Melhor Natal

Neste mês, o prémio Nobel da Paz vai ser entregue a duas pessoas que trabalham arduamente pelos direitos das crianças. Uma é Malala Yousafzai, jovem de 17 anos do Paquistão que arriscou a sua vida em prol do direito das raparigas à educação. O outro é Kailash Satyarth, um adulto indiano que tem lutado no…

Crianças de rua escrevem ao Papa

Um grupo de crianças de Manila, capital das Filipinas, que já viveram na rua, escreveu cerca de mil cartas ao Papa Francisco. Elas estão atualmente ao cuidado da Fundação Tulay ng Kabataan (Tnk), criada pelo padre Matthieu Dauchez para salvar os menores de uma vida de rua como mendicantes, traficantes e prostitutas. Nas cartas vai…

Livros para os meninos de rua

Blake Ansari tem 6 anos. Vive em Nova Iorque. Ao perceber que havia 22 000 crianças nova-iorquinas a dormir na rua ou em abrigos precários, quis tornar a cidade melhor para elas. Com a ajuda damãe, de amigos e de colegas, arranjou um abrigo e juntou 600 livros, para o equipar com uma biblioteca. «Se um…

«Gosto da boneca negra, como eu»

Na Nigéria, o país com maior número de crianças negras do mundo, Taofik Okoya criou as Queens of Africa («Rainhas da África»). São bonecas negras, inspiradas em grandes mulheres da história africana, vestidas com trajes autóctones e associadas à cultura local.

«Eles não podem ver, mas…»

Alejandro Tichauer tem 8 anos. A escola onde estuda, em Itaim Bibi, S. Paulo, Brasil, recebeu a visita de funcionários da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual. Depois de ouvir a palestra, Alejandro iniciou uma campanha de recolha de fundos. Enviou cartas para mobilizar vizinhos, amigos e colegas. E arrecadou…

Olhar da pequena Bia

Beatriz Martins de Souza vive em S. Paulo, Brasil. Tem 13 anos, mas desde os 6 que se indigna ao ver crianças com roupas rasgadas e sujas a pedir na rua. Desde então, guarda, reúne e distribui alimentos, brinquedos, aparelhos eletrónicos, roupas e livros, com que realiza sonhos em datas especiais, como o regresso àsaulas,…

Apoio aos plantadores de chá

A Índia é um dos maiores produtores de chá do mundo. No Estado de Assam, no Noroeste do país, encontram-se numerosas e extensas plantações. Todavia, ali trabalham agricultores que recebem um salário insuficiente para as suas necessidades básicas. Com o objetivo de ajudar os trabalhadores a cultivar as suas terras, tornarem-se proprietários e obter uma…

Animais milionários

Na cidade americana do cinema, Hollywood, há animais a ganhar fortunas. Pela primeira vez, o The Hollywood Reporter divulgou os rendimentos anuais de quem participa na criação de um filme: um motorista pode ganhar 44 mil euros, uma costureira 61 mil, um jardineiro 32 mil… e o animal que faz de mascote pode receber até…

Cristianismo em baralho de cartas

Servir-se de um jogo para comunicar o Evangelho, aproximar os jovens de Jesus Cristo, dos apóstolos e dos profetas, dar a conhecer os trechos mais significativos da Bíblia a um público distante do Cristianismo: estes são os objetivos do The Bible Hunter, um jogo de cartas criado por um jovem japonês, com o apoio da…

Teatro: O presente perfeito

Num cenário de enfeites de Natal, ao centro está uma árvore de Natal e o Menino Jesus. A árvore é enfeitada com luzes (apagadas no início e acender-se-ão no fim).   Narrador: Mas que dia maravilhoso. Estamos mesmo a chegar ao Natal. Tudo está em festa, muitas são as luzes. Há árvores enfeitadas, sinos a…

Vida em comunhão

O sonho de Deus para a humanidade é o profundo desejo de que os seres humanos, seus filhos muito amados, procurem viver em comunhão uns com os outros e, assim, possam descobrir o sentido e a fonte da sua vida. Jesus rezou ao Pai, comprometeu-se na totalidade por este ideal: anunciou, viveu e entregou-se para…

Campeões de palmo e meio

São miúdos, mas já fazem algumas coisas como gente grande. Por exemplo, programar em computador. Além disso, não se limitam a ser bons, não senhor.

Falando de Natal e de presentes

Sempre que possível, gosto de fazer eu própria as minhas prendas. E, de uma maneira ou de outra, por este ou aquele motivo, eu tenho de estar presente nos presentes que dou pelo Natal.

São crianças não são soldados

Se as guerras são intoleráveis, porque todos sofrem, mais inadmissível é que as crianças continuem a ser usadas como combatentes, mensageiros, trabalhadores domésticos e escravos sexuais em quatro dos cinco continentes (fica de fora a Oceânia). São chamadas crianças-soldados.

Natal de paz

O Natal costuma ser tido como uma época de paz e harmonia. Infelizmente, não em todo o lado… Às vezes, nem nas próprias famílias. Mas a luz de esperança que Jesus veio trazer ao mundo não pode desaparecer, sob pena de se apagar o Natal!

O valor da gentileza

Estamos a preparar-nos para celebrar o Natal. Tempo em que celebramos um Deus que se faz presente na história da humanidade e nos convida a fazermo-nos também presentes nas vidas dos nossos irmãos.

