Férias a cuidar

Na sua visita à Terra Santa, o Papa Francisco apelou à proteção dos mais frágeis, de modo muito particular, as crianças: «Ainda há tantas crianças em condições desumanas, que vivem à margem da sociedade, nas periferias das grandes cidades ou nas zonas rurais. Ainda hoje há tantas crianças exploradas, maltratadas, escravizadas, vítimas de violência e…

Jovens sofrem depressão

A depressão é a principal causa de incapacidade nos rapazes e raparigas dos 10 aos 19 anos, alerta a OMS, no relatório «Saúde para os adolescentes do mundo». «Todas as pessoas que sofrem de problemas mentais apresentam os primeiros sintomas desde os 14 anos», refere o estudo. Os acidentes de viação, as complicações no parto…

Etiqueta antitrabalho escravo

Os produtos fabricados no Brasil para a Zara – lojas de roupas e acessórios – têm uma etiqueta eletrónica com informações dos fornecedores, endereço da fábrica e número de funcionários. «Isso é uma medida de transparência perante os nossos clientes», refere a empresa.

No top da longevidade

As japonesas têm a esperança de vida mais longa no mundo: 87 anos, revela um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta lista, as portuguesas ocupam o 10.o lugar, com boas perspetivas de viverem até aos 84 anos. A OMS salienta as melhorias alcançadas de 1990 até hoje em todo o mundo. A Libéria…

Novo modelo empresarial

«Redefinir o êxito nos negócios com base no que é o melhor para o mundo» é o lema do B Lab, com sede em Wayne, EUA. Cofundado por três amigos, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy, está a redefinir o êxito no mundo empresarial, num processo que deseja ver global. A ideia é…

Médico no fim do mundo

O Medic Mobile (Médico Móvel) é uma aplicação móvel para profissionais da saúde, cuidadores e pacientes. Foi criado por Josh Nesbit, de São Francisco, nos Estados Unidos, a pensar nos milhões de pessoas que não conhecem um profissional de saúde ao longo da sua vida. Operacional em 20 países, já auxilia oito mil profissionais no…

Dar novo rosto às favelas

Mais de mil milhões de pessoas vivem em favelas. Para inspirar estes residentes a melhorar os seus bairros degradados, surgiu a Slum Dwellers International (SDI). Tem programas em 500 cidades e 15 mil grupos de trabalho nas próprias favelas.

Peregrinação a Fátima

Os Missionários Combonianos (Padres e Irmãos), as Irmãs Missionárias, as Missionárias Seculares Combonianas e os Leigos Missionários Combonianos, os seus amigos e benfeitores, que formam a Família Comboniana, peregrinam ao Santuário de Fátima no dia 26 de julho. A peregrinação tem este ano a particularidade de querer celebrar os dez anos de santidade de S….

Campo missionário 2014

As Missionárias Seculares Combonianas vão realizar uma semana de trabalho missionário de 18 a 28 de julho. Destina-se a jovens com mais de 17 anos, que desejem visitar e conhecer várias situações de vida muito vulnerável, mas a que podem transmitir alegria, entusiasmo e vontade de viver e ser livre. Informações e inscrições pelos telefones…

A cobiça é uma maldição

Um dos paradoxos do mundo é que muitas das pessoas mais pobres vivem nos países mais ricos em recursos. Ao mesmo tempo, a cobiça por estes recursos naturais por parte de pessoas, empresas ou Estados com dinheiro e poder pode incentivar a corrupção, desestabilizar governos e conduzir a guerras e à pilhagem de regiões inteiras….

Papa Francisco: «Sois semente que dará fruto»

O Papa Francisco abriu o coração a 12 jovens. A entrevista foi publicada no sítio da Sala de Imprensa da Santa Sé. Esta é a primeira parte. Continuará na Audácia de outubro. O Papa Francisco concedeu uma entrevista a 12 jovens de Flandres, no norte da Bélgica. Pertencem a um grupo que nasceu durante a…

A Igreja é Vida

Como homem na nossa terra, Jesus viveu em toda a sua plenitude: cresceu, abriu-Se aos imensos horizontes do mundo, comprometeu-Se, amou e deu toda a vida com total liberdade de coração. Jesus falou a quem O quis escutar sobre o sentido da sua própria vida; sobre o que Ele entendia relativamente ao relacionamento com Deus,…

As dez espécies mais surpreendentes

Ao longo de 2013, os cientistas descobriram perto de 18 mil espécies de todo o tipo. Chamaram-lhe olinguito, por ser mais pequeno do que o seu primo olingo, um carnívoro avantajado e felpudo, que existe nas florestas da América do Sul. O tamanho míni do olinguito (não excede os 70 centímetros, da ponta do nariz…

Cruzeiros e outras aventuras…

Quando chegam as férias, a maior parte das pessoas quer largar o mais rapidamente possível o país, a cidade, a vila, a rua, a casa onde passou o ano inteiro, e aventurar-se por outros lugares.   É evidente que a crise mete logo travão às quatro rodas nos grandes sonhos de todos nós. E aqueles…

Guerras mundiais: de que fazemos história?

No dia 1 de agosto, comemora-se o 100.o aniversário do início da Primeira Guerra Mundial, e, a 1 de setembro, recorda-se o 75.o aniversário do início da Segunda Guerra Mundial. Decerto, com uma imensa vontade de que nunca mais se repitam.

