Mãe Terra

  As Nações Unidas decidiram celebrar desde 2009, no dia 22 de abril, o Dia Internacional da Mãe Terra. Esta designação manifesta uma viragem no nosso relacionamento com o planeta. Sabemos que a Terra nos sustenta. Nós dependemos dos seus cuidados e dons maternos. Purifica o ar que respiramos e dá-nos alimentos saudáveis para a…

Autocarro da misericórdia

  Na Inglaterra, a Igreja vai ao encontro das pessoas para lhes oferecer a oportunidade de obterem o perdão de Deus. A diocese de Salford alugou um autocarro de dois pisos onde quatro padres ouvem as pessoas no sacramento da reconciliação. O autocarro estaciona numa área movimentada de Manchester ou de uma das cidades circundantes….

Nomeações para Nobel da Paz

  «Deem o Prémio Nobel aos pescadores de Lampedusa [Itália] e de Lesbos [Grécia]», propôs Gianfranco Rosi, diretor do documentário Fuocoammare, premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim. «Nas últimas duas décadas, acolheram migrantes, sem nunca parar. E nunca ouvi ninguém falar com palavras de ódio e medo dos desembarques», refere. «Numa…

Uma obra muda vida na aldeia

  As crianças de Muitxala, na Província da Zambézia, no centro de Moçambique, tinham de percorrer cerca de três quilómetros até ao rio Namurese para tomar banho e levar água para casa. Só depois iam para a escola, a dois quilómetros de distância. Por isso, chegavam tarde e cansadas e o rendimento nas aulas era…

Carro a hidrogénio auspicioso

A empresa britânica Riversimple idealizou um carro a hidrogénio, a que chamou Rasa. Num dos testes, obteve um resultado surpreendente: fez 480 quilómetros sem ter de reabastecer. O carro, todavia, tem dois limites: só atinge a velocidade de 100 quilómetros por hora e os postos de abastecimento de hidrogénio ainda são escassos.

O maior diamante de Angola

Um mineiro, ao serviço da empresa australiana Lucapa Diamond Company, encontrou na mina de Lunda Norte o maior diamante da história de Angola. A pedra preciosa, com cerca de 404 quilates – o equivalente a 80 gramas de peso, está avaliada em perto de 720 mil euros, apenas pelo peso. Após a transformação em joia,…

Vídeos contra o extremismo

Mohamed Amin é muçulmano e usa desenhos infantis para combater a propaganda do grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico. Ele nasceu na Somália e tem cidadania norte-americana. Criou a página na Internet www.averagemohamed.com (significa «muçulmano comum»), em que exibe vídeos infantis que têm como protagonista um muçulmano. O objetivo é divulgar o que caracteriza o verdadeiro…

Cidade alemã bane cápsulas de café

A cidade de Hamburgo, na Alemanha, é a primeira no mundo a proibir o uso de cápsulas de café. A medida só se aplica nos edifícios do Governo. O objetivo é dar um sinal para a preservação do ambiente, porque as cápsulas são feitas de alumínio ou de plástico, e a sua reciclagem é muito…

«Vocês são a riqueza da Igreja!»

  O Papa Francisco visitou o México recentemente. Entre os vários encontros que manteve, um deles foi com a malta nova, a quem disse: «Um dos maiores tesouros desta terra mexicana tem um rosto jovem, são os seus jovens. É verdade! São vocês a riqueza desta terra. Eu não disse a esperança desta terra, mas…

Missionário da misericórdia

Foi com um misto de comoção e de sentido de grande responsabilidade que fui enviado pelo Papa Francisco como missionário da misericórdia, juntamente com mais 1070 sacerdotes dos quatro cantos do mundo.   A vontade do Papa Francisco é que os missionários da misericórdia sejamos sinal visível da infinita misericórdia de Deus para com cada…

Liga contra o Cancro faz 75 anos

A Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) surgiu pela mão de uma senhora, Mécia Mouzinho de Albuquerque. Em 1931, ela reuniu um grupo de amigos para prestarem apoio ao doente oncológico internado no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, que tinha sido inaugurado oito anos antes. O trabalho desse pequeno grupo foi tão importante, que,…

Dia Mundial da Arte

Quando eu era pequena (ou seja, há muitos, muitos anos!), havia disciplinas nas escolas (que então se chamavam liceus…) que, no final de cada período, não tinham nota. Quer dizer: podíamos trabalhar ou não, que isso não importava nada. Claro que, na maior pare dos casos, não trabalhávamos – ou aproveitávamos esse tempo para trabalhar…

Ideias luminosas

Uma investigadora portuguesa e uma ONG internacional levaram luz onde só havia noite.   Na Nigéria, numa região chamada Binchi, não há luz elétrica, porque a rede nunca lá chegou. A noite é mais escura, e gestos que nos são tão familiares, como ver televisão, carregar a bateria do telemóvel ou jogar um jogo no…

Aprendemos com os indígenas

A cultura ocidental fala dos povos indígenas referindo o que eles não têm: não usam roupas, não têm dinheiro, não dominam as tecnologias. E se olhássemos para o que eles têm e são?   A América Latina tem cerca de 45 milhões de indígenas, que formam 642 povos, vivem em 826 comunidades (povoações) e representam…

