Ser missionário é amar

Fevereiro 2019 / Invencíveis

 

Cada um de nós tem uma opinião acerca do significado da palavra «amar». Os missionários também a definem à sua maneira.

 

Fui procurar significados para tentar perceber melhor a palavra «amar». Entre muitas interpretações, encontrei estas: possuir afeição por; demonstrar estima; gostar exageradamente de…

Sugiro-te que consultes a Bíblia. Acede a www.paroquias.org/biblia. Insere a citação 1 Cor 13, 4-7. Medita o hino do amor aí escrito: «O amor é paciente, prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento, não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.»

Amar é uma das qualidades que os missionários somos chamados a ter. Como é bom sentirmo-nos amados pelas pessoas que estão à nossa volta! E, ao mesmo tempo, sermos capazes de amar, mas com um amor à medida de Jesus e do Evangelho.

 

Missionários do amor

O mundo de hoje necessita cada vez mais de missionários e missionárias do amor. Nós temos essa missão de levar o amor a todos. Como nos diz Jesus no Evangelho, é fácil amarmos os nossos familiares e amigos. Mas como cristão temos de ser capazes de amar a todos, sem fazer distinção de cor de pele, de religião, de cultura. Grande é o desafio que temos pela frente. Estamos pronto para ele? Acredito que sim. Temos dentro de nós a semente do amor, que foi plantada por Deus no dia do nosso nascimento. Temos de a cultivar, para que produza os seus frutos.

 

Não tenhas medo de amar

Por natureza, o nosso coração é missionário. Só pensa nos outros. No coração não reside o egoísmo.

Ama sem medida, sem condições. Quanto mais amarmos, melhor será o mundo.

Diz o Papa Francisco: «O mandamento do amor a Deus e ao próximo não é o primeiro porque está no topo da lista dos mandamentos. Jesus não o coloca no alto, mas no centro, porque é o coração de onde tudo deve começar e retornar; é a referência.»

Com a ajuda de Jesus, deixa que o amor seja a bússola que te orienta e guia ao encontro de Deus e de todos aqueles que estão à tua volta, em particular os mais pobres e abandonados.

 

Por: Ricardo Gomes

Deixe uma resposta