São quatro os principais eixos de intervenção da missão da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC): o apoio ao doente oncológico e família, a prevenção primária do cancro, a prevenção secundária e o apoio à investigação.

Liga-te à prevenção

Sensibilizar para a prevenção primária é uma prioridade atualmente, não só da Liga, mas de todos os intervenientes na saúde pública de qualquer país.

A prevenção primária depende apenas das escolhas de cada pessoa e não de um ato clínico. Ensinar a escolher bem, esclarecer os jovens e envolvê-los nesta mudança de comportamentos é o propósito do projeto «Liga-te à Prevenção» da LPCC.

O «Liga-te à Prevenção» nasceu de uma parceria celebrada entre a Liga Portuguesa contra o Cancro e a Porto Editora. Pretende ser um projeto emblemático de educação para a saúde, que visa atingir a população jovem por meio do recurso ao formato de educação via aprendizagem na Internet de acesso gratuito.

Conhecimento é aliado da prevenção

A Escola Virtual e a Liga Portuguesa contra o Cancro desenvolveram um conjunto de aulas interativas que te pretendem sensibilizar para a importância da prevenção do cancro de pele e das doenças associadas ao consumo de tabaco.

«A prevenção ativa aliada à adoção de estilos de vida e hábitos saudáveis constituem um dos principais pilares de sucesso como forma de atuação perante doenças do foro oncológico», podes ler no sítio www.escolavirtual.pt/lpcc/liga.

Depois de te registares, podes navegar livremente nas aulas preparadas para ti. Com a ajuda dos exercícios associados, testa os conhecimentos que vais adquirir sobre a importância da proteção solar, da adoção de comportamentos antitabágicos e de atitudes preventivas de qualquer cancro. O que encontras são aulas interativas constituídas por animações, simulações, vídeos e exercícios que exploram a temática do cancro, tendo como principais objetivos:

  • Promover uma nova forma de sensibilização dos jovens para a prevenção do cancro;
  • Incrementar a aprendizagem sobre a saúde e o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis;
  • Ser um recurso de apoio ao trabalho do professor, com aulas interativas abordando a temática da saúde;

Como resultado desta parceria nasceram até ao momento os módulos Prevenção do Cancro de Pele e Sensibilização Antitabágica, com a seguinte estrutura:

  • Secção 1: O que é?
  • Secção 2: Como prevenir?
  • Secção 3: Fatores de risco

Em 2016, será lançado mais um módulo, este com o tema HPV-Cancro colo do Útero.

No final de cada secção, o participante encontra um conjunto de perguntas para avaliar o conhecimento adquirido. Ao concluir o módulo ser-lhe-á permitida a emissão de um certificado comprovando a frequência do mesmo.

O futuro pertence-te

Sabe-se que 75 % dos cancros advêm de fatores modificáveis – estilos de vida e ambiente. Mudar comportamentos e hábitos errados demora, mas será decerto mais fácil se começarmos precocemente, na juventude. Só prevenindo agora nas camadas mais jovens conseguiremos ter gerações saudáveis.

Por: Rita Teles Branco

Deixe uma resposta