Nova missão

Amigos leitores e leitoras da Audácia, chegou a hora de me despedir de todos vós. Depois de oito anos no comando desta querida revista, é chegada a altura de deixar Portugal para abraçar outro projeto missionário num país bem longínquo. Desta vez, num continente inteiramente desconhecido para mim, a Ásia, e mais concretamente as Filipinas,…

Abecedário dos africanos que cruzam o Mediterrâneo

Mais de 103 000 imigrantes e refugiados chegaram à Europa desde o início de 2015. No seu êxodo, arriscaram a vida cruzando o deserto do Sara e o mar Mediterrâneo. A maioria foge de conflitos em África e no Oriente Médio.    África: Deste continente partem africanos desesperados rumo à Europa. Procuram condições de vida…

Apoio a seminaristas no Iraque

Martin Baani tem 24 anos e quer ser padre. Tinha 18 quando decidiu entrar no seminário. Em agosto de 2014, teve de fugir da sua terra para não ser morto pelos jiadistas do autoproclamado Estado Islâmico. Antes de partir, foi à igreja buscar o Santíssimo para não ser profanado.   Histórias que não se esquecem…

Net@udacia

http://fundacao.slbenfica.pt Tema: Fundação Benfica A Fundação Benfica, criada em 2009, visa a conceção, planificação e concretização de projetos e de carácter social, educacional, ambiental e saúde, como forma de contribuir para a qualidade de vida do ser humano, em particular de crianças e jovens em situação em risco, promovendo o desporto inclusivo.   http://ensina.rtp.pt Tema:…

Cumprir sonhos de criança

A Irmã Linda Sim é missionária franciscana e usa a arte marcial taekwondo em terapias para crianças com cancro. Com 7 anos, Linda Sim deseja ser militar. Dizem-lhe, porém, que na sua cidade-Estado, Singapura, não a aceitarão no Exército. Ela, todavia, não desiste de ser aventureira, pois é uma rapariga cheia de energia, e, aos…

Tabaco: Largar o vício

O ato de fumar foi – e continua a ser – encarado, sobretudo pelos adolescentes, como uma atitude de socialização. Mas, como em todos os vícios, aquilo que no início se pensa ter controlado, passa a controlar, sem dó nem piedade, com graves consequências para a saúde, o ambiente, a carteira… A publicidade antitabagista não…

Dia dos avós

Desenhem os vossos avós e mandem para audacia@netcabo.pt – os desenhos serão publicados na página de Facebook da Audácia   Se desde tempos imemoriais se festeja o Dia do Pai e o Dia da Mãe, por que razão não se deveriam festejar os avós — que é coisa que, infelizmente, nem todos os pais são e, por…

Vida para lá desta vida

No ventre de uma mulher grávida, encontravam-se dois bebés. – Acreditas na vida depois do parto? – pergunta um. – Deve haver algo depois do parto. Talvez estejamos aqui porque precisamos de nos preparar para o que seremos mais tarde. – Que tolice. Não há vida depois do parto! Como seria essa vida? – Não…

Três “Talentos Verdes”

São todos jovens investigadores em universidades, todos estão a tentar desenvolver formas de diminuir os custos que as atividades humanas têm na saúde do planeta e, por causa disso, estiveram entre os 24 vencedores dos Green Talents 2014, um fórum organizado todos os anos na Alemanha. O deste ano vai ser em outubro. A ideia…

Pequenos países competem a sério

Ainda antes de Helsínquia (capital da Finlândia) se encher de ginastas de todo o mundo para a Gymnaestrada, juntando, entre os dias 12 e 18 de julho, gente de todas as idades, no outro lado do planeta decorrerão os Jogos do Pacífico, também em 15.ª edição, pela terceira vez na capital da Papua Nova-Guiné, Port…

Festivais aéreos

Estamos, finalmente, nas férias de verão! Com certeza que já devem ter reparado na multiplicidade de cartazes e anúncios televisivos que publicitam os festivais que costumam ocorrer nesta época (e se calhar até vão a algum deles!). Estes eventos permitem-nos, sem dúvida, conhecer melhor diversas formas de arte, como música e cinema, mas são também…

Outras confusões e erros

À parte este erro, está certo «A política sempre foi um subgénero do teatro e de literatura. O orador típico, como por exemplo Churchill, escrevia primeiro os seus discursos, que depois decorava e só a seguir “dizia” na Câmara dos Comuns. Mesmo quando se tratava de um “à parte”, a ocasião e as palavras não…

O melhor nas férias

Com o final do ano letivo, Matilde resolve lançar um desafio aos seus alunos de catequese, a fim de viverem em pleno esta época tão aguardada.   As férias são um tempo bastante ansiado por todos durante o ano inteiro. Os adultos suspiram por uns momentos de descanso e lazer. Os mais jovens pretendem ficar…

O valor da benevolência

O Papa Francisco publicou no seu Twitter um pensamento que gostaria de aprofundar. O papa dizia: «Aprendamos a viver com benevolência, amando a todos, incluindo aqueles que não nos amam.» Como o papa, também acredito que há falta de benevolência no mundo e que a benevolência está na raiz, no ADN, do Cristianismo: amar quem…

