AU_Novembro2017_Pag33

 

Ancara é a capital da Turquia, mas é Istambul a cidade mais emblemática deste país. O país ocupa uma posição geográfica estratégica, pois liga o Ocidente ao Oriente e Istambul é a cidade onde está a fronteira entre Europa e Ásia. Por isso, a região foi sendo conquistada por sucessivos povos e impérios: hititas, persas, macedónios, romanos, bizantinos, curdos e turco-otomanos.

 

Património cristão

Historiadores e religiosos acreditam que a Arca de Noé aportou no monte Ararat, no leste da Turquia.

A tradição diz que a última casa de Maria, mãe de Jesus, ficava em Selçuk, na costa ocidental do país (foto em cima).

O apóstolo São Paulo nasceu na cidade de Tarso, no sul da Turquia.

Eram turcas as sete igrejas citadas no livro do Apocalipse: Éfeso, Esmirna, Filadélfia, Pérgamo, Tiatira, Sardes e Laodiceia.

Os gálatas, a quem São Paulo escreveu uma carta, habitavam a região localizada no Centro da atual Turquia.

São Jorge, soldado romano cristão mártir, que a lenda propagou a matar o dragão, nasceu no século III na região turca da Capadócia.

São Nicolau, associado à figura do Pai Natal, nasceu em Mira, hoje Kale, na costa sul.

 

Património material: Mesquita Selimiye

A mesquita e os edifícios que a circundam situam-se na cidade de Edirne, a cerca de 140 quilómetros a norte de Istambul. O complexo foi construído entre os anos 1568 e 1574, quando a região pertencia ao Império Otomano, que professava a fé muçulmana. É referido como a obra-prima do arquiteto imperial Mimar Sinan.

Para os muçulmanos, a mesquita faz conjunto com os edifícios que têm funções sociais e culturais ligados a ela, e chamam külliye a este complexo. Inclui madraça (escola islâmica), biblioteca, enfermaria, cozinha e refeitório onde são servidas refeições grátis aos mais necessitados, padaria, fontanário e banhos.

É Património da Humanidade desde 2011.

 

Curiosidades sobre a Turquia

— Faz fronteira a noroeste com Bulgária e Grécia; a norte, com o mar Negro; a nordeste, com Geórgia; a leste, com Azerbaijão e Irão; a sudeste, com Iraque; e a sul, com Síria.

— Tem cerca de 77 milhões de habitantes.

— A capital é Ancara. Vivem nela cinco milhões de pessoas.

— A moeda é a nova lira turca. A primeira moeda do mundo foi cunhada na Turquia pela civilização lídia, em torno do século VII antes de Cristo.

— A língua oficial é o turco.

— É um Estado secular, sem religião oficial.

— Duas das sete maravilhas do mundo antigo ficavam na atual Turquia: o Mausoléu de Halicarnasso e o templo de Ártemis, em Éfeso.

Por: Marco Braggion

Deixe uma resposta