Dia das mentiras

Abril 2019 / O diário de Magui

 

«São precisas muitas mentiras para sustentar uma» (provérbio português).

 

Chegou novamente abril, e com ele a celebração do Dia das Mentiras. É um excelente dia para brincar com os amigos e inventar notícias falsas e engraçadas apenas como modo de diversão. E todos os anos há notícias falsas lançadas pelos vários países como brincadeira.

Pessoalmente, confesso que nunca foi um dia ao qual eu desse muita importância, mas encontrei recentemente uma pesquisa sobre a origem deste dia, e fiquei muito surpreendida.

Sabias que este dia começou a ser celebrado inicialmente em França?

Pois é, e a forma como surgiu é ainda mais surpreendente. Há muitos anos, o ano iniciava-se em França no dia 1 de abril. Quando o rei Carlos IX decidiu adotar o calendário gregoriano, segundo o qual o ano se inicia em janeiro, várias pessoas opuseram-se à mudança e continuaram a celebrar o início do ano segundo a data antiga. Então, povos de outros países começaram a mandar várias brincadeiras aos franceses para os ridiculizar. E foi assim que se iniciou a tradição do Dia das Mentiras.

E, pensando bem, este é um excelente dia para refletirmos em todas as mentiras que contamos ao longo do ano. Afinal, neste dia é normal mentir a brincar. Mas, nos outros dias, serão sempre pequenas e inofensivas mentiras ou omissões? Convém refletir.

(Margarida Leal)

Por: Audácia

Deixe uma resposta