Páscoa missionária

  Neste mês de abril, os amigos de Jesus celebramos a festa mais importante: a Páscoa da Ressurreição de Jesus. Como sabes, Jesus nasceu em Belém. Durante muitos anos viveu em Nazaré com Maria e José. Aos 30 anos, começou a anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus pelos caminhos e terras de Israel….

Garrafa de água de papel

  Uma garrafa de plástico demora, em média, 450 anos para se decompor no meio ambiente. Conscientes disso, as empresas multiplicam as alternativas: volta-se às garrafas de vidro, fabricam-se garrafas de inox, ou, como fez o cientista escocês James Longcroft, criam-se garrafas feitas com papel reciclado. Chamada Choose Water, a garrafa demora três semanas a…

Estados Unidos: Estudantes constroem capela

  Adam Sprague e Jacob Thome são estudantes da Saint Philip Catholic Central High School, em Michigan (EUA). No projeto de serviço à comunidade, propuseram-se ensinar os outros estudantes a orar. Para isso, desenharam uma capela para adoração ao Santíssimo, arrecadaram fundos e construíram-na. Dedicaram-na a S. José Sánchez del Río, mártir aos 14 anos,…

Quénia: Expedição contra o plástico

  O veleiro FlipFlopi (significa «chinelo») foi construído com dez toneladas de plástico recolhido na ilha de Lamu e em Nairóbi, Malindi e Mombaça, no Quénia. Depois, navegou 500 quilómetros pela costa africana do oceano Índico, de Lamu a Zanzibar, na Tanzânia, para denunciar a poluição plástica. Em cada paragem, milhares de pessoas limparam primeiro…

Portugal – Oração mundial pela paz

  Nos dias 4 de abril de 2019 (centenário da morte de São Francisco Marto) e 20 de fevereiro de 2020 (centenário de morte de Santa Jacinta Marto), um projeto de oração pela paz vai unir milhões de pessoas ao redor do mundo, das 20h00 às 21h00 (em Portugal). Constará de adoração ao Santíssimo, terço…

Vietname – Menina de Napalm premiada

  Kim Phuc, do Vietname, que ficou conhecida como a «Rapariga de Napalm» numa icónica fotografia de 1972 quando fugia da sua aldeia bombardeada por bombas de napalm, foi distinguida na Alemanha, pelo seu trabalho em favor da paz. Atualmente com 55 anos e a viver no Canadá, ela é embaixadora da Boa Vontade da…

Oceânia: A “Amazónia do oceano”

  O Triângulo dos Corais é uma rede de recifes que se estende pelas águas de seis países do sudoeste da Ásia e da Oceânia: Filipinas, Indonésia, Timor-Leste, Malásia, ilhas Salomão e Papua-Nova Guiné. Este ecossistema subaquático, com seis milhões de quilómetros quadrados, é conhecido como Amazónia do Oceano. Reúne um terço dos corais do…

Os missionários perdoam

  O perdão é uma das grandes características das pessoas generosas. Elas oferecem-no e recebem-no com abundância.   Perdoar é uma parte quase inevitável de todas as relações que mantemos. Concedê-lo e pedi-lo é uma liberdade, uma opção que lhe confere um valor enorme, já que costuma envolver um esforço maior do que as suas…

Os desafios da geração alpha

Muito curiosas, hábeis para aprender idiomas e tecnologias, envolvidas em muitas atividades, as crianças da geração Alpha pedem aos adultos que olhem para elas como interlocutoras.   Vocês que têm 8, 9 ou praticamente 10 anos, fazem parte da geração Alpha, uma designação criada pelo sociólogo australiano Mark McCrindle. São uma geração muito mais independente…

Corvo: Uma ilha encantada

  De entre os momentos da nossa História que mais merecem menções de orgulho, certamente haverá um deles que reúne alargado consenso. Refiro-me aos Descobrimentos. Os chavões, por vezes poéticos, são de todos conhecidos: «Navegámos por mares nunca dantes navegados»; «demos novos mundos ao mundo»… É evidente que nenhuma história é imaculada. Certamente que, nesses…

Dia das mentiras

  «São precisas muitas mentiras para sustentar uma» (provérbio português).   Chegou novamente abril, e com ele a celebração do Dia das Mentiras. É um excelente dia para brincar com os amigos e inventar notícias falsas e engraçadas apenas como modo de diversão. E todos os anos há notícias falsas lançadas pelos vários países como…

Os pontos vermelhos da terra

  Começámos na Audácia de janeiro a conhecer lugares onde a Natureza nos surpreende com as suas cores. Agora, é a vez de visitarmos os lugares mais vermelhos da Terra.   Comecemos a nossa jornada nas falésias de Vermilion, um conjunto de escarpas acentuadas com alturas entre 944 e 1981 metros, localizadas no Arizona, Estados…

Montanhas (4)

  Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações indicadas ou pesquisa na tua Bíblia. Assinala a resposta correta entre as três apresentadas.   1 – Ex 19: Moisés recebeu as tábuas da lei no monte… a) … Nebo b) … Sinai c) … Galaad   2 – Nm 20:  Moisés despiu as vestes sacerdotais ao seu…

Para descontrair

No jardim de infância Um menino conversa com outro: – Deves comer bem, porque estás gordinho! – Sim. Todos os dias logo de manhã, a minha mãe dá-me ovos. – Cozidos? – Não, de chocolate!   Contratação Numa entrevista no centro de emprego: – A que área de trabalho é que se candidata? – Ao…

Boas leituras

DIA DOS IRMÃOS Autor: José Ribeiro e Castro Editor: Sopa de Letras Rua Vasco da Gama, 60-C 2775-297 PAREDE www.principia.pt   O propósito deste livro é o mesmo que está na origem da ideia de celebrar o Dia dos Irmãos a 31 de maio. A efeméride ainda não é oficialmente reconhecida pelos Estados. Todavia, desde…