Alimentação: comer bem

Abril 2014 / Saúde

A melhor forma de passar a mensagem da alimentação saudável é dando o exemplo!

Em todas as fases da vida, mas especialmente durante o crescimento e maturação, é fundamental seguir uma alimentação equilibrada, completa e variada, como sugere a roda dos alimentos. Ela ajuda a ter acesso a todos os nutrientes indispensáveis para que o organismo funcione bem. O ideal é fazer cinco a seis refeições por dia: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia, variando sempre os alimentos.

O almoço e o jantar devem começar com um prato de sopa (muito rica nutricionalmente e com baixo valor calórico), tendo como bebida de eleição a água (boa para corpo e cérebro) e como sobremesa preferencial a fruta.

 

Necessidades nutricionais

A adolescência é um período de intenso crescimento físico e psíquico, que requer a satisfação de necessidades nutricionais específicas. A adoção de estilos de vida pouco sadios terá repercussões na saúde do jovem e do adulto que ele virá a ser. Daí a importância do equilíbrio alimentar. Deste modo, é essencial o consumo abundante de hortofrutícolas (muitas vezes sob a forma de sopas ou saladas), que são poderosos antioxidantes e ricos em vitaminas e sais minerais. Os cereais integrais, as leguminosas, o peixe (importante para a memória e a proteção vascular através dos ácidos gordos ómega-3), a carne, os ovos e os laticínios, também não podem faltar.

Por outro lado, há alimentos a ingerir moderadamente, como os açúcares, o sal e as gorduras saturadas, a fim de prevenir diabetes, hipertensão, doenças cardíacas…

 

A importância do pequeno-almoço

Ao contrário do que muitas adolescentes pensam, saltar o pequeno-almoço não é uma boa opção para emagrecer. Estudos revelam o contrário: quem faz esta refeição todos os dias tende a pesar menos. Um bom pequeno-almoço deve fornecer cerca de 20 por cento da energia total do dia e ser rico em hidratos de carbono complexos (pão ou cereais, ambos integrais) e proteínas (laticínios), com baixo teor de gorduras. A fruta confere vitaminas, minerais e fibras. Ao longo do dia, é aconselhável não estar mais de três horas sem comer. Uma alimentação equilibrada (elegendo alimentos de todos os grupos) pode ajudar a melhorar acne, manchas na pele e cabelo gorduroso.

 

 

 

Que fazer?

 

– Optar por comer em casa: é mais saudável e barato.

– Ter sempre uma peça de fruta sortida à mão e um frigorífico equilibrado.

– Evitar comentários negativos acerca da imagem dos adolescentes, precavendo distúrbios alimentares.

 

 

 

 

 

Itens para uma boa alimentação

 

Proteínas (carne, peixe, ovos, laticínios)

Hidratos de carbono (cereais integrais, frutas…)

Gorduras (com moderação)

Vitaminas e minerais (frutas, verduras…)

Cálcio (para ossos e dentes)

Ferro (fígado, gema de ovo…)

Ácido fólico (hortaliças verde-escuras, frutos secos, leguminosas…)

 

Por: Fernando Félix

Deixe uma resposta