Natal, ternura de Deus

É Natal! É a festa de um Menino, de um recém-nascido, que se faz presente no meio de nós e nasce em Belém. Talvez na tua casa ou paróquia andes a preparar o presépio, reconstruindo como S. Francisco o clima e o ambiente em que Jesus nasceu (lê pág. 57). Ou a ensaiar peças de…

Maior aquário da América do Sul

  O Rio de Janeiro (Brasil) já tem o aquário que lhe faltava. É a nova atração para os nove milhões de turistas que a visitam. O AquaRio situa-se na zona portuária da cidade, que foi palco dos Jogos Olímpicos. No edifício de cinco andares há 28 aquários, com um total de 4,5 milhões de…

China reativa Rota da Seda

  Cerca de 5000 comboios de mercadorias viajarão anualmente entre a China e a Europa, em 2020. O gigante asiático reativará a antiga Rota da Seda entre o país e vários países europeus por meio de três rotas: Sudeste Asiático, Ásia Central e África. O plano abrangerá 65 países e 4,4 mil milhões de pessoas,…

Dióxido de carbono é combustível

  Uma equipa de cientistas do Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, descobriu um modo de converter diretamente dióxido de carbono (CO2) em combustível. E a descoberta aconteceu de forma acidental. Quando um catalisador composto por carvão, cobre e nitrogénio foi submetido a uma tensão elétrica de 1,2 volts,…

Meio milhão de carros elétricos

  No final de 2016, a Europa tem 500 mil carros elétricos a circular nas suas estradas. Há anos que os europeus estão a aderir aos veículos amigos do ambiente, mas nos últimos acentuaram-se as aquisições. Em 2014, compraram perto de 70 mil carros elétricos; em 2015, adquiriram 144 mil; e, em 2016, estima-se a…

All Blacks supremos

  A seleção de râguebi da Nova Zelândia confirmou, com um recorde, a sua supremacia na modalidade. Os All Blacks, ao receber e vencer a Austrália (por 37-10), em outubro passado, tornaram-se a primeira equipa de sempre a vencer 18 encontros internacionais consecutivos ao mais alto nível. A última derrota da equipa remontava a 8…

Manatim mais velho do mundo

  O manatim Snooty fez 68 anos e tornou-se o mais velho do mundo. Ele vive em cativeiro no South Florida Museum (Estados Unidos), para onde foi levado com 11 meses. A longevidade de Snooty é atribuída às boas condições do espaço que partilha com outros dois manatins. Eles vivem numa piscina com 230 mil…

Hotel mais barato do mundo

  A empresa Chototel, da Inglaterra, cria soluções habitacionais para pessoas carenciadas. Em Nagothana, na Índia, está a construir um hotel barato. Pernoitar custa dois dólares. Os gastos com eletricidade, água e gás são acrescidos, para evitar o desperdício.

Emanuel foi salvo da lixeira

Emmanuel Leclercq é seminarista, em Avignon, França. Nasceu na Índia e a sua história tem algo de extraordinário. Ele contou ao canal de televisão italiano Tv2000 alguns pormenores inéditos da sua vida.   Depositado na lata do lixo «Madre Teresa de Calcutá recuperou-me da lata do lixo. Nasci a 9 de setembro de 1982 e…

«O espírito missionário é o encontro»

  Henrique Torres, natural de Ferrel (Peniche), começou a última fase de preparação para a vida missionária. Está na República Democrática do Congo, onde vai concluir o curso de Teologia. De lá, conta as primeiras peripécias.   Cheguei à República Democrática do Congo de madrugada. No aeroporto, aguardavam-me o padre Jérôme, que será o responsável…

Alimentação e cancro

  Sabemos hoje que os hábitos de vida saudável, nos quais se inclui a alimentação racional, ajudam a prevenir muitas doenças, entre as quais o cancro, que a todos preocupa. Se queremos prevenir o cancro, contribuindo positivamente para a nossa saúde, é importante alimentarmo-nos de forma saudável. Um dos instrumentos úteis para praticar uma alimentação…

Ler… só com motivação e alegria

O problema da leitura não são os suportes, é a motivação. É o gosto.   Quando, em finais do século xix, as bicicletas começaram a aparecer, o escritor Léon Bloy escreveu: «A bicicleta vai matar a leitura.» Assim. Taxativamente. Sem lugar para dúvidas. Depois das bicicletas, foi o cinema. Depois do cinema, foi a televisão….

Purifica o ar com arte

  Todos os anos, mais de três milhões de pessoas morrem prematuramente, em todo o mundo, por causa da poluição do ar. Um invento de dois holandeses vai salvar vidas.   A realidade é impressionante: em três anos, morrem em todo o mundo, por causa da poluição do ar, tantas pessoas quanto a população de…

Conviver, sim, dominar, não

  Ouvimos, cada Natal, que não havia lugar na hospedaria para José e Maria, que estava prestes a dar à luz Jesus. Isso pode levar-nos a refletir sobre que lugar temos e que lugar damos aos outros na nossa única casa que é o planeta Terra.   Um grupo de cientistas, em agosto passado, fez…

A missão das personagens do presépio

  No tempo de Natal é tradição montar-se a árvore e o presépio. Procuremos compreender qual é a missão de cada personagem e figura. Tu também podes perguntar: «Qual é o meu papel neste Natal?»   Menino Jesus: Em Jesus, Deus torna-Se visível e comunica connosco do modo que podemos entender totalmente, por meio de…

