Para rir

Destino final O criminoso mais procurado do mundo morreu. Levado para o cemitério, perguntam os funcionários: – O que fazemos? Enterramos ou cremamos? – As duas coisas! Não podemos facilitar!   Na catequese A catequista pergunta aos miúdos qual é a coisa mais velha do mundo. Como ninguém sabe, ela explica que é o tempo….

Miso

    A sopa de miso é um prato típico da gastronomia japonesa.   Origem O miso é uma pasta feita da fermentação de arroz, cevada, soja, uma enzima da fermentação chamada koji e sal marinho. Tem uma textura amanteigada. Há cinco variedades principais: o shiro miso, doce, amarelo-claro, bege ou branco, de fermentação rápida…

Mares portugueses poluídos

  Sara Sá, investigadora em Biologia na Universidade de Aveiro, encontrou mais de 750 mil pedaços de lixo nas águas portuguesas do oceano Atlântico. Há esferovite, garrafas, sacos, paletes de madeira, pedaços de rede, cabos e linha de pesca, cartão e papel. São desperdícios da atividade das empresas marítimas, mas também levados pelas correntes desde…

Caça ao tesouro na Bíblia: Cartas de S. Paulo

No dia 25 de janeiro comemora-se a conversão de S. Paulo. É o grande escritor do Novo Testamento da Bíblia. Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as duas apresentadas.   1 – S. Paulo é autor de quantas cartas na Bíblia? a) 10 b)…

Cidade egípcia com sete mil anos

  Uma equipa de arqueológos egípcios descobriu junto do rio Nilo cabanas, fragmentos de cerâmica e ferramentas de ferro com mais de 7000 anos. São vestígios de uma cidade construída durante a primeira dinastia de faraós (de 3200 a. C. até 2778 a. C.). A cidade estava situada junto do templo funerário de Seti, em…

Espanhóis atiram nabos a diabo

  Nos dias 19 e 20 de janeiro, em Piornal (Cáceres), no sul de Espanha, um voluntário veste-se de Jarramplas, o diabo a quem os espanhóis atiram nabos. Esta tradição anual junta vários elementos do folclore: traje, festa, crenças, música, ritos, gastronomia… O voluntário veste um traje colorido e usa uma máscara diabólica. Depois, percorre…

Antes da inundação

  O que diríamos de alguém que entrasse em nossa casa, pusesse os pés em cima da mesa, se servisse sem regra do que está no frigorífico e na despensa, sujasse o chão, fizesse barulho, sem se preocupar em pôr tudo como estava antes? Certamente não diríamos coisas boas nem desejaríamos que essa pessoa regressasse…

Quem é o Espírito Santo?

  No Natal e na Epifania, aprendemos que o Espírito Santo é uma pessoa. É a terceira pessoa de Deus, da Santíssima Trindade.   Depois de dezembro nos trazer o nascimento de Jesus – o Natal –, janeiro é o mês da Sua manifestação – epifania. Mas Jesus não decidiu sozinho vir ao mundo, fazer-se…

Francisco e o irmão gelo

  Teatro: Para ser lido ou representado. Personagens: Francisco, Gelo, Cientista, Russo, João e Maria.   FRANCISCO: A paz esteja convosco! Sabiam que o terceiro domingo de janeiro é Dia Mundial da Neve? Por isso estou no polo norte, em território da Sibéria. Vim saber porque terá o Papa Francisco afirmado que estes lugares estão…

As emoções (d)e Jesus

  Diz o povo: ano novo, vida nova. Matilde pretende que assim seja ao introduzir nas catequeses deste ano um tema por vezes posto na gaveta, relegado para segundo ou terceiro plano e, com frequência, evitado.   As emoções constituem um assunto complexo, tão difícil quanto necessário de abordar. E se é certo que se…

