Métodos de estudo

Novembro 2018 / Parábolas da vida

Pag28

 

Ao longo do percurso escolar, vais encontrando colegas de turma menos dedicados e comprometidos com o trabalho escolar. Outros companheiros de turma dedicam-se, mas, porventura, uns e outros desconhecem alguns métodos de estudo. Ter métodos de estudo é essencial para facilitar todo o processo de aprendizagem.

Eu, Miguel, tenho vindo a realizar Palestras de Motivação, nomeadamente em contexto académico, nas quais transmito e partilho métodos de estudo. Estes métodos revelam-se bastante úteis e frutíferos. Por isso, partilhamos contigo a estrutura vertebral do método de estudo.

 

MÉTODO DE ESTUDO

Caso decidas experimentar este método, verás o resultado. Acredita! Poderás pensar: e então as brincadeiras e os amigos? E então as atividades extracurriculares e o desporto? Não te preocupes: o segredo está na organização, e o método funciona justamente para organizar.

 

Estuda a parte teórica. A parte teórica é fundamental para a compreensão da matéria; o domínio dos conceitos teóricos fornece uma visão e um entendimento sobre o objeto de estudo e constitui o ADN de cada matéria.

Não fiques com dúvidas. Caso não entendas a matéria, não tenhas receio de perguntar ao professor. Logicamente, deverás empenhar-te para compreenderes. Porém, nunca acumules dúvidas, pois, esse acumular terá um efeito de bola de neve, tornando hercúleo o trabalho de compreensão da matéria.

Estuda diariamente. Se estudares um pouco todos os dias, a matéria vai sendo progressivamente apreendida. Terás menos trabalho na altura dos testes, pois não deixastes acumular a matéria e foste tirando as dúvidas gradualmente.

Pratica e faz exercícios. Ao praticares, fazendo os exercícios sobre a matéria, consolidas os conhecimentos e testas a eficácia do teu estudo. Vais descobrindo os teus pontos fortes e, simultaneamente, aperfeiçoando os teus pontos menos fortes.

Por: Miguel Pinto Monteiro

Deixe uma resposta