Natal com misericórdia

Dezembro 2015 / Pátio da Escola

Dezembro é o mês de todas as coisas: do fim do ano, do anoitecer mais cedo e do frio… mas é também o mês do  natal e do quentinho do coração.

 

Dezembro é o mês do Natal. O acontecimento que dá significado ao Natal é o mesmo desde há dois mil anos, mas a sua celebração nunca é igual. Pode sê-lo nos enfeites e nas iguarias, mas, todos os anos, este acontecimento apresenta-nos novos e inquietantes desafios.

Neste Natal é o desafio da misericórdia que emana do presépio: sendo Jesus o rosto da misericórdia do Pai, somos convidados a ser o coração e as mãos da misericórdia.

Lê isto e volta à página 33

Eis um desafio para partilhares com o teu professor de EMRC e transformá-lo num gesto de misericórdia: os leitores da revista Audácia em Portugal e nos países lusófonos, de Aguiluchos, em Espanha e países de língua hispânica, e de Piccolo Missionario, na Itália, são convidados a participarem numa das missões dos Missionários Combonianos, através da recolha de fundos para a criação de bolsas de estudo e aquisição de material escolar a favor das crianças indígenas da selva da Amazónia, no Peru.

Os Missionários Combonianos têm uma missão em San Martin de Pangoa. Nesta região, com enormes carências, vivem diferentes grupos étnicos que continuam a ser explorados e marginalizados por outros peruanos e por empresas multinacionais que ocupam as suas terras e rapinam delas os bens da Natureza.

Através da Instituição Educativa Paroquial São Daniel Comboni, os Combonianos proporcionam o estudo aos jovens nativos, desde o pré-escolar ao secundário, e procuram criar condições para frequentarem o ensino superior, apoiando-os com bolsas de estudo.

Vê como podes ajudar as crianças indígenas de San Martin de Pangoa na página 33 da revista Audácia. Faz uma pesquisa sobre os Missionários Combonianos e esta missão em concreto e lança o desafio na tua escola. Até ao dia 1 de junho deverão chegar à revista Audácia os fundos angariados. Fica atento ao Facebook da Audácia e vai seguindo a evolução do projeto.

Faz o bem ao que está ao teu lado

Ser ou ter misericórdia é olhar o próximo com humildade e bondade (coração) e traduzir esse olhar em ações concretas (mãos). A disciplina de EMRC não fica indiferente a este apelo e com o nome «Vai e faz o Bem», propõe a toda a comunidade escolar uma campanha onde desafia à vivência concreta da misericórdia. Propõe gestos tão simples como visitar doentes e idosos ou colaborar em situações concretas na escola. Propõe ainda a recolha de bens na escola e no comércio local, para depois serem entregues a instituições. Até dia 14 de dezembro, cada agrupamento de escolas deverá indicar a quantidade dos bens recolhidos e as instituições apoiadas aos secretariados diocesanos de EMRC e responsáveis diocesanos das escolas católicas, a fim de se elaborar um relatório com os resultados finais desta campanha. Não te esqueças de mandar fotografias.

Feliz Natal.

Por: Isabel Mesquita

Deixe uma resposta