Namoro e amor

Caros amigos e amigas, neste mês festeja-se o Dia dos Namorados. O namoro é uma paixão muito forte, que envolve emoções e sentimentos à flor da pele. É bastante salutar que as pessoas expressem os seus afetos e sentimentos nobres de amabilidade, carinho e cuidado. É uma etapa necessária no relacionamento entre as pessoas, nomeadamente,…

Regras bíblicas

O código legal mais conhecido da Bíblia são os dez mandamentos. Mas, na realidade, nos seus 73 livros existem mais de 700 regras, que dão indicações para todo o tipo de comportamentos.

Atreve-te a ser sóbrio

O Tunisinas, ou Caçador, como sempre lhe chamaram na sua cidade, é um jovem que hoje dedica a maior parte do seu tempo livre a visitar os seus antigos amigos alcoólicos e drogados. Estes, na sua grande maioria, são jovens que jazem nos seus esconderijos ou refúgios, são os verdadeiros rejeitados da sociedade. As suas…

Palavras de outros tempos

A miúda passou mesmo à minha beira, carregada de embrulhos. Sorriu para mim e disse: – Pareço o preto da Casa Africana! Depois parou e, enquanto mudava os sacos de uma mão para a outra, ar intrigado, disse: – A minha avó é que está sempre a dizer isto… Inda gostava de saber quem era…

14 de fevereiro: Carta à namorada

Gosto de gelados! Um cremoso gelado de morango, de limão, de pistácio… saboreá-lo até ao fim, que satisfação! Talvez tu prefiras de chocolate ou baunilha… Talvez prefiras um bombom ou outra guloseima qualquer…… Mas imagina a sensação de te deliciares a comê-la, sentir o gosto na boca, a maravilha nos sentidos! Gosto de ti como…

Roupas verdes

Designer de moda arrojada, a italiana Marina Spadafora tornou-se conhecida no seu país nos anos 90 do século xx, pelas propostas inovadoras que apresentou nas passarelas de Milão – o que é uma proeza só por si, numa das capitais mundiais da moda, onde não faltam candidatos à fama. Mas ela não se ficou por…

Aprender a misericórdia

A misericórdia é daquelas coisas que toda a gente quer que tenham para consigo, mas que nem sempre é fácil de praticar com os outros. Não há quem não queira ser tratado com bondade, compaixão, perdão… Matilde preocupa-se não somente com a catequização dos seus alunos, mas também com a inserção destes na realidade concreta,…

Já não escravos, mas irmãos…

Não podemos desviar o olhar dos sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs em humanidade, privados da liberdade e da dignidade. Se o fazemos, somos cúmplices da escravidão. Isto nos lembrou o Papa Francisco no Dia Mundial da Paz. A palavra «escravatura» evoca imagens de tempos passados, dos milhões de pessoas que foram um dia acorrentadas,…

Orelhas quentes: Elogio ou má-língua

  Não se sabe ao certo qual a origem da crença generalizada de que quando alguém fala mal de nós ficamos com a orelha esquerda vermelha, e quando falam bem é a direita que fica a ferver. Sabe-se, porém, que é muito antiga e que terá que ver com a disseminação das energias através das…

Lotaria pela missão

O Papa Francisco surpreende o mundo todos os dias. Uma das suas mais recentes iniciativas foi a criação da Lotaria de Beneficência para as obras de caridade do Santo Padre. Os prémios a sortear são os presentes que os chefes de Estado e muitas outras pessoas lhe oferecem por ocasião das visitas ao Vaticano. A…

Grão-de-bico

Origem A planta que dá como fruto esta leguminosa rica em proteínas tem a sua origem na bacia do Mediterrâneo Oriental. Os primeiros registos do seu consumo remontam a 5000 anos antes de Cristo. Foi muito popular entre egípcios, gregos e romanos. Dali chegou à Índia e à Etiópia. Durante o século xvi, os navegadores…

As aves do céu

Era uma vez um pequeno pardal cinzento-acastanhado que vivia a sua existência como uma sucessão de ânsias e de pontos de interrogação. Estando ainda dentro do ovo, interrogava-se: – Conseguirei eu partir esta casca tão dura para sair daqui? E depois, os meus pais conseguirão alimentar-me? Finalmente, a casca do ovo quebrou-se e ele saiu….