Bondade e reconhecimento

Desta vez, falarei de uma questão muito interessante, antiga e profunda. Uma daquelas dúvidas que abarca ou resulta de perguntas tão fundamentais e abrangentes que podemos andar uma vida inteira com elas na nossa cabeça sem disso nos apercebermos, enfim, sem sermos capazes de formulá-las devidamente. É a seguinte: apenas tomamos atitudes que prejudicam outras…

Jamaal não abandonou o amigo

Entre os 28 homens cristãos da Etiópia e da Eritreia, mortos pelos jiadistas na Líbia, havia também um jovem muçulmano, que se ofereceu voluntariamente como refém.  Jamaal Rahman era um emigrante da Etiópia que fazia uma viagem para a costa da Líbia, com a intenção de chegar à Europa com outros africanos. Mas a viagem…

Ameixa

É o fruto com caroço de que há mais espécies.   Origens A ameixa é o fruto da ameixeira. Duas árvores estiveram na origem das cerca de duas mil espécies atuais, que variam em tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. A Prunus domestica teve origem, há mais de dois mil…

Leituras para as férias

NÃO QUEIRAS SER PERFEITA Aos 24 anos, depois de ter chegado ao seu limite e ter acabado num hospital, a autora decidiu fazer as pazes com o seu corpo e reaprender tudo o que sabia sobre alimentação, exercício físico e saúde emocional. Decidiu mudar e optar por tornar-me mais saudável e forte. Autor: Jessica Athayde…

Unir o turismo com os direitos

A ONG Ethical Traveler faz uma lista, todos os anos, com os dez lugares turísticos preferidos pelos viajantes com consciência social. Por ordem alfabética, em 2015, estes destinos são: Cabo Verde, Chile, Ilhas Maurício, Lituânia, Palau, República Dominicana, Samoa, Tonga, Uruguai e Vanuatu. A Ethical Traveler tem como objetivo associar ao turismo a proteção dos…

Invisuais sentem no museu

O Museu do Prado, em Madrid, criou uma exposição dedicada aos portadores de deficiência visual. Na mostra Hoy Toca el Prado, os visitantes podem passar a mão e sentir a superfície das réplicas, em altíssima definição e a três dimensões, de quadros de Goya, Da Vinci, El Greco e Velázquez, e ler ou ouvir explicações…

Cavalo português de excelência

O cavalo lusitano é uma raça com origem no território que hoje é Portugal. Ele é o cavalo de sela mais antigo do Mundo, havendo provas de que é montado há mais de cinco mil anos. Os seus ancestrais são comuns aos das raças sorraia e árabe, nativas na Península Ibérica. Ao longo dos séculos,…

Desportista de elite invulgar

Daniel Norris é um jogador dos Toronto Blue Jays, da Major League Baseball americana. Recebe cerca de dois milhões de euros por ano, porém, longe de viver uma vida de luxos e de esbanjamento, prefere viver com cerca de 740 euros mensais e numa caravana. Nela tem tudo o que necessita: uma cama, uma cozinha…

Oportunidades para os novos

Na Somália, o projeto «Modos de Vida Alternativa» oferece novas oportunidades à juventude. Criado pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), ajuda as gerações mais jovens a arranjar soluções para a falta de infraestruturas de educação, de recreio e profissionais, e para as escassas oportunidades de emprego. Na Somália, sete em cada dez habitantes…

Plantar árvores com drones

A empresa BioCarbon Engineering, com sede em Oxford, no Reino Unido, quer plantar mil milhões de árvores, microrganismos e fungos por meio de drones, por ano. Os aparelhos, situados a três metros acima do solo, lançarão as sementes germinadas em cápsulas com hidrogel e nutrientes.

Premiados da campanha passar os mares

  Realizou-se no dia 2 de junho o sorteio da Campanha Passar os Mares 2015. Bem hajam os que deram as suas ofertas e parabéns aos premiados!   PARA QUE SERVE A CAMPANHA A finalidade da Campanha Passar os Mares é pagar as viagens, apoiar o trabalho dos missionários e a publicação das revistas Além-Mar…

Caça ao Tesouro na Bíblia: Peixes

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas, ou pesquisa na tua bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas. 1 – Dt 1; Ex 1; Gn 1: Em qual destes livros Deus diz a Adão e Eva: «Dominai sobre os peixes do mar»? a) Deuteronómio b) Êxodo c) Génesis   2 – Ex 7:…

Anedotas

O instrutor Na colónia de férias, o monitor dá as boas-vindas aos participantes: – Olá a todos. Sejam bem-vindos. O meu nome é Grande, Pedro… Diz o Jaime, todo graçola: – Ah! Não importa… Temos tempo.   Publicidade franca Num portal de vendas diretas, um cliente fez o seguinte anúncio: «Vndo tclado quas novo, a…

Exposições Universais

Assinala a resposta correta entre as três sugestões apresentadas. 1 – A sede da Expo 2015 é: a) Paris b) Milão c) Filadélfia   2 – O tema da Expo 2015 é: a) Alimentação b) Energia c) Luz   3 – A primeira expo foi: a) Paris 1855 b) Porto 1865 c) Londres 1851  …