Animais menos bonitos

Causam arrepios ou algumas gargalhadas, mas merecem respeito.   Embora a Natureza seja fantástica em todo o seu esplendor, existem seres vivos que não foram dotados com tanta beleza, não sendo tão fofinhos como o panda ou tão vistosos como o pavão. São considerados por alguns, em tom de galhofa, animais feios. No entanto, tem…

Campeões fora das quatro linhas

Todos somos espectadores e, com fairplay, é fácil sermos campeões fora das quatro linhas.   À 114.ª edição de «Campeões», chegou a hora de falar aqui de alguém que é muito importante no desporto, mesmo que não o pratique: os espectadores. Sem serem indispensáveis – como estamos fartos de saber e observar em variadíssimas manifestações…

Libertar os presos

No rescaldo da Páscoa, Matilde decide dar um especial enfoque ao tema da liberdade e da libertação de tudo o que, direta ou indiretamente, tolha ou oprima a vida. Porque, afinal, Jesus venceu a morte e todas as mortes, na cruz.   Não obstante a consciência de não ser um assunto fácil, a catequista Matilde…

Crescer misericordiosos como o Pai

De 23 a 25 de abril, milhares de pré-adolescentes invadem o Vaticano. É o Jubileu da Misericórdia para eles, convocado pelo Papa Francisco. O papa escreveu esta mensagem especial para o acontecimento:   «Queridos adolescentes! A Igreja está a viver o Ano Santo da Misericórdia, um tempo de graça, paz, conversão e alegria que abrange…

O menino sol que nunca queria ir dormir

  Há muito, muito tempo, há milhões de anos, não existia nada à face da Terra… Nada de nada! Nem mesmo pessoas ou animais. Em contrapartida, o céu já era habitado: o Sol, a Lua, as estrelas… O Sol passava o tempo a passear os seus raios novos e ofuscantes, todo orgulhoso por ser o…

Peru

  Esta é a sexta etapa da nossa viagem pelos tesouros da humanidade. Começámos em outubro e já visitámos quatro países de dois continentes: Europa e África. Audácia, a tua revista infanto-juvenil favorita, permite-te “viajar” de graça. Começámos pela Líbia, país onde o seu património também é vítima da guerra. Depois, conhecemos Itália, Portugal e…

Escolas solidárias

A 22 de abril comemora-se o Dia Mundial da Terra, a casa que partilhamos com as restantes criaturas da Natureza.   Abril é um verdadeiro hino à Natureza. São as cores, os sons e as fragrâncias que celebram a permanência da primavera. É a celebração da vida que parece surgir depois dos dias frios e…

Dar pousada aos peregrinos

Está implícito nesta obra de misericórdia o valor do acolhimento do viajante e do estrangeiro, valor praticado em Israel muito antes do tempo de Jesus, pois era considerada uma desonra deixar alguém passar a noite na rua. Para os gregos antigos era até um dever religioso visto o próprio Zeus ser considerado o protetor dos…

Corações divididos

Quando decidimos aceitar a realização de uma tarefa complicada e de grandes dimensões, devemos ter por certo que o êxito nos custará tempo, muito tempo. Ora, o tempo é um bem tremendamente precioso, talvez o mais precioso de todos. Uma vez que nem sempre é possível fazer várias coisas em simultâneo, o mais provável é…

Sal

  Origem O sal é um mineral. Existem mais de 300 variedades, divididas em dois grupos: o marinho e o de rocha. O primeiro é obtido com a evaporação da água do mar; o segundo é retirado de minas subterrâneas, formadas quando antigos lagos ou mares secaram. Curiosidades O sal inspirou um dos protestos mais…

Caça ao tesouro na Bíblia: Êxodo pascal (II)

Dia 3 de abril, segundo domingo da Páscoa, é Domingo da Misericórdia. Testa os teus conhecimentos neste ano jubilar. Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere as citações bíblicas e assinala a resposta correta entre as três apresentadas. No final, participa no concurso.   1 – Mt 5: Quem disse «Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia»? a) S….

Para rir

Mãos grandes De regresso da casa, o Joãozinho depara-se com o avô a comer amendoins. – Avô, que bom, amendoins! – Vá, tira uma mão-cheia deles! – Tire-me antes o avô, porque tem uma mão maior.   Tentando adivinhar A missionária conta a história de duas irmãs que se fizeram freiras e se entregaram totalmente…

Sete variantes do amor

Já na Antiga Grécia se falava de sete variantes do amor.   Amor eros Assim chamado por causa de Eros, o deus grego da fertilidade, representava a ideia de paixão sexual e desejo. Todavia, era visto como uma forma perigosa, ardente e irracional de amor que poderia levar as pessoas a perder o domínio de…

Leituras para o mês de abril

MARIANA NUM MUNDO IGUAL A autora foi convidada a ser Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas. Ela já estava empenhada na promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Ler o livro é como recebê-la na tua casa ou escola para falar deste tema. Autor: Mariana Monteiro e Narciso Moreira Editor: Betweien…