Atletas de Jesus

  Sabes que estamos a viver em Portugal um ano missionário? Esta iniciativa foi lançada pelos bispos portugueses e pretende que todos os cristãos façamos a experiência da missão. No mundo, há muitos missionários que testemunham a Boa Notícia de Jesus. Saíram das suas terras para anunciar o Evangelho além-fronteiras, sem medo dos perigos e…

Humanos reparam erro

  A ilha de Santiago, no arquipélago de Galápagos (Equador), recebeu 1436 iguanas, para ali reintroduzir esta espécie extinta no local há 200 anos. Os animais foram levados da ilha Seymour Norte, também no arquipélago, que já conta com 5000 iguanas. A ilha Santa Cruz é a outra das três – de entre as 18…

Em lua de mel há 2500 dias

  Anne e Michael Howard, de Nova Iorque, após o casamento a 22 de janeiro de 2012, ainda não terminaram a lua de mel. Nestes sete anos, já visitaram 823 vilas e cidades em mais de cinquenta países. «A vida é curta, o mundo é grande, queremos explorar todas as experiências que esperávamos ter na…

Índio doutorado

  Aos 33 anos, Leosmar Antonio, da tribo terena, do Brasil, é o primeiro da família e o único da sua comunidade de Cachoeirinha a alcançar o grau académico de doutor. Ele é biólogo e doutorou-se em Epidemiologia em Saúde Pública. Dá aulas de três disciplinas específicas: Biologia e Conhecimentos Tradicionais, Tradições Terapêuticas Indígenas e…

Menus éticos

  O abacate ganhou o estatuto de «ouro verde». Tem propriedades nutricionais e medicinais imbatíveis, sendo muito requerido à mesa e em cremes. Todavia, saciar a fome mundial desta fruta tem impacto negativo nos países exportadores: desflorestação no Chile, cultivo sob escravidão de cartéis no México. Apelando para a ética, de modo a combater essa…

Elefantes sem marfim

  Os elefantes do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, também sofreram os horrores da guerra civil, que durou quinze anos. Nesse período, foi aniquilada 90 por cento da população de paquidermes, para lhes retirar as presas de marfim e a sua carne servir de alimento. Agora, para se defender da caça furtiva, que persiste,…

Drone entrega vacinas

  Um bebé de Vanuatu recebeu a primeira vacina do mundo entregue por drone. A criança, de apenas um mês, reside na baía de Cook, uma baía sem eletricidade e sem nenhuma unidade de saúde, apenas acessível a pé por um caminho que demora horas a ser percorrido ou com recurso a pequenos barcos locais….

Um curso superior

  Depois de um dia de muitas andanças e correrias, confesso que me agrada ser recebida tão efusivamente: «Ó Professora, mas que prazer levá-la no meu táxi!» De resto, todos os que me conhecem sabem que sou capaz de repetir vezes sem conta «boa tarde» à espera que o taxista me responda – e só…

Do homo sapiens ao homo technologicus

  O ser humano converteu-se no que é hoje graças à sua capacidade de criar e usar a tecnologia. Aqueles que aprendem a usufruir das capacidades dos novos equipamentos e saberes estão a preparar o futuro, que será tecnológico.   A tecnologia faz parte da história humana. Graças à sua capacidade intelectual, aliada à sua…

Jesus cala os fariseus

  Os fariseus eram conhecidos de Jesus desde sempre. Estavam constantemente presentes nas aldeias e fiscalizavam a forma como os camponeses cumpriam ou não a Lei. Julgavam-se superiores, perfeitos, sem pecado.   A luta contra a hipocrisia foi uma das principais batalhas de Jesus. Matilde considera que a visita a alguns episódios em que o…

Diálogos com Jesus

  Personagens: Jesus, Santiago, João, Maria e Joana   Jesus: Amigos, vamos fazer um jogo? Santiago: Que jogo? Jesus: Primeiro, eu faço-vos perguntas. Depois, vocês perguntam-me a Mim. Todos, em coro: Está bem! Jesus: Quem é a última pessoa de quem te despedes à noite? João: Da minha mãe. Maria: Eu despeço-me da minha irmã….

Menos lixo e mais reciclagem

  Lixo, lixo, lixo! Está por todo o lado, cresce, e avoluma-se – e submerge-nos. Separar, reciclar, depositar nos contentores certos é uma decisão exclusivamente nossa.   O lixo invade bosques e prados, aparece nas margens dos rios e no fundo dos lagos, forma ilhas do tamanho de países nos oceanos e acumula-se até nas…

Lugares cor-de-rosa

  Para celebrarmos o dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, viajaremos aos cinco locais mais cor-de-rosa do mundo, já que esta cor está associada ao amor e à paixão.   Comecemos no lago Nakuru, no Quénia. O seu nome significa «local empoeirado» na língua massai. Com uma área de 44 quilómetros quadrados, é…

Ser feliz na doença   Depois de perder duas filhas vítimas de doença degenerativa, a escritora e realizadora de cinema francesa Anne-Dauphine Julliand (n. 1973) filmou o dia a dia de cinco doentes num hospital pediátrico. As protagonistas são cinco crianças, com idades entre os 5 e os 9 anos, com doenças muito graves, mas…

Montanhas (2)

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Ct 4: Onde foi o amado procurar mirra e incenso? a) Às minas b) Ao monte e ao outeiro c) Às areias do rio   2 – Is 30: Isaías profetizou que…

Anedotas

Pai e filha A filha reclama para o pai: – Tu não sabes o que vale uma mulher como eu!!! – Mas sei o que custas!…   No hospital – Doutor, acho que fraturei o braço em vários lugares. – Eu, se fosse o senhor, não voltaria mais a esses lugares…   Irmão zeloso –…

Leituras para o mês de fevereiro

  O LIVRO DO PAI-NOSSO Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez Editor: Zero a Oito Rua Castilho, 57 – 1.0 Dto. 1250-068 LISBOA www.zeroaoito.pt   Um dia, os discípulos de Jesus Cristo pediram-Lhe que os ensinasse a rezar. E Ele proclamou o pai-nosso. Esta breve oração, composta por sete pedidos, não é um simples poema para…