Festa do futebol

Junho 2014 / A Abrir

Aud_Junho2014_Pag3

O Campeonato do Mundo de Futebol dá o seu pontapé de saída este mês, no dia 12, no Brasil. O país anfitrião construiu e reconstruiu 12 estádios para a realização deste grandioso evento desportivo. A final está marcada para o dia 13 de julho, no Rio de Janeiro, e como português gostaria que Portugal entrasse no Estádio do Maracanã para jogar essa final. Que bom seria! Há outras seleções muito fortes que se encontram na linha da frente como possíveis candidatas à vitória final: Espanha, atual campeã do mundo, Alemanha, Brasil.

O ano passado, vimos na televisão imagens de manifestações violentas contra a organização do Campeonato do Mundo de Futebol. Os manifestantes protestavam contra o dinheiro gasto na construção de estádios quando os transportes, os hospitais, as estradas, as escolas estão numa situação deplorável. Este é um outro Brasil, que é real.

Organizações cívicas vêm chamando a atenção para o abuso e tráfico de crianças e jovens raparigas para a indústria do sexo. Já estão a ser traficadas crianças para este campeonato do mundo, denunciam ativistas.

Apesar destas sombras que pairam no ar, fazemos votos de que esta copa do mundo seja o acontecimento desportivo do ano. Que seja uma autêntica festa do desporto e do futebol.

Esperamos que se ergam bem altas as bandeiras do desportivismo,da rejeição do racismo e da convivência pacífica entre todos os povos.

Por: António Carlos

Deixe uma resposta