Recolhe rolhas, planta árvores

Novembro 2016 / Vária

 

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza existe há 31 anos e tem tido um papel fundamental na defesa do ambiente e difusão da sensibilização ambiental. Tem núcleos de norte a sul de Portugal e vários projetos concretizados. O projeto Green Cork é um deles. Além de estar direcionado para o público em geral, tem também o Green Cork Escolas. Este programa surgiu no ano letivo de 2008/2009 e conta com a participação de jardins de infância, escolas e agrupamentos escolares de todo o País.

 

Informa-te, convence outros e participa

Em cada ano letivo é definido um tema e são sugeridas diversas atividades relacionadas com a promoção da cortiça como material ecológico: recolha de rolhas de cortiça para reciclagem, reflorestação e preservação da floresta autóctone. Estas propostas podem ser consultadas através das redes sociais ou no sítio www.greencork.org.

Depois de te informares, convence os teus colegas e professores… e participem! Podes também falar com os teus pais, familiares e amigos acerca do Green Cork – o projeto da Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. É fácil: basta guardar ou recolher as rolhas de cortiça e entregá-las num dos pontos de entrega do projeto. E, muito importante: quanto mais rolhas entregares, mais árvores serão plantadas.

 

Já foram plantados milhares de árvores

Ao participares no projeto Green Cork associas-te a uma parceria em que estão a Corticeira Amorim, o Continente, o Dolce Vita, escolas, escuteiros, municípios, empresas de recolha de resíduos, adegas, produtores de vinho e outras entidades que localmente tornam este projeto um êxito.

A coleta de rolhas de cortiça é uma parte de um projeto mais amplo, chamado Floresta Comum. O Green Cork financia o Floresta Comum, que podes conhecer em www.florestacomum.org. Este destina-se à plantação e conservação de sobreiros e de outras árvores autóctones.

O Green Cork ensina o ciclo da cortiça: nasce do sobreiro e, depois, de extraída, é transformada em objetos vários, desde a rolha a produtos de moda. A recolha permite a reciclagem, por meio da qual se dá novos usos à cortiça e, associada a planos económicos, financia a plantação de novas árvores. No fundo cumpre-se o lema: o que vem da Natureza volta à Natureza.

O Green Cork tem oito anos e o Floresta Comum conta com cinco edições. Através das verbas que a Quercus recebeu pela entrega para reciclagem de quase 66 milhões de rolhas de cortiça, já foram plantadas mais de 476 mil plantas de 60 espécies autóctones em terrenos públicos e baldios por todo o País.

Até setembro passado foram apresentadas várias candidaturas de rearborização, que estão a ser analisadas. Finalizado este processo, serão distribuídas cerca de 195 mil plantas florestais autóctones disponíveis para a época de florestação 2016-2017, com início neste mês de novembro.

 

Audácia e Quercus juntas

Na comemoração dos 50 anos da Audácia, a revista e a Quercus associam-se para te darem a possibilidade de seres um plantador ou uma plantadora de árvores. No verso da contracapa desta revista encontras o desafio: se arranjares um novo assinante, nós oferecemos-te uma semente que poderás plantar ou confiar a alguém que a plante.

 

Por: Celia Vilasboas

Deixe uma resposta