Fumar consome-te a vida

Janeiro 2016 / Saúde

Dos oito milhões de mortes anuais por cancro que há no mundo, mais de três milhões poderiam ser evitados, pois são as que estão ligadas a fatores de risco modificáveis – estilos de vida e ambiente! Depende apenas das nossas escolhas!

 

Ganha vida… e prémios

O consumo de tabaco é uma das principais causas de morte evitável e a principal causa de morte prematura nos países industrializados. Então, é fundamental educar e informar as novas gerações destas consequências e fomentar a construção de uma geração mais saudável, uma geração sem fumo. Com este intuito, a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) desenvolveu a campanha Fumar é uma Droga, uma iniciativa dirigida às escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundário, envolvendo alunos, docentes e assistentes operacionais de escolas de todo o País. Conta com o apoio institucional do Ministério da Educação e Ciência. Pretende-se que as escolas participantes se envolvam e construam um mural com uma mensagem antitabágica, associando o prejuízo para a saúde quer pelo consumo do tabaco como pela atitude de fumador passivo.

Serão atribuídos três prémios monetários às escolas vencedoras que apresentarem os melhores trabalhos em forma de mural, no valor de 2500, 1000 e 500 euros. Os alunos da turma vencedora receberão também entradas para o festival de verão NÓS ALIVE.

Envolver para mudar

Há muito que sabemos que é na juventude que melhor se pode combater o cancro do adulto e é muito importante envolver os jovens na mudança de comportamentos. A prevenção primária é uma das grandes prioridades da LPCC, e leva-a a centenas de escolas de todo o País, todos os anos. No maço de tabaco está escrito «FUMAR MATA» mas esta é uma mensagem que não sabemos traduzir. É preciso explicar, mostrar, informar! É o que faz a Liga quando se desloca às escolas! Metade dos fumadores de agora morrerão precocemente por cancro e por doenças pulmonares e cardiovasculares resultantes do consumo de tabaco. O cigarro é responsável por trinta tipos de cancro diferentes e não apenas pelo cancro no pulmão, o mais falado!

É urgente modificar a mensagem de graça e sedução ligada ao cigarro, construída ao longo de décadas.

É por isto que fumar mata

O cigarro não é só nicotina. O benzopireno é uma das substâncias químicas que há nele, deriva do petróleo e é lá misturada para que o papel do cigarro arda de forma uniforme e controlada. O cigarro contém polónio-210, um metal pesado que se vai alojando nos pulmões, rins e fígado. Tem formol, acetona, dióxido de carbono, fósforo-14 – o mesmo veneno que se usa para matar pragas de ratos –, e possui cádmio – usado nas baterias dos automóveis!

O que faz a Liga

A Liga Portuguesa contra o Cancro tem quatro eixos de intervenção: apoio ao doente oncológico e sua família; educação para a prevenção primária; prevenção secundária; e apoio à investigação.

Por: Rita Teles Branco

Deixe uma resposta