Página Inicial






Actualizar perfil

Invencíveis
Fevereiro de 2002

A vida é feita de oportunidades
Por: ABEL DIAS



O importante é estar atento às coisas pequenas e lançar-se sem medo, quando as oportunidades surgem. Nessa hora, é preciso coragem, confiar, arriscar, acreditar. Os fortes e os deste­midos é que vencem na vida.

 

A sociedade de hoje vive de certa forma obcecada pelo sucesso. Às vezes a pressão é tanta que muitos jovens não aguentam e por vezes deixam-se ir abaixo totalmente. São vencidos pela pressão que muitas vezes familiares e amigos colocam neles. Esta pressão, quando não é bem direccionada, facilmente leva ao desânimo, sobretudo quando não se vêem resultados imediatos.

É legítimo e saudável o desejo de sucesso e felicidade. É o próprio Deus que quer que nós sejamos felizes e que nos realizemos como seres humanos e como filhos de Deus. Mas não há segredos para o êxito na vida. O importante é estar atento às coisas pequenas e lançar-se sem medo, quando as oportunidades surgem. Nessa hora, é preciso coragem, confiar, arriscar, acreditar. Os fortes e os deste­midos é que vencem na vida.

Para vencer na vida não se pode acreditar nos horós­copos. Isso é refúgio dos fracos e dos supersticiosos. Im­portante mesmo é cada um acreditar em si mesmo, confiar em si mesmo e em Deus, que coloca diante de si tantas oportunidades para vencer na vida. A felicidade e o sucesso são sempre primeiramente interiores e só depois é que têm repercussão no exterior, isto é, nas nossas relações com os outros. Por isso, não procures fora de ti o que está bem dentro de ti...

A vida é cheia de oportunidades. O importante é apro­veitá-las com lucidez e sabedoria e estar sempre alerta aos sinais que Deus me vai enviando. Deus é fiel e generoso. Quer-nos felizes, saudáveis, realizados na dimensão humana, mas deseja que tomemos iniciativa, descobrindo os caminhos, os segredos e modos para darmos o nosso contributo para a construção do mun­do e da história.

As oportunidades que a vida nos dá são as oportunidades que o próprio Deus nos oferece para nós continuarmos a sua obra, o seu trabalho, a sua redenção no mundo. Por isso, não as podemos desperdiçar, seria ingratidão para com Deus.

Deus dá as oportunidades, mas não obriga a aceitá-las. Não força, não exige. Deus deixa-nos livres, absoluta­mente livres, para dizermos SIM ou NÃO. Para dizermos SIM ou NÃO aos favores que nos concede, às bênçãos que quer derramar sobre nós, aos perdões que nos dá, às men­sagens que nos envia, aos toques de ternura que nos dis­tingue, a tudo o que Ele coloca ao nosso alcance, à nossa disposição.

Deus é a fonte. A nós é-nos pedido que nos incline­mos e bebamos. O cofre de Deus transborda de tesouros. Nós temos na mão a chave do cofre. Basta aceitar com fé, esperança e amor a vida, seguir em frente com os irmãos de caminhada.

Caro Invencível, nunca desanimes na procura da felicidade... Ela existe, nós é que muitas das vezes a procuramos no lugar errado! Nessa procura, as outras pessoas não são adversários ou concorrentes mas são irmãos, companheiros de descoberta. Para teres sucesso na vida e assim encontrares a tua felicidade não precisas de passar por cima deles ou de os pisares..., pelo contrário acredito que o teu sucesso e a tua felicidade dependem muito da capacidade que tens de lhes dares a mão e de em conjunto procurardes a felicidade. A vida não é nem pode ser uma competição... isso seria descer muito baixo!

Por isso, agarra com confiança os desafios e as oportunidades que vais tendo na vida e aceita como companheiros de descoberta Deus e os teus irmãos.

Imprimir   |   Enviar a um amigo



© copyright Missionários Combonianos - Revista Audácia | Todos os direitos reservados webdesign Terra das Ideias