Meditação: o teu corpo em oração

A meditação é uma disciplina do âmbito das energias. Existem vários tipos de meditação, uns mais simples do que outros. O processo meditativo para os mais novos costuma incluir técnicas de respiração, postura, foco e educação mental. O objetivo principal é criar hábitos de pensamento positivo e ensiná-los a concentrarem-se no que lhes traz bem-estar….

Casa de Deus no inferno

Viajamos até Puerto Maldonado, na selva da Amazónia do Peru. Esta cidade, com 300 mil habitantes, é a capital da Província de Madre de Dios. É um dos lugares do mundo onde mais crianças são vendidas. Vamos entrar na Casa Nazaré (podes entrar em www.hogarnazaret.es). Quem nos abre a porta é o padre Ignacio Maria…

Abóbora

  A aboboreira é uma planta hortícola com origem nas regiões da América do Norte e América Central. Encontraram-se registos do seu cultivo pelos índios do México e do Texas há 5000 anos. Fazia parte da alimentação das civilizações maia, asteca e inca. Curiosidades A abóbora chegou à Europa com os marinheiros dos Descobrimentos em…

Construindo pontes

Dois irmãos, que moravam em quintas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. O que começou com um pequeno mal-entendido explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio. Certa manhã, o irmão mais velho ouviu bater à sua porta. – Estou à procura trabalho –, disse um carpinteiro. –…

Net@udacia

http://ocientista.com Tema: Curiosidades Quem gostar de novidades acerca de achados, descobertas, informações várias acerca dos temas da ciência vai deliciar-se com este sítio. Disponibiliza muitas curiosidades sobre o espaço, a Natureza, biologia, geologia e saúde. E o leitor também pode ser redator.   http://crescer.sapo.pt/adolescente Tema: Temas da adolescência O portal Sapo oferece nesta página muitos…

Atentos ao mundo fora das janelas

  Tens por hábito contabilizar as vitórias alcançadas e as derrotas sofridas, as coisas boas e as menos boas, o que fizeste (e que todos fizemos) e o que deixaste (e deixámos) por fazer? Por certo, tu e a maioria de nós verificámos, então, que, ao longo destes doze meses, por todo o mundo, a…

É bola? Não, é ébola

Ídolos do desporto organizaram campanhas de recolha de fundos para a luta contra o ébola.   O futebol não tem escapado aos efeitos do surto de ébola que preocupa toda a Humanidade, apesar de a incidência quase exclusiva de casos ser em África. A gravidade desta epidemia é tal que Marrocos anunciou indisponibilidade para organizar…

Plantas Carnívoras

Na escolha dos presentes de Natal para os teus amigos e familiares incluis plantas ou produtos para hortas domésticas ou urbanas?   Olá, audaciosos! Dentadinhas vegetais para todos! Já repararam que o pensar ecológico está em voga, associado à manutenção de hortas urbanas e à compra de produtos biológicos? Se calhar, esta «onda verde» até…

Coragem e amor de supermãe

Lou Xiaoying foi declarada heroína na China aos 88 anos. Ao longo de quarenta anos resgatou mais de 30 bebés abandonados na lixeira da cidade de Jinhua, na província de Zhejiang.   A vida de Lou Xiaoying caracterizar-se-ia por recolher o seu sustento e para a sua família na lixeira da sua cidade. Ela vendia…

Malala e Satyarthi

A Academia Sueca premiou uma adolescente e um homem; uma paquistanesa e um indiano. Com isso, quis unir dois países inimigos, ambos potências nucleares, e distinguir a sua «luta conjunta pela educação e contra o extremismo».   Malala Yousafzai tem 17 anos e é a mais jovem a receber o Nobel da Paz. A sua…

Feminismos

Uma das maravilhas deste mundo, senão mesmo a maior de todas elas, é a diversidade. Todavia, muitos são os que perdem energia e tempo criticando outros por serem diferentes. Isto apesar de facilmente se poder imaginar o tédio que seria um planeta sem tão variados animais e plantas, paisagens contrastantes, distintas cores. E o mesmo…

Leituras para dezembro

MISSÃO, UM PROJETO DE FELICIDADE Há + alegria, oração, comunidade… em NÓS. Este é o tema do guião do movimento juvenil comboniano JIM-Jovens em Missão para 2015. Tem três temas para reflexão, partilha e oração e uma sugestão mensal de empenho missionário na paróquia e no mundo.   Autor: JIM-Jovens em Missão Editor: JIM-Jovens em…

Caça ao tesouro na Bíblia: Tobias

Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas, ou pesquisa na tua Bíblia. E assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Tb 1, 1-10: Onde é que Tobias vivia com os pais? a) Em Ecbátana b) Em Ragés c) Em Nínive   2 – Tb 2, 1-3: Que pediu Tobite a Tobias…

Anedotas

Pai não é O jovem pai foi ao pediatra, bastante aflito, com uma criança no colo: – Doutor, o meu filho tem seis meses e não abre os olhos! O médico examinou a criança, virou-se para o jovem e disse: – Quem deve abrir os olhos é o meu amigo: ele é filho de japonês!…

Natal

Portaste-te bem este ano? Não?!… Então, assinala a afirmação correta entre as três apresentadas. Manda as respostas e a tua morada completa para audacia@netcabo.pt, ou uma SMS para o número 936 460 239, ou por correio (vê direção na página 4). Se acertares todas, recebes um calendário de parede de 2015.   1 – O…