Viagem ao temp(l)o de Jerusalém

Cristina, Filipe, Inês e Joel foram, juntamente com os pais, a catequista Matilde e um grupo de pessoas da paróquia, numa peregrinação que os Missionários Combonianos organizaram à Terra Santa. Chegou o grande dia. Já em tempo de férias, e depois de muitas renúncias ao longo de todo o ano para pagar a viagem, estavam…

O valor da proteção

Os dias atuais são marcados por várias crises que nos expõem e criam sentimentos de vulnerabilidade. Sentimo-nos desprotegidos perante os repetidos e constantes ataques sociais, culturais, económicos, fiscais, religiosos…

Nutrição: erros que engordam (2)

Consumir muitas calorias de uma só vez leva a excedentes que o organismo tende a armazenar sob a forma de gordura. O mesmo acontece quando se passa o dia todo quase sem comer e se decide «vingar-se» à noite, altura em que o metabolismo é mais lento e já não se vai ter um dispêndio…

Apelo à concórdia na Nigéria

A Nigéria é o país mais populoso de África e o sétimo mais populoso do mundo, com cerca de 174 milhões de habitantes. É também a maior economia do continente. Localizado na África Ocidental, tem fronteiras com o Benim, a oeste, o Chade e Camarões, a leste, e com o Níger, a norte. No Sul,…

Gengibre

É um superalimento utilizado há milhares de anos na culinária e para fins terapêuticos. Origem O gengibre é uma planta herbácea da Ásia, da ilha de Java, Índia e China. Dali difundiu-se pelas regiões tropicais do mundo. Pode crescer até atingir um metro de altura, a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo. As…

Oração do futebolista

Senhor Jesus, Que convocaste uma equipa de doze, Eu quero ser como a bola de futebol: Disponível para todos e para cada um, Que alegra e diverte todos os que a usam, Sobretudo as crianças. Eu não quero causar nenhum mal a ninguém. Gostava de jogar não só no campo, Mas na vida toda com…

Net@audacia

www.umminutoporsuacasa.pt Tema: Dicas domésticas As dicas de «A Casa do Século xxi» pretendem facilitar a vida. São vídeos de um minuto dedicados a temas de segurança, de poupança energética, obras em casa e muitos outros conselhos úteis.   www.meloteca.com Tema: Música O nome do sítio é a junção da palavra «melodia» com a palavra «biblioteca»….

Erros e más escolhas

O básicoRevisitado Uma edição recente (18.03.2014, p. 72) da Revista do Expresso, podia ler-se uma receita de bacalhau do chefe Olivier e numa nota, isto: «O black cod come-se com pauzinhos (hachis).» Nota: É uma variante e, não me custa reconhecer, o chefe está uns passos à frente de alguns linguistas, pois em alguns dicionários…

Superatletas na terra e no mar

Primeira e última palavra do dicionário dos superatletas começam por “d”: “determinação” e “desistir”   Agora que o calor aperta, poucos se sentem atraídos para a corrida. As altas temperaturas desaconselham grandes esforços. Mas não é assim que pensam os superatletas, que se submetem voluntariamente a condições extremamente adversas com o objetivo de testar os…

Tatu-bola Fuleco

Desde 12 de junho, decorre no Brasil o Campeonato do Mundo de Futebol. Nem aqueles que nada percebem deste desporto lhe ficam indiferentes.   Cada um de vocês torce apaixonadamente pela sua seleção nacional, para que atinja a vitória. Mesmo que tal não suceda, continuarão a seguir o Mundial de Futebol com igual emoção até…

Ganhar o coração de uma criança

O Hogar del Niño é um internato para órfãos, na Guatemala, que nasceu de dois acontecimentos trágicos: um terramoto e uma guerra civil. Hoje, acolhe crianças vítimas de maus tratos e oriundas de famílias problemáticas. O padre italiano Arturo Donobrio era uma pessoa muito sensível ao que se passava à sua volta e ao sofrimento…

Quino: Mafalda faz 50 anos

A 29 de setembro de 1964, o cartunista argentino Quino (Joaquín Salvador Lavado Tejón) publicou a primeira tira desenhada da Mafalda, na revista Primera Plana. Quino imaginou Mafalda como uma menina de 6 anos preocupada com a humanidade, com a paz mundial, com a justiça e os direitos humanos. Foram precisos dois anos para «nascer»…

A vida secreta de Walter Mitty

Sonhar quando estamos acordados é uma atividade que muitos de nós realizamos. Na verdade, o que fazemos não é bem sonhar. Melhor será dizer imaginar uma história, um episódio, um facto que desejaríamos real. É fácil dar exemplos. Todos nós nos recordamos daquela altura em que quisemos ser um grande jogador de futebol, uma talentosa…

Leituras para os meses de Julho e Agosto

  COMO UM DIÁRIO O subtítulo do livro é «Também nos despedimos de quem amamos». Nas 144 páginas deste diário, o autor relata o que aprendeu sobre si mesmo, sobre Deus e acerca da fé, e o que sente dever de partilhar, depois de acompanhar os dois últimos meses de vida do seu formador, padre…

Caça ao tesouro na Bíblia – Pés (3)

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas, ou pesquisa na tua Bíblia. E assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Mt 5: Jesus disse para não jurar pela terra: a) Porque a terra é o escabelo dos pés de Deus b) Porque a terra é muito antiga c) Porque a terra…

Para rir

Percussionista Um percussionista de triângulo chega ao céu. Participa na orquestra celeste, e no último movimento de uma sinfonia tem de tocar uma colcheia. No ensaio, Deus é o maestro. O primeiro andamento dura 300 anos, o segundo 250, o terceiro 200. Passados mais 167 anos, aproxima-se a hora de ele tocar no último andamento….

Verão

1 – O termo «verão» deriva de: a) Futuro do verbo «ver» b) Veranum («primaveril») c) Do espanhol verano   2 – Durante o Verão… a) Amanhece mais tarde e anoitece mais tarde b) Amanhece mais tarde e anoitece mais cedo c) Amanhece mais cedo e anoitece mais tarde   3 – O horário de…