Net@udacia

www.curiosidadesdomundo.com Tema: Para curiosos Este é um dos muitos sítios onde se podem encontrar factos mais curiosos, divertidos e estranhos do mundo! É uma forma divertida de saciar a sede de saber.   www.voahr.pt Tema: Voluntariado eficaz Uma ONG, uma associação, qualquer instituição de voluntários, se bem gerida, aumenta o impacto do trabalho que desenvolve….

Avaliações: certo ou errado?

Sabiam que fevereiro foi o mês criado pelos romanos para marcar a passagem do tempo, posicionado originalmente em último lugar na lista dos doze meses? Era em fevereiro que os romanos ofereciam sacrifícios ao deus Februa, para expiarem as faltas cometidas ao longo do ano. Depois de algumas alterações, temos hoje fevereiro como o segundo mês…

Guerra aberta aos pés de chumbo

Todos nós já experimentámos o prazer e a diversão de jogar matrecos numa das mesas espalhadas por clubes, cafés e feiras de Portugal inteiro. No entanto, os matraquilhos começaram a ser encarados mais a sério e já são considerados modalidade desportiva, com uma federação criada em 2007 para regular a atividade. A Federação Portuguesa de…

Montanhas Tianzi

Se viram o filme Avatar, um grande êxito de bilheteira realizado por James Cameron, com certeza se recordarão das paisagens soberbas da terra de Pandora, de onde se destacavam cumes flutuantes, pontuados por árvores. E se te dissesse que estes existem realmente? Se deres um saltinho até ao Norte da zona histórica de Wulingyuan, na…

Ex-escrava infantil resgata meninas

Sina Vann foi resgatada de um bordel no Camboja. Agora ela ajuda meninas a escapar da prostituição e a reintegrar-se na sociedade.  Sina Vann (foto em cima) nasceu no Vietname. Tem 25 anos. Não esquece o pesadelo que foi a sua infância e adolescência. Foi escravizada durante treze anos e forçada a prostituir-se durante dois…

2015 Ano da Luz

O mundo moderno, de que nos fazemos rodear, está repleto de objetos cujo funcionamento depende direta ou indiretamente da eletricidade: computadores, telemóveis, televisões, eletrodomésticos, candeeiros, etc. O quão dependentes estamos da eletricidade descobrimo-lo nós em duas ocasiões. Uma, quando nos pomos a pensar no assunto. O que raramente fazemos, pois o ser humano tem pouca…

Leituras para o mês de fevereiro

O TIGRE Esta é uma história real de vingança e de sobrevivência. Em dezembro de 1997, no Extremo Oriente da Rússia, um tigre-siberiano, um dos poucos exemplares que ainda vivem em estado selvagem, anda à caça de homens. Será possível estabelecer um pacto de harmonia? Autor: John Vaillant Editor: Presença Estrada das Palmeiras, 59 Queluz…

Caça ao tesouro na Bíblia: Rafael, Edna e Raguel

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas, ou pesquisa na tua Bíblia. E assinala a resposta correta entre as três apresentadas. 1 – Tb 5, 1-17: Quando Tobias procurava um companheiro para a viajar, quem encontrou? a) Gamaliel b) Rafael c) Raguel   2 – Tb 5, 1-17: Qual era o destino da viagem de…

Anedotas

Medo de assaltos A GNR prende dois ladrões que assaltaram um bar um pouco antes do meio-dia. Admirado com a ousadia, um dos guardas pergunta: – Porque é que assaltam em plena luz do dia? – É que, de noite, temos medo de ser assaltados!   Cadeira assassina No tribunal, o juiz interroga o réu:…

A fé

Assinala a resposta correta entre as três sugestões apresentadas. Manda as respostas e a tua morada completa para audacia@netcabo.pt, ou uma SMS para o número 936 460 239, ou por correio (vê direção na página 4). Se acertares todas, recebes como prémio um livro com uma Via Sacra missionária.   1 – Crer, para o…

Dez anos a restaurar uma gruta

Ra Paulette é um escultor americano que tem como passatempo transformar cavernas em espaços artísticos. Nos últimos dez anos, transformou uma gruta igual a tantas outras no Novo México numa autêntica obra de arte. «O meu objetivo é adaptar uma obra de arte da Natureza num espaço em que a solidão e a beleza promovem…