Arco-íris de idiomas

Setembro 2018 / A Abrir

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2019 Ano Internacional das Línguas Indígenas. O objetivo é chamar a atenção para o desaparecimento de muitos desses idiomas e realçar a necessidade de preservar e revitalizar este património.
Na atualidade, existem cerca de 7000 idiomas no mundo. Um grande e diversificado arco-íris constituído pelas línguas da família humana, que permitem a comunicação e o estabelecimento de relações e laços. Além disso, existem mais de 200 linguagens que foram inventadas para livros, televisão e filmes, incluindo as 13 línguas distintas do universo do escritor J. R. R. Tolkien, o criador da Terra Média e de O Hobbit. São estes e outros dados e muitas curiosidades interessantes sobre os idiomas os que podes encontrar ao longo deste ano escolar na nossa agenda Audácia.
E porque não dedicar o ano para aprender, ainda que seja num nível básico, uma nova língua? Existem muitas aplicações para telemóvel e computador que te podem ajudar nessa tarefa. Assim, poderás conhecer e comunicar com mais facilidade com pessoas de outras culturas e até ser mais inteligente pois, como afirmam os especialistas, ser poliglota pode aumentar a nossa capacidade cerebral. Aprecia as novas aprendizagens e bom ano escolar!

Por: Bernardino Frutuoso

Deixe uma resposta