Papas Santos

Abril 2014 / A Abrir

A foto acima deu volta ao mundo inteiro através das redes sociais. Mostra uma criança, de cerca de um ano e meio, vestida de papa nos braços do Papa Francisco. O seu nome é Daniel, e ficou conhecido como o «pequeno papa». Está a chorar porque momentos antes um polícia o segurou, o que o terá assustado. A veste papal de Daniel foi trabalho da sua avó materna, que teve a ideia de disfarçar de papa a criança por altura do Carnaval.

Os Papas João XXIII e João Paulo II vão ser proclamados santos no dia 27 de abril em Roma. João XXIII era o «Papa bom» pela sua bondade, sorriso e sentido de humor. Quando foi eleito papa, não se esperava muito dele, no entanto, foi ele que convocou o Concílio Vaticano II, abrindo assim as janelas da Igreja para que nela entrasse uma lufada de ar fresco e a renovasse.

João Paulo II foi o papa que mais viajou nos seus 27 anos de pontificado, tendo visitado 129 países. As suas visitas eram autênticas festas e banhos de multidão nos quais se sentia à vontade. A juventude desfrutava da presença e proximidade deste papa, prova disto são as Jornadas Mundiais da Juventude, que ele criou, e onde acorriam milhares de jovens, atraídos pela sua mensagem e carisma pessoal. Os últimos anos da sua vida foram uma autêntica via-sacra. Carregou o peso da doença com abnegação e sentido de missão e partilha no sofrimento de Cristo e da humanidade. O seu funeral foi um autêntico acontecimento mundial, com milhares de pessoas a acorrerem a Roma para lhe prestarem a última homenagem. Os fiéis na Praça de S. Pedro pediam que fosse declarado santo quanto antes, exibindo cartazes com a frase «Santo subito», isto é, santo já.

Votos de Feliz Páscoa.

Por: António Carlos

Deixe uma resposta