Diálogos com Jesus

Fevereiro 2019 / Palco dos Audazes

 

Personagens: Jesus, Santiago, João, Maria e Joana

 

Jesus: Amigos, vamos fazer um jogo?

Santiago: Que jogo?

Jesus: Primeiro, eu faço-vos perguntas. Depois, vocês perguntam-me a Mim.

Todos, em coro: Está bem!

Jesus: Quem é a última pessoa de quem te despedes à noite?

João: Da minha mãe.

Maria: Eu despeço-me da minha irmã. Dormimos juntas.

Jesus: O que mais desejas para o teu futuro?

Joana: Ter sempre a família e amigos por perto.

Jesus: Que momentos gostarias que fossem para sempre?

Santiago: Os momentos surpreendentes, com emoção.

Jesus: Quantos lugares tem o carro da tua família?

Maria: Sete: para os meus pais, à frente; para mim e a minha irmã e para o cão; e os restantes dois são para os avós, quando estão connosco, ou para dar boleia a alguém.

Jesus: A tua casa é grande, ou gostarias que fosse maior ou mais pequena?

João: Depende… Às vezes, só está a minha mãe, e parece enorme – sobretudo quando tem de fazer limpezas ou me pede ajuda. Outras vezes, quando há festas, parece que é pequena – mas cabemos todos. Estamos divertidos e o espaço é sempre o perfeito.

Jesus: Recebes semanada dos teus pais?

Maria: Os meus pais dão-me algo ainda mais valioso: ainda antes de me darem semanada, já me preparavam para quando eu for adulta. E foi muito simples: mandavam-me às compras e, quando sobrava dinheiro, diziam-me: «Fica com ele, para quando precisares.» Depois de um tempo, pensei: «Se comparar preços, pouparei mais.» E percebi que os meus pais me dão lições de gestão da casa.

Jesus: De que roupa do teu roupeiro gostas mais?

Santiago: De toda. Mas aprendi uma coisa: também gosto de ver roupas que eram minhas vestidas por outros meninos, a quem as dei. Na catequese aprendi que somos realmente ricos quando damos, porque, se não damos, é sinal de que estamos mesmo a precisar.

Jesus: Estás satisfeita com as tuas notas?

Joana: Mais ou menos. Mas o que me agrada é estudar. Sou muito curiosa. Uso a Internet para pesquisar e estou sempre a picar as minhas amigas nas redes sociais, a mostrar-lhes algo, a comentar, a pedir-lhes opinião ou informações.

Jesus: Já leste alguma coisa da Bíblia e sentiste que te ajudou?

João: Primeiro, assustei-me com o tamanho! Depois, não entendia muito bem alguns textos. Então, pedi que ma lessem e explicassem. E aprendo todos os dias. O livro que leio sozinho é o dos Provérbios. Tem muitos ensinamentos que me ajudam a formar a minha personalidade.

Jesus: Achas que tu e todos vocês vão realizar o meu sonho de ficarem comigo para sempre?

Maria: Esse é o meu desejo, bom Jesus! Mas sei que tenho de conhecer-Te e amar-Te cada vez mais. Mas, para isso, não chegam dez perguntas. Tenho muitas mais…

Todos: Nós também temos.

Santiago: Por exemplo: amas a todos ou só aos cristãos?

Joana: Já te arrependeste de ter dado a vida pela Humanidade?

João: Porque permites que coisas más aconteçam a pessoas boas?

Jesus: Oh! Temos muito que falar. E será a seu tempo, quando puderem entender a Bíblia e sempre que quiserem pedir ajuda àqueles que a estudam e rezam. Para já, basta que saibam isto: Eu venço o mal, Eu estou sempre com ânimo, alento, amor, seja nos momentos felizes, seja no sofrimento. E, sobretudo, estou sempre convosco, disponível para vos fazer perguntas e escutar as vossas.

Por: Tiago Ferreira

Deixe uma resposta