Construtores de paz

  O ano começa com a celebração do Dia Mundial da Paz. Lembra-nos, assim, que devemos viver em harmonia e construir a paz todos os dias. Essa é uma tarefa que corresponde a todas pessoas, sejam adultos, jovens ou crianças. Gosto de pensar que a paz é como uma pequena semente que depositamos no nosso…

Reprovados em reciclagem

A baixa adesão dos portugueses à reciclagem é preocupante, revelou o Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat). Os dados referem-se a 2016 e, de cada 10 quilos de papel usado, Portugal reciclou 7. Foi o segundo pior país europeu nesta categoria – só o Luxemburgo foi inferior. A média comunitária é de 8,5 quilos…

Reggae é património mundial

  A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) inscreveu o reggae na lista do património imaterial da humanidade. O estilo musical nasceu na Jamaica num espaço cultural que dava voz a grupos marginalizados e espalha mensagens de justiça, resistência, amor e humanidade. Foi celebrizado por todo o mundo…

Megaestrutura feita por térmitas

  Ao longo de quatro mil anos, colónias de térmitas (no Brasil chamam-lhes cupins) ergueram uma das maiores estruturas construídas por um ser vivo. Elas escavam a terra à procura de folhas caídas para se alimentar e formam montículos onde vivem. Imagens de satélite registaram mais de 200 milhões dessas elevações, nos Estados da Bahia…

Pintura antiga de Jesus

  Uma das pinturas mais antigas de Jesus Cristo foi descoberta na parede de uma igreja abandonada, no deserto de Negueve, em Israel. Datada do século VI, «a pintura mostra Jesus em estilo oriental, com cabelo curto e encaracolado, rosto longo e nariz alongado. Contrasta com a Sua imagem ocidental, com cabelo comprido e solto…

Parto no espaço

  Uma empresa dos Países Baixos projeta realizar o primeiro parto no espaço em 2024. «Se a humanidade quer ser uma espécie multiplanetária, precisamos de aprender a reproduzir-nos no espaço», afirmou Kees Mulder, da SpaceLife Origin. O projeto prevê que uma mulher grávida descole com uma equipa de médicos, dê à luz na órbita da…

Cães rastreiam coalas

  Detetar e proteger animais raros que estão bem escondidos nas florestas não é tarefa fácil para os cientistas. Os cães, dotados de 220 milhões de recetores olfativos, são ajudas fundamentais. Na Austrália, há cães a ajudar a rastrear coalas, tanto em terra como no ar, até aos seis metros de altitude. E são 150…

O que é ser missionário?

  Ao longo deste ano, vamos conhecer mais sobre a nossa vocação de amigos de Jesus e sobre o que são e fazem os missionários.   Olá, audazes! É com alegria que, durante este ano, vou partilhar convosco algumas linhas daquilo que sinto e penso sobre o significado de ser missionário. Um jovem missionário comboniano…

Livros para deitar fora

  E lá começou um novo ano (todas as minhas crónicas de janeiro devem começar assim…) E mais uma vez dou comigo a pensar que é mesmo necessário deitar muita coisa fora. Muita coisa inútil que ao longo do ano vamos acumulando. E ficar apenas com aquilo de que precisamos ou que nos faz feliz….

Nativos digitais: A geração Z

  Atualmente, a geração Z tem entre 5 e 22 anos. Geração Z porque sucede à geração do milénio, referida como geração Y.   Quando os primeiros jovens da geração Z estavam a completar um ano de vida, apareceu o Google, aos 6, surgiu a Wikipédia e, aos 9, chegou o Facebook. Se olharmos para…

Ironia com Jesus

  A ironia não costuma ser muito bem-vista, seja no campo da política, do Estado e mesmo das Igrejas. No entanto, esta é uma particularidade ancestral, muito usada por Jesus na sua vida e nos seus ensinamentos.   Os verdes anos em que se encontram os pré-adolescentes que Matilde acompanha favorecem a contestação de certas…

(I)Limitadamente independente

  O Centro de Vida Independente (CVI) é uma associação fundada e dirigida por pessoas com diversidade funcional. O conceito da vida independente teve origem na Suécia. Foi Adolph Ratzka quem iniciou a filosofia da vida independente em 1969 (ano em que o ser humano chegou à Lua), como consequência do seu inconformismo perante o…

Vamos repartir

  Adaptação de uma peça em vídeo em www.tvcriancacatolica.com   Personagens: Geninha, Jesus, Mãe   Geninha: Não, não, não! Não admito! Jesus: Olá, Geninha! Geninha: Olá, Jesus! Ai que dor, Jesus! Jesus: O que te aconteceu, Geninha? Geninha: Jesus, há gente que não respeita o que é meu. Jesus: Conta-me o que te aconteceu! Geninha:…

