inimigos. Perdoem. Nunca reneguem a verdade.» Treze dos vinte e um…