Deus viu a Europa em guerra

  Quando o ano de 1900 inaugurou o século xx, as nações da Europa enfrentavam muitos problemas. O século anterior tinha deixado feridas custosas de sarar. Alguns países estavam descontentes. Na Conferência de Berlim, na Alemanha, as grandes potências dividiram entre si os territórios de África e Ásia. Enquanto, por exemplo, Inglaterra e França aumentaram…

Brasil

  O Brasil é o quinto maior país do mundo. É tão rico em coisas belas, desde a floresta da Amazónia – o pulmão do mundo –, aos grandes rios e às praias maravilhosas, que é difícil escolher duas das suas belezas. Por isso, selecionámos belezas afro-brasileiras.   Curiosidades do Brasil Ocupa metade do continente…

Pokémon go: Reinventar a aventura

  Um jogo eletrónico é a atração do momento por todo o mundo. Nasceu para retirar as pessoas de casa e irem para a rua «caçar monstros». Mas o que fazer para não ser caçado por ele?   O Pokémon Go é um jogo eletrónico de realidade aumentada livre para jogar em smartphones, nas plataformas…

O Ártico não tem de mudar

  A paisagem branca e gelada do Ártico está a mudar. A imagem do urso-polar à deriva na jangada de gelo não é turística, é uma mensagem de alarme e pedido de socorro.   Tudo começou de mansinho, quase impercetivelmente, talvez há três décadas, talvez um pouco antes, não se sabe exatamente. Hoje, porém, não…

Museu de cera

  As velhas também não mudaram. Olho para elas e sou capaz de jurar que se disser «ó D. Isilda» ou «ó D. Felisbela», ou «ó Menina Odete», elas me respondem.   Há muito tempo que não subia esta rua. Durante muitos anos trabalhei aqui perto, conhecia-lhe os cantos e recantos, tascas e cafés, mercearias…

Sozinha com o espelho

  Chamo-me Magui. Tenho 14 anos e ando no 9.0 ano. A partir deste mês vou partilhar contigo a minha história. Quero relatar-te as minhas dificuldades, dores, deceções, alegrias, sonhos…   Ontem à noite aconteceu-me uma coisa estranha. Levantei-me, entrei na casa de banho, tomei duche e voltei para o quarto enrolada na toalha, sem…

Queremos ser solidários?

  Há um ano, o tema «refugiados» ainda estava em todos os telejornais e a emoção movia a sociedade. Hoje, já não chama a atenção e as agendas mediáticas focam-se noutros temas. Começou a cair o manto do silêncio.   O drama dos refugiados continua vivo. O sofrimento de milhares de crianças, de homens e…

Porque vive o porco na pocilga?

  Esta história é do tempo em que o porco vivia com o dentuço do seu tio, o javali, na mata africana. Os dois passavam as manhãs alegres e despreocupados, fuçando o chão em busca de frutas e raízes. À tardinha, depois de ficarem horas e horas a banhar-se e a chafurdar no rio, regressavam…

Misericórdia é consolar os tristes

  O nosso tempo, marcado pelo progresso e por tantas conquistas, não se livra de ser também um tempo propício à tristeza e ao desalento. Se estivermos atentos, encontraremos ao nosso lado muitas pessoas tristes. A vida, por vezes, confronta-nos com momentos difíceis, em que as lágrimas expressam uma tristeza imensa que nos pode deixar…

Acolher é um verbo missionário

  Janeiro é o mês da infância missionária. Dia 8 deste mês, Domingo da Epifania, é o Dia da Infância Missionária. E o que caracteriza este movimento missionário está no seu lema «crianças ajudam crianças». Este ano, a Infância Missionária (IM) conclui uma caminhada de cinco anos pelos cinco continentes. Em 2013, a IM «procurou…

Melhor destino culinário

  O Peru foi eleito, pelo quinto ano consecutivo, Melhor Destino Culinário do Mundo nos World Travel Awards 2016, considerados os Óscares do turismo. O país latino-americano superou cozinhas como as de França, Japão, Itália, México e Tailândia, graças a pratos como o ceviche (na foto) e a carapulcra.