Trilhos da felicidade fazem-se sobre rodas

Solidariedade e tecnologia propiciam o desporto a pessoas com mobilidade reduzida.   Cada vez mais as limitações físicas deixam de ser desculpa para não se praticar desporto e retirar os benefícios desta atividade, ao nível da saúde corporal, mental e social. Ainda na edição de novembro da Audácia, referimos as proezas do antigo piloto da…

A virtude da paciência

  Hoje em dia, o ritmo alucinado a que se vive promove a urgência de tudo – que tem de ser feito «agora e já» –, a impossibilidade de esperar, a impaciência, a incapacidade de tolerar as fraquezas dos outros. Tendo entrado em dezembro, mês do Natal – em que se procura ter mais tempo…

Francisco e o irmão ouro

  Teatro: Para ser lido ou representado. Personagens: Francisco, Ouro, Mulher indígena, Homem indígena, João e Maria.   FRANCISCO: Paz e bem, irmãs e irmãos. Sou Francisco de Assis, amigo dos pobres e inimigo das riquezas. Nasci e cresci em Itália, há 800 anos. Por essa altura, ainda não eram conhecidas as terras da América….

A história dos reis magos

  Um dia, um rei europeu muito inteligente, chamado Melchior, olhava as estrelas desde o seu palácio. De repente, viu uma estrela-cadente que parou por cima dele e brilhou mais do que as outras. Ficou intrigado. Pesquisou sobre ela. Carregou o seu camelo e partiu de viagem. Gaspar reinava na Ásia. Era um homem de…

Bangladesh

  O nosso barco imaginário saiu do porto do Senegal, país que conhecemos no mês de novembro. Navegámos em direção ao sul do continente africano. Dobrámos o cabo da Boa Esperança, na África do Sul, e avançámos pelo oceano Índico. Digitámos no nosso GPS «golfo de Bengala», e aqui estamos a desembarcar no Bangladesh, para…

O segredo da felicidade

  A felicidade – tão própria do Natal – é um dos aspetos mais importantes da vida. É uma meta que todas as pessoas querem alcançar. E para a qual cada um deve preparar-se e trabalhar.   Cuidadosamente guardadas do Natal anterior, as bolas e a fitas voltaram a enfeitar as ruas das cidades. A…

Corrigir os que erram

  Corrigir os que erram não é uma tarefa fácil. Na sociedade, por um lado, ninguém gosta de ser chamado à atenção. Por outro, há uma tendência para não corrigir e deixar andar. No entanto, corrigir os que erram é necessário: ajuda a formar o cérebro e estrutura a personalidade. Porém, lembremo-nos que a correção…

Filhos do Paraíso

  O paradoxo só deixa de o ser quando percebemos que, apesar da aparente estranheza, as coisas nem poderiam ser de outro modo. É esta a sensação experimentada quando ouvimos declarar que a pobreza encerra uma grande vantagem. Dir-se-ia que só um rico poderia fazer semelhante observação. Mas a verdade não passa por aí: em…

Ervilha

  Esta leguminosa não costuma ser apreciada pelas crianças.   Origem A ervilha é originária da Ásia Central. É muito antigo o seu uso. Foram encontrados restos carbonizados de sementes em lugares neolíticos (7000 a. C.) em zonas rurais da Índia. Dali foi introduzida na China. Terá sido introduzida na Europa a partir do Egito…

A magia das Galápagos

  Na reta final de 2016, sugiro que embarquem numa viagem única às ilhas Galápagos, um santuário da vida.   O seu nome oficial é Arquipélago de Colón. É formado por treze ilhas maiores, seis ilhas menores e dezenas de ilhotas e rochedos. Localiza-se no oceano Pacífico, a cerca de mil quilómetros da costa da…

Ideias para um Natal ecológico

  O Papa Francisco lança-nos um desafio para este Natal: não adianta contemplarmos Jesus no presépio, se não aprendemos a vê-Lo na Natureza. Ou seja, o montar a árvore de Natal e/ou o presépio deverão inspirar-nos atitudes ecológicas.   1 – Escolher uma árvore de Natal ecológica. Não convém cortar pinheiros. As árvores artificiais de…

Caça ao tesouro na Bíblia: Plantas e perfumes

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Mt 2: De que plantas eram feitos os perfumes oferecidos pelos reis magos ao Deus Menino? a) Hissope e nardo b) Rosa e menta c) Incenso e mirra   2 – Jo…

Para rir

No médico – Sr. doutor, tenho uma dor que passa daqui para aqui, dali para acolá. O que pode ser? – Uma dor passageira.     No manicómio – Esse espelho é meu! – Como é que é teu, se até tem a minha cara?!…     No trânsito – O senhor não viu o…

A cidade-berço do presépio

  Na cidade de Grécio, no centro-sul da Itália, onde São Francisco de Assis reproduziu pela primeira vez o nascimento do Menino Deus, há um santuário dedicado ao presépio.   Em 1223, S. Francisco de Assis recriou o ambiente do nascimento de Jesus. Quando ele visitou a cidade de Belém, na Palestina, ficou muito impressionado…

Leituras para o mês de dezembro

ACREDITA EM TI Este livro parte da certeza de que «só aqueles que acreditam podem algum dia mudar e crescer». O livro partilha sabedorias para livrar de dependências e depressões! A solução requer, muitas vezes, liberdade na mente e vontade de sobreviver.   Autor: Eduardo Silva Editor: Guerra e Paz Conde de Redondo, 8 –…