Moeda sobre o Lince Ibérico é apresentada pela Casa da Moeda

Junho 2017 / As últimas

lince_ag_a_01

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresentou em Mértola, no Baixo Alentejo, uma moeda dedicada ao Lince Ibérico, que inaugura a série de moedas de colecção “Espécies Ameaçadas”.

A moeda, com valor de cinco euros, é da autoria do escultor Luís Valadares. Terá uma emissão limitada a 2500 exemplares em prata e 75 000 em cuproníquel.

A nova série de moedas de colecção intitula-se “Espécies Ameaçadas”, com o intuito de promover o conhecimento e a conservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais, segundo a mesma fonte.

Junto com a moeda, foi apresentado o livro “Sou o Lince Ibérico”, com texto de Maria João Freitas e ilustrações de Tiago e Nadia Albuquerque. É uma edição INCM/Museu Casa da Moeda, em colaboração com a editora Pato Lógico. A obra tem a supervisão da bióloga Luísa Ferreira Nunes, “e procura sensibilizar a sociedade, em especial o público mais jovem, para as causas ecológicas, da biodiversidade e da protecção do ambiente”.

Tanto a moeda como o livro possuem uma vertente solidária, contribuindo com parte da receita para o Fundo Ambiental do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido actualmente pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Conhece a moeda, aqui: http://moeda dedicada ao Lince Ibérico

Por: Audácia