O pequeno Hunter salvou Osita

  Uma criança e uma cria de rinoceronte são dois amigos muito especiais que estão no centro de uma batalha contra a extinção dos rinocerontes e não só.   Hunter Mitchell ouviu falar de Osita, no dia de Natal de 2015, quando tinha apenas 8 anos. Osita é uma cria de rinoceronte e, proporcionalmente, não…

Livraria Solidária – uma forma de partilha

  No verão, fui com o meu pai visitar a Livraria Solidária de Carnide, instalada numa moradia muito bonita de dois pisos na Rua General Henriques Carvalho, 3, perto do Colégio Militar, em Lisboa. Foi inaugurada já este ano por uma associação sem fins lucrativos chamada Boutique da Cultura e são voluntários os que lá…

Qual é a linguagem das nuvens?

  As nuvens despertaram sempre curiosidade. Todos já olhámos para o céu e, em criança ou com as crianças, brincámos a imaginar figuras desenhadas pelas nuvens. Outros, como os nossos pais e avós, olham para o céu e conseguem prever se vai chover, ou se o vento irá soprar, ou se o dia não vai…

Beisebol em vez de touradas

  A Monumental Praça de Touros, que o presidente da República Portuguesa Craveiro Lopes inaugurou em 21 de agosto de 1956, na zona das Lagoas, na atual Avenida Acordos de Lusaka, em Maputo, vai ser reinaugurada, no dia 27 deste mês, com o primeiro jogo oficial de beisebol em Moçambique. Ao abandono desde que Moçambique…

Batizados para a missão

  Quando Jesus foi batizado nas águas do rio Jordão, Deus ungiu-O com o Espírito Santo. Depois disso, Jesus andou de lugar em lugar, anunciando o Evangelho e fazendo o bem a todos. O batismo foi para Jesus o início do seu trabalho missionário. Jesus explicou o que é o batismo a um dos seus…

Janeiro: mês dum ano novo

  Eis-nos de novo em janeiro, que, conforme se escreve algures nesta edição da Audácia, é o mês que olha para o passado e para o futuro. Janeiro é o mês que os Romanos consagraram ao deus Jano (rei lendário divinizado), que era representado com uma cabeça com duas faces, porque exercia poder sobre o…

Os Tainos

  Os tainos foram um dos primeiros povos contactados pelo navegador Cristóvão Colombo ao chegar ao Novo Mundo, em 1492, nas atuais Baamas. Eles deslocaram-se para a região das Caraíbas a partir da atual Venezuela e Guiana, por volta do ano 800 antes de Cristo. O seu nome, na língua aruaque, significa «bom» ou «nobre»….

Locais brancos de neve

  A nossa primeira paragem é nas cordilheiras do Atlas, uma cadeia de montanhas do noroeste da África. Não é costume associarmos o continente africano a paisagens de neve, mas, entre novembro e abril, as cordilheiras do Atlas, acima dos 3000 metros, ficam cobertas por um alvo manto branco! Nesta época do ano, a montanha…

A cura dos leprosos

  Jesus curou muitos doentes: mudos, cegos, paralíticos… Todavia, quando os leprosos iam ter com Ele, aqueles encontros não eram pacíficos. A sociedade daquele tempo – como acontece ainda hoje – proibia os leprosos de aparecer em público, e ninguém lhes podia tocar. Uma das razões era a saúde pública, porque a lepra é contagiosa….

2019, ano para estares em forma

  Um novo ano: 365 novas formas de fazer. Todos os dias são novos. Aproveita-os. Vamos lá: são 2019 maneiras de ser feliz. Estás em forma para este novo ano? A motivação leva à ação. Provavelmente não te sentes motivado e dizes: «Acabo de sair do Natal, da passagem de ano e já querem que…

Montanhas (1)

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Gn 7: Até onde subiram as águas por ocasião do dilúvio? a) Até à base das montanhas b) Acima das montanhas c) Acima das árvores   2 – Gn 8 – A…

Para rir

Entre amigos – Sabes quantos quilómetros tem este deserto? – Não faço ideia! – Então vou perguntar a outro camelo.   No aeroporto O agente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras manda o passageiro colocar a mala no tapete e pergunta: – Álcool, armas ou droga?… – Agradeço, mas já tenho tudo isso.   Na…

Leituras para o mês de janeiro

ALMANAQUE PORTUGUÊS Autor: Guerra & Paz Editor: Guerra & Paz Rua Conde de Redondo, 8 – 5º Esq. 1150-105 LISBOA www.guerraepaz.net   Este é um livro que junta os saberes dos nossos avós, que traz indicações práticas para o dia a dia, onde se encontram curiosidades de interesse geral. Também traz anedotas. Contém: feriados nacionais…