Palavras marcantes de 2016

  Brexit Uma das palavras mais ouvidas e lidas, em Portugal e no mundo, no ano de 2016 foi Brexit. É a junção de Britain com exit, ou seja, «saída britânica», à letra. Com este termo, pretende-se referir a saída do Reino Unido da União Europeia, referendada em junho de 2016, tendo a opção pela…

Reciclagem no ano novo

  Num acampamento de Ano Novo, os monitores decidiram dar de graça as bebidas que tinham recebido gratuitamente dos fornecedores. Os participantes puderam beber sem se preocupar. Mas também se desleixaram. Muitas latas e garrafas não eram consumidas até ao fim e o lixo ficava espalhado pelo chão. Ao começar um novo ano, aproveita para…

Grande escritora aos 7 anos

  Michelle Nkamankeng é uma menina sul-africana de 7 anos que fez história como escritora. Ela escreveu um livro sobre a superação do medo do mar e tornou-se a mais jovem autora de África a entrar na lista dos dez melhores escritores infantis do mundo. O primeiro livro de Michelle, Waiting for the Waves («Aguardando…

Tem Trissomia 21 e ensina ioga

  A norte-americana Jessica Parsons tem síndrome de Down e dá aulas de ioga, seguindo as pegadas dos pais e das três irmãs. Os seus pais são donos de uma escola da técnica e instrutores em Santa Barbara, na Califórnia. Jessica é uma das primeiras pessoas com trissomia 21 a ensinar ioga. Começou a dar…

O idioma mais difícil do mundo

  A língua «mais difícil do mundo é sem dúvida o pirarrã, no Brasil», diz Rolf Theil, professor de linguística da Universidade de Oslo, Suécia. Este idioma é falado por cerca de 350 nativos na região do rio Maici, na Amazónia. O pirarrã pode ser falado, cantado ou assobiado. Nele, a entoação é importante. As…

Freixo

  Esta árvore é protagonista em lendas, mitos e cultos religiosos.   Olá, amantes da Natureza! Hoje dou-vos a conhecer a árvore que dá a semente que é referida na contracapa desta revista! Também conhecida como freixo-de-folhas-estreitas ou freixo-comum, pertence à família das Oleáceas. O seu nome científico é Fraxinus angustifolia. Sabiam que fraxinus deriva…

Algumas tradições de Ano Novo

  Na Dinamarca parte-se a louça Os dinamarqueses celebram a chegada do novo ano com o arremesso dos pratos usados na refeição dessa noite contra as portas de pessoas amigas. Este gesto representa amizade e bons presságios.   No Japão soam 108 badaladas À meia-noite do dia 31 de dezembro, os templos budistas fazem soar…

Amigos: a melhor rede social

  Nos nossos dias, as redes sociais estão na moda e todos querem estar presentes nessas comunidades virtuais. São ferramentas de comunicação positivas, com muitas vantagens, que nos ajudam, por exemplo, a interagir com amigos e familiares, a jogar, a partilhar fotos. No entanto, não devemos esquecer que também podem ser perigosas, pois há pessoas…

Desporto com fé e fé no desporto

  O desporto comunga dos valores do Evangelho e leva-os para a vida de cada um.   Com o alto patrocínio do Papa Francisco, o Vaticano acolheu em outubro de 2016 o primeiro encontro mundial sobre desporto e fé. Sob o lema «Desporto ao serviço da Humanidade», cerca de centena e meia de líderes das…

Leituras para o mês de janeiro

DOCAT. COMO AGIR? O projeto YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica – destina-se a disponibilizar os ensinamentos da fé e da moral católica em linguagem jovem. O presente livro apresenta a doutrina social da Igreja e responde à pergunta «como devo agir?» O primeiro livro responde à pergunta «em que crer?».   Autor: Eduardo…