Curiosidades da língua mais falada no mundo

Setembro 2018 / Vária

 

O mandarim é a língua com mais falantes no mundo. Isso não significa que seja uma língua global. Justifica-o o facto de ser o idioma oficial da China, que é o país mais populoso da Terra.

Existem na China muitos dialetos. A população, diferenciada em 55 etnias, sabe falar mais do que uma língua, mas o mandarim é falado por todos, ainda que haja oito variantes deste idioma. O mandarim só é língua oficial desde 1956.

Mandarim, o nome da língua, é palavra portuguesa, na China é conhecido por putonghua. A palavra surgiu na época em que os portugueses comercializavam com a China no século XVII. Era o termo que eles usavam para se referir aos funcionários do governo chinês e passou a denominar a língua que eles falavam.

O idioma nasceu de dialetos do Norte do território. Os primeiros registos da escrita chinesa são inscrições de oráculos em ossos de animais, do ano 1250 antes de Cristo. Tem aproximadamente 80 000 caracteres, chamados hanzi. São gráficos simbólicos que, por meio de desenhos, representam palavras. A estilização dos caracteres tem por base o uso do pincel para escrever.

Além do enorme número de caracteres, outra dificuldade do mandarim é ser uma língua tónica. A mesma palavra pode significar «cavalo», «mãe», «cânhamo» ou ser um insulto, tudo depende do tom. Todavia, a sua gramática é mais fácil comparada com a portuguesa.

O mandarim influenciou várias línguas de países vizinhos e tem algumas semelhanças com o coreano, o japonês e o vietnamita. Algo como o português e espanhol.

Por: Audácia

Deixe uma resposta