Cidadania pro-ativa

  Muitas vezes, queixamo-nos da situação em que vivemos: o lixo que é deitado nas ruas, parques e praias, o barulho dos vizinhos, a poluição dos rios e do mar, o incumprimento das regras de trânsito. Os exemplos podem multiplicar-se. A capa e o tema do mês desta Audácia recordam-nos que todos estamos chamados a…

Orquestra Geração em digressão

  Em julho, outubro, novembro e dezembro, 18 escolas da Orquestra Geração irão atuar de norte a sul de Portugal, e também nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Os concertos, com temas bem conhecidos do reportório clássico, decorrem em 21 centros comerciais da empresa Sonae Sierra. O lançamento deste ciclo de concertos foi a…

Maior ponte transparente

  A China construiu uma ponte suspensa com o piso totalmente feito de vidro que detém dois recordes: 430 metros de comprimento e 300 metros de altura. O tabuleiro reservado a peões tem uma largura de seis metros. Atravessa um desfiladeiro do Parque Natural de Zhangjiajie, na província de Hunan. Os visitantes têm de calçar…

As sete fontes da poluição do ar

  A poluição do ar causa a morte prematura de mais de três milhões de pessoas por ano, no mundo. Micropartículas químicas presentes no ar penetram nos pulmões, dando origem a doenças pulmonares e cardiovasculares. O Instituto Max Planck de Química, em Mainz, na Alemanha, identificou sete fontes daquelas micropartículas: uso de combustíveis fósseis como…

Museu da Bíblia em Washington

  A Bíblia «é o livro de que mais exemplares foram queimados. Durante séculos, muitos tentaram destruí-la, mas continua a ser a obra mais vendida. Tem tido um impacto muito maior que qualquer outra obra de literatura. Muitos leem a Bíblia e ela continua a mudar a vida das pessoas», disse Cary Summers na capital…

Já se fazia vinho na idade do cobre

  A adega mais antiga conhecida foi encontrada numa gruta da Arménia, por uma equipa de arqueólogos, em 2011. Trata-se de uma unidade completa de produção de vinho com 6100 anos. Os equipamentos revelam todo o processo de fabricação e confirmam que na Pré-História já se produziam bebidas alcoólicas. O facto de se encontrar junto…

A história do vestuário

  Vestígios arqueológicos permitem comprovar que os humanos perderam o pelo que cobria o corpo há cerca de um milhão de anos. Os utensílios para cortar tecido mais antigos descobertos datam de há 780 mil anos. Todavia, os humanos só resolveram vestir-se há 170 mil anos, como indiciam piolhos da roupa dessa época. Isso demonstra…

Impressão digital

  Sempre que tocamos num objeto deixamos nele as nossas impressões digitais. Todavia, cientistas americanos da Universidade do Colorado descobriram que cada pessoa tem germes e bactérias únicos, que nos distinguem igualmente uns dos outros. E também ficam em tudo o que tocamos.

Jovens de todo o mundo em Cracóvia

  De 26 a 31 de julho, a cidade de Cracóvia, na Polónia, abre as portas a mais de seiscentas mil pessoas de todo o mundo, a maioria jovens. Convocada pelo Papa Francisco, realiza-se a 31.a edição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), na pátria de São João Paulo II, que, desde o início do…

Perguntas vocacionais

  A vida responde quando lhe fazemos perguntas, como: O quê? Porquê? Para quê? Onde? Quando? Como? Com quem? Quem pede? As respostas indicam o rumo para a existência.   O primeiro passo para estruturares a vida é descobrires as tuas aptidões e paixões. Uma das primeiras perguntas a fazer quando se projeta o futuro…

Cancro do colo do útero

  O cancro do colo do útero é a segunda causa de morte por cancro em mulheres. Sendo considerado um tumor de mulheres jovens, tem um impacto muito grande na vida pessoal da mulher que é vítima. A nível pessoal, interfere com a sua capacidade fértil, bem como com a sua vida afetiva e sexual….

Brincar em conjunto

  Estamos a entrar em tempo de férias. Para quem não as tem – e tem filhos pequenos – é sempre muito complicado. Crianças em casa? Com quem? A fazer o quê? Procuram-se ATL, amigos disponíveis, avós de braços abertos, colónias de férias e o mais que a imaginação sugerir e o bolso aguentar. Se…

Empresário aos 13 anos

  Vanis tem, e gere – cada vez menos com a ajuda dos pais –, um pequeno negócio de reciclagem. «É muito fácil não fazer nada», diz o pequeno empresário. «Mas é muito bom fazer alguma coisa!»   Vanis Buckholz é um rapaz de 13 anos, vive na cidade costeira de Corona del Mar, na…

Exercitar a cidadania

  Por cidadania entende-se o conjunto de direitos e deveres que regem o modo de atuar de uma pessoa na sociedade.   A pessoa que exerce os seus deveres e desfruta dos seus direitos cumpre o seu papel de cidadão para o progresso da sociedade. Por meio da interação com outros ambientes e com pessoas…

Sem pena e com audácia

  Os Jogos Paraolímpicos celebram valores como a coragem, a determinação, a inspiração e a igualdade.   «Consegues superar um atleta paraolímpico?» Foi este invulgar desafio que levou milhares de pessoas ao Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 14 de maio, e puderam desafiar atletas paraolímpicos, desportistas que se debatem com algum tipo de…

Presença que cura

  As férias são sempre sinónimo de mais tempo livre. Matilde resolve desafiar os seus pupilos a ponderar formas de não o esbanjar, mas, pelo contrário, a transformá-lo em tempo de qualidade e crescimento para todos.   A catequista Matilde decide lançar como tema de catequese a obra de misericórdia «Assistir os doentes», como mote…

Francisco e a mãe Terra

  Teatro ecológico: Para ser lido ou representado. Personagens: Francisco de Assis, Mãe Terra, João e Maria.   FRANCISCO: Paz e bem! Eu sou Francisco de Assis. Vocês poderão perguntar o que faço aqui. Bem… disseram-me que há problemas graves na nossa casa comum. Também me informaram que há um papa que escreveu uma carta…

A jovem que não falava

  Esta é uma história sobre aprender a amar. Certo dia, um rapaz viu uma jovem muito bonita e apaixonou-se. Como queria casar com ela, foi ter com os pais dela. – Essa nossa filha não fala. Caso consigas fazê-la falar, podes casar com ela. O rapaz foi ter com a jovem. Fez-lhe várias perguntas….

Arménia

  Este mês, fazemos escala num lugar que, possivelmente, é mais conhecido por um acontecimento particularmente triste ocorrido em 1915, quando o exército otomano (turco) chacinou cerca de milhão e meio de arménios. Esta tragédia é considerada o primeiro genocídio do século xx. A Arménia é um pequeno país do Cáucaso – que é a…

Em contacto com outras línguas

  Uma escrita sem precisão? «Entre as mais de 50 obras que compõem a galeria, o presidente da câmara elege uma preferida. A de Nomen. Na imagem, uma mulher de traços africanos retira uma máscara de uma mulher branca, numa analogia à discriminação e estigma associado aos moradores do bairro» («O bairro onde ninguém queria…

Misericórdia: enterrar os mortos

  Num ambiente tradicionalmente cristão, a morte de alguém é suficientemente divulgada e o acompanhamento do defunto acontece com naturalidade. Acompanhar as famílias em momentos tão dolorosos e difíceis é uma obra de misericórdia, um momento para confortar na fé e na amizade. Nas paróquias há sempre familiares, amigos e outras pessoas que estão presentes…

Selma e as palavras

  O dom da palavra consiste na capacidade de expressar oralmente com eficácia uma ideia. Quando a ideia é política, revolucionária, humanitária, o público que ouve poderá sentir-se animado, persuadido, mobilizado; poderá, quem sabe, escrever uma página da História. Todavia, devemos ter presente que as palavras são um impulso, mas não bastam. Há outra força…

Figo

  Ele é um falso fruto. As suas centenas de sementes é que são os frutos.   Origem A figueira está entre as mais antigas espécies vegetais cultivadas pela humanidade. Há indícios desde a Idade da Pedra. A espécie é originária da Ásia Menor e da bacia do Mediterrâneo, de onde, ainda na Antiguidade, foi…

Caça ao tesouro na Bíblia: Ventos

  Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas. No fim, participa no concurso.   1 – Gn 41: Quem sonhou com sete espigas que eram queimadas pelo vento que vinha do Oriente? a) Moisés b) Faraó c) Rei da Síria   2…

Anedotas

Amigos A mãe pergunta ao Joãozinho: – Porque é que já não passas tempo com o teu amigo Marco? – Mãe, tu gostarias de passar o tempo com alguém que fuma, bebe e diz palavrões? – Claro que não! – Pois, o Marco também não gosta.   Na aula Diz o professor: – Hoje, estou…

Leituras para as férias

UMA CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS DAS EMOÇÕES Ter estratégias para gerir as emoções é uma tarefa fundamental para o bem-estar. Ser racional é bom, mas também é necessário educar e exercitar a inteligência emocional, para identificar e compreender as emoções. O livro ajuda a construir um Kit SOS das emoções. Autor: Maria Palha Editor: Manuscrito…

A vida fabulosa de rãs e sapos

  Agora que o tempo está cada vez melhor para passear, deixo-vos uma sugestão: detenham-se por instantes sobre um lago ou riacho: será que avistam alguma rã ou sapo?   Hoje, venho-te falar sobre estes bichinhos pertencentes à ordem Anura, um grupo grande e diverso, composto por 6038 espécies de pequenos anfíbios sem cauda e…

Campanha Passar os Mares: Resultados do sorteio

  Realizou-se, no dia 3 de junho, o sorteio da Campanha Passar os Mares 2016. Bem hajam os que deram as suas ofertas e parabéns aos premiados!   PARA QUE SERVE A CAMPANHA A finalidade da Campanha Passar os Mares é pagar as viagens, apoiar o trabalho dos missionários e a publicação das revistas